Dúvidas sobre mestrado de ensino de língua portuguesa

Matrícula
15 Maio 2021
Curso
LH
Olá a todos! Sou estudante da Universidade de Évora, no curso de Línguas e Literaturas, e estou agora a terminar o segundo ano da licenciatura. Apesar de estar no ramo de Inglês, aquilo de que realmente gosto e onde me imagino a ensinar é Português. Por isso, comecei a procurar mestrados noutras universidades que fossem exclusivamente de Ensino de Português, até porque gostava de mudar de cidade e ter essa experiência antes de entrar no mercado de trabalho (a minha universidade tem apenas mestrado de ensino em português e inglês alltogether)
O meu curso tem 180 ECTS e, fazendo as contas às cadeiras que fiz ao longo destes três anos, percebi que tenho cerca de 90 ECTS diretamente na área de Português: 36 ECTS em Literatura Portuguesa, 36 ECTS em Linguística com incidência no português, 6 ECTS em Cultura Portuguesa e ainda algumas optativas relacionadas, como Estudos da Cultura e Literatura Comparada. Como os mestrados que estive a ver são apenas de Português, fiquei na dúvida se estes créditos seriam suficientes para ingressar sem problemas.
Na ULisboa (Instituto de Educação), vi que pedem 120 ECTS em Português, mas também referem que aceitam candidatos com 75% desse valor, o que corresponde exatamente aos meus 90 ECTS. No entanto, não percebi bem se isso significa que entro normalmente ou se teria de fazer cadeiras adicionais durante o mestrado. Já na NOVA FCSH, percebi que os requisitos são ainda mais específicos: pedem 30 ECTS em Linguística Portuguesa, 30 ECTS em Literatura Portuguesa e 30 ECTS em Cultura Portuguesa, além dos 120 ECTS totais na área. Eu cumpro Linguística e Literatura, mas não tenho os 30 ECTS de Cultura Portuguesa, por isso não sei se seria automaticamente excluída ou se existe alguma flexibilidade.