Alô.
Fiz a mesma coisa que tu. Conclui o secundário num curso profissional e entrei por Maiores de 23.
Os concursos de Maiores de 23 são à parte do concurso nacional, por isso não precisas de realizar exames nacionais.
Terás de ver que cursos tens interesse e como é que são os processos de maiores de 23 na faculdade em que tiveres interesse. Os concursos são individuais e feitos diretamente com a faculdade. Não sei que curso estás a decidir tirar mas terás de realizar uma prova local, ou seja, uma prova da universidade em vez de exames nacionais.
Fora isso, se passares à nota mínima pedida (também varia de instituição em instituição), ser-te-á feito uma entrevista para ficarem a saber o teu percurso escolar anterior, percurso profissional e a tua motivação/razão de quereres ingressar naquele curso agora. Não te preocupes caso não tenhas vindo de uma área nada a ver com o curso que pretendes tirar. Eu venho de Multimédia, trabalhei em lojas e estou em Ciências Biomédicas. Não é por aí.
No fim de tudo, todas essas vertentes irão dar-te uma nota final que será a nota com que irás concorrer.
Pros:
Eu acho que é uma maneira mais simples de ingressar no ensino superior. Principalmente para quem veio de um profissional. Os exames nacionais são muito dificeis para quem veio por esse meio. (fiz 2 anos seguidos o exame de biologia e geologia, então sei o quão complicado é). Até porque agora não entras em nenhuma sem 2 exames.
Contras:
É mais caro do que os exames nacionais. Exames nacionais pagas 3€ por cada exame. Este concurso costuma ser entre 50 a 100€ por instituição.
Há poucas vagas, por isso também tens de garantir que tens das melhores notas finais se o teu curso for concorrido.
Pode dar-te a sensação de que a universidade é fácil porque os exames do concurso costumam ser mais facilitados e pode ser-te um bocadinho mais dificil na habituação posterior ao ritmo de uma licenciatura.
Qualquer coisa podes mandar-me mensagem que eu ajudo-te. Fica bem, boa sorte!