Dúvidas sobre fases de exames e candidaturas ao ensino superior

esterf

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2025
Ola Uniarea,
Em 2025, realizei o exame de Matemática A na 1.ª fase, mas não vou obter a nota desejada. Pretendo repetir o exame na 2.ª fase.

Dúvidas:
1) Em 2025, posso, candidatar-me à 1.ª fase do concurso nacional com os exames da 1.ª fase, e ao mesmo tempo, realizar exames na 2.ª fase para eventualmente usá-los na 2.ª fase de candidaturas?

2) Em 2026, posso, candidatar-me à 1.ª fase do concurso nacional com uma nova ficha ENES de 2026, que inclua os exames feitos em 2025 (1.ª e 2.ª fases)? obrigada!

Solução
D
Ola Uniarea,
Em 2025, realizei o exame de Matemática A na 1.ª fase, mas não vou obter a nota desejada. Pretendo repetir o exame na 2.ª fase.

Dúvidas:
1) Em 2025, posso, candidatar-me à 1.ª fase do concurso nacional com os exames da 1.ª fase, e ao mesmo tempo, realizar exames na 2.ª fase para eventualmente usá-los na 2.ª fase de candidaturas?

2) Em 2026, posso, candidatar-me à 1.ª fase do concurso nacional com uma nova ficha ENES de 2026, que inclua os exames feitos em 2025 (1.ª e 2.ª fases)? obrigada!
1) Sim, podes.
Nota: Só te podes candidatar se tiveres positiva nos exames que vais usar como prova de ingresso.

Por exemplo:
Se...
Ola Uniarea,

Dúvidas:

1) Sim, podes.
Nota: Só te podes candidatar se tiveres positiva nos exames que vais usar como prova de ingresso.

Por exemplo:
Se tiveres negativa num exame de 1a fase que vais usar como prova de ingresso, não te podes candidatar na 1a fase. Nesse caso, ou vais à 2a fase de exames e tens classificação positiva e candidatas-te na 2a fase (ou na 3a fase, se necessário), ou voltas a fazer o exame para o ano e candidatas-te no próximo ano.

2) Sim, podes. Até podes ir à 1a fase de 2026 e ver se consegues obter melhor classificação (não perdes nada com isso!)

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: davis
Solução
1) Sim, podes.

Por exemplo:
Se tiveres negativa num exame de 1a fase que vais usar como prova de ingresso, não te podes candidatar na 1a fase. Nesse caso, ou vais à 2a fase de exames e tens classificação positiva e candidatas-te na 2a fase (ou na 3a fase, se necessário), ou voltas a fazer o exame para o ano e candidatas-te no próximo ano.

2) Sim, podes. Até podes ir à 1a fase de 2026 e ver se consegues obter melhor classificação (não perdes nada com isso!)
2) Em 2026, posso candidatar-me à 1.ª fase do concurso nacional com uma nova ficha ENES de 2026, que inclua os exames feitos em 2025 (1.ª e 2.ª fases), certo? É que na escola onde ando disseram-me que, se fizer o exame na 2.ª fase de 2025,- focando apenas no ano 2026 - já não podia concorrer à 1.ª fase de candidaturas de 2026 apenas à 2.ª fase de 2026.

2) Em 2026, posso candidatar-me à 1.ª fase do concurso nacional com uma nova ficha ENES de 2026, que inclua os exames feitos em 2025 (1.ª e 2.ª fases), certo? É que na escola onde ando disseram-me que, se fizer o exame na 2.ª fase de 2025,- focando apenas no ano 2026 - já não podia concorrer à 1.ª fase de candidaturas de 2026 apenas à 2.ª fase de
Penso que na ficha ENES, ao pedires na 1 fase, tens lá os exames realizados na 1a fase, ao pedires na 2a fase, tens lá os exames realizados na 1a e 2a fase.

- Exames feitos na 1a fase, podes usar como prova de ingresso em todas as fases de candidatura (1a fase, 2a fase e 3a fase)
- Exames feitos na 2a fase, só podes usar como prova de ingresso na 2a e 3a fase de candidaturas.
Não interessa o ano em que são feitos os exames.

Sendo assim, se fores à 2a fase este ano, só podes usar esse exame como prova de ingresso nas 2a e 3a fases de candidaturas deste ano e dos próximos anos.
Por essa razão, se quiseres usar o exame de 2a fase de 2025 como prova de ingresso para o ano, só o podes usar na 2a e 3a fase de 2026. Na 1a fase de 2026, só podes usar exames que foram realizados na 1a fase.

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: davis