Dúvidas sobre concurso a Maiores 23

sofsmartinss15

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2025
Frequentei um curso profissional no meu secundário e ao fim de quase 3 anos decidi voltar a estudar mas sinto-me um pouco perdida neste meio de funcionamento à entrada da faculdade. Ouvi falar do concurso a maiores de 23 mas alguém me conseguiria ajudar neste sentido? É necessário a realização de um exame (História, Português, etc), como funciona?

Obrigada!!

• Like
Reactions: soraiarftorres
Alô.
Fiz a mesma coisa que tu. Conclui o secundário num curso profissional e entrei por Maiores de 23.
Os concursos de Maiores de 23 são à parte do concurso nacional, por isso não precisas de realizar exames nacionais.
Terás de ver que cursos tens interesse e como é que são os processos de maiores de 23 na faculdade em que tiveres interesse. Os concursos são individuais e feitos diretamente com a faculdade. Não sei que curso estás a decidir tirar mas terás de realizar uma prova local, ou seja, uma prova da universidade em vez de exames nacionais.
Fora isso, se passares à nota mínima pedida (também varia de instituição em instituição), ser-te-á feito uma entrevista para ficarem a saber o teu percurso escolar anterior, percurso profissional e a tua motivação/razão de quereres ingressar naquele curso agora. Não te preocupes caso não tenhas vindo de uma área nada a ver com o curso que pretendes tirar. Eu venho de Multimédia, trabalhei em lojas e estou em Ciências Biomédicas. Não é por aí.
No fim de tudo, todas essas vertentes irão dar-te uma nota final que será a nota com que irás concorrer.

Pros:
Eu acho que é uma maneira mais simples de ingressar no ensino superior. Principalmente para quem veio de um profissional. Os exames nacionais são muito dificeis para quem veio por esse meio. (fiz 2 anos seguidos o exame de biologia e geologia, então sei o quão complicado é). Até porque agora não entras em nenhuma sem 2 exames.

Contras:
É mais caro do que os exames nacionais. Exames nacionais pagas 3€ por cada exame. Este concurso costuma ser entre 50 a 100€ por instituição.
Há poucas vagas, por isso também tens de garantir que tens das melhores notas finais se o teu curso for concorrido.
Pode dar-te a sensação de que a universidade é fácil porque os exames do concurso costumam ser mais facilitados e pode ser-te um bocadinho mais dificil na habituação posterior ao ritmo de uma licenciatura.

Qualquer coisa podes mandar-me mensagem que eu ajudo-te. Fica bem, boa sorte!

Obrigada pela resposta!
Também vim de multimédia, exatamente vinda de um curso profissional daí a minha questão porque além de ter sido há alguns anos, não sei se estaria pronta para ter que fazer esses exames novamente.
Mais uma vez, obrigada pela ajuda! Já fiquei com uma ideia mais clara de como funciona :)

• Like
Bom dia! Espero que estejam todos bem! Eu precisava da vossa ajuda para responderem me a uma questão.. tem alguma maneira de alterar a data da entrevista para maiores de 23 e o que acontece se não comparecer? Consigo fundamentar que não estou em Portugal nesse dia e alterar para outro?
A questão é que dos dias que foram apresentados no edital como entrevistas, metade estou cá e a outra metade não. E para não correr riscos precisava de saber se haveria forma de me precaver com outra opção sem se mudar o dia do voo e ter que pagar mais dinheiro…

• Like
Bom dia! Espero que estejam todos bem! Eu precisava da vossa ajuda para responderem me a uma questão.. tem alguma maneira de alterar a data da entrevista para maiores de 23 e o que acontece se não comparecer? Consigo fundamentar que não estou em Portugal nesse dia e alterar para outro?
A questão é que dos dias que foram apresentados no edital como entrevistas, metade estou cá e a outra metade não. E para não correr riscos precisava de saber se haveria forma de me precaver com outra opção sem se mudar o dia do voo e ter que pagar mais dinheiro…
Alô.
Tens de falar diretamente com eles e justificares/mostrares que efetivamente não estás em portugal e que não consegues nessa data. Ou tentares sugerir que seja online.
Como metade estás em portugal e a outra metade não, tenta avisar o mais rapido possível que em x datas não irás conseguir para ver se eles conseguem logo fazer o mapa de entrevistas de forma a colocar-te nas datas em que estarás cá.
Se não compareceres estás automaticamente excluída do processo.

• Like
Reactions: davis