Dúvidas sobre mestrado de ensino de língua portuguesa

Matrícula
15 Maio 2021
Curso
LH
Olá a todos! Sou estudante da Universidade de Évora, no curso de Línguas e Literaturas, e estou agora a terminar o segundo ano da licenciatura. Apesar de estar no ramo de Inglês, aquilo de que realmente gosto e onde me imagino a ensinar é Português. Por isso, comecei a procurar mestrados noutras universidades que fossem exclusivamente de Ensino de Português, até porque gostava de mudar de cidade e ter essa experiência antes de entrar no mercado de trabalho (a minha universidade tem apenas mestrado de ensino em português e inglês alltogether)
O meu curso tem 180 ECTS e, fazendo as contas às cadeiras que fiz ao longo destes três anos, percebi que tenho cerca de 90 ECTS diretamente na área de Português: 36 ECTS em Literatura Portuguesa, 36 ECTS em Linguística com incidência no português, 6 ECTS em Cultura Portuguesa e ainda algumas optativas relacionadas, como Estudos da Cultura e Literatura Comparada. Como os mestrados que estive a ver são apenas de Português, fiquei na dúvida se estes créditos seriam suficientes para ingressar sem problemas.
Na ULisboa (Instituto de Educação), vi que pedem 120 ECTS em Português, mas também referem que aceitam candidatos com 75% desse valor, o que corresponde exatamente aos meus 90 ECTS. No entanto, não percebi bem se isso significa que entro normalmente ou se teria de fazer cadeiras adicionais durante o mestrado. Já na NOVA FCSH, percebi que os requisitos são ainda mais específicos: pedem 30 ECTS em Linguística Portuguesa, 30 ECTS em Literatura Portuguesa e 30 ECTS em Cultura Portuguesa, além dos 120 ECTS totais na área. Eu cumpro Linguística e Literatura, mas não tenho os 30 ECTS de Cultura Portuguesa, por isso não sei se seria automaticamente excluída ou se existe alguma flexibilidade.
Como gostava mesmo de seguir Português e não queria ficar limitada por causa da distribuição dos ECTS da minha licenciatura, queria pedir a vossa ajuda para perceber se consigo candidatar-me sem grandes complicações a estes mestrados ou se conhecem outras opções de Ensino de Português onde o meu percurso encaixe melhor. Qualquer orientação ou experiência que possam partilhar será muito bem‑vinda.

Olá a todos! Sou estudante da Universidade de Évora, no curso de Línguas e Literaturas, e estou agora a terminar o segundo ano da licenciatura. Apesar de estar no ramo de Inglês, aquilo de que realmente gosto e onde me imagino a ensinar é Português. Por isso, comecei a procurar mestrados noutras universidades que fossem exclusivamente de Ensino de Português, até porque gostava de mudar de cidade e ter essa experiência antes de entrar no mercado de trabalho (a minha universidade tem apenas mestrado de ensino em português e inglês alltogether)
O meu curso tem 180 ECTS e, fazendo as contas às cadeiras que fiz ao longo destes três anos, percebi que tenho cerca de 90 ECTS diretamente na área de Português: 36 ECTS em Literatura Portuguesa, 36 ECTS em Linguística com incidência no português, 6 ECTS em Cultura Portuguesa e ainda algumas optativas relacionadas, como Estudos da Cultura e Literatura Comparada. Como os mestrados que estive a ver são apenas de Português, fiquei na dúvida se estes créditos seriam suficientes para ingressar sem problemas.
Na ULisboa (Instituto de Educação), vi que pedem 120 ECTS em Português, mas também referem que aceitam candidatos com 75% desse valor, o que corresponde exatamente aos meus 90 ECTS. No entanto, não percebi bem se isso significa que entro normalmente ou se teria de fazer cadeiras adicionais durante o mestrado. Já na NOVA FCSH, percebi que os requisitos são ainda mais específicos: pedem 30 ECTS em Linguística Portuguesa, 30 ECTS em Literatura Portuguesa e 30 ECTS em Cultura Portuguesa, além dos 120 ECTS totais na área. Eu cumpro Linguística e Literatura, mas não tenho os 30 ECTS de Cultura Portuguesa, por isso não sei se seria automaticamente excluída ou se existe alguma flexibilidade.
Como gostava mesmo de seguir Português e não queria ficar limitada por causa da distribuição dos ECTS da minha licenciatura, queria pedir a vossa ajuda para perceber se consigo candidatar-me sem grandes complicações a estes mestrados ou se conhecem outras opções de Ensino de Português onde o meu percurso encaixe melhor. Qualquer orientação ou experiência que possam partilhar será muito bem‑vinda.
Olá! Do que entendi dos editais (como o da UCoimbra, por exemplo), é possível candidatares-te com 90 ECTS, desde que cumpras os outros requisitos todos, como a classificação na prova de Língua Portuguesa de acesso ao mestrado em Ensino. Ou seja, é possível, sim, acederes a mestrado com vertente só de Português desde que, além dos 90 ECTS mínimos, passes na prova que tipicamente fazes para acesso a estes mestrados e sendo que queres candidatar-me a universidades externas à tua licenciatura, terás sempre de fazer essa prova. Mas o mais indicado para este tipo de questões é enviares um email aos directores dos cursos que te interessam com o teu plano de estudos e perguntar directamente se a candidatura é viável.

Tudo me indica que é possível sim, mas em alternativa também poderás seguir o mestrado em Português e Língua Estrangeira e depois podes nunca te candidatar para professora da língua estrangeira; o mestrado em Ensino de Português dá-te acesso a concurso a um grupo específico de disciplinas, mas tirares o bilíngue não te obriga a teres de concorrer a outros grupos e do ponto de vista profissional manténs um leque maior de grupos a que podes concorrer, pelo que não vejo grande desvantagem.

Boa tarde,

As Condições específicas de ingresso para admissão ao Mestrado em Ensino de Português do IE já estão online e.definem-se de acordo com os artigos 17º e 18º do Decreto-Lei n.º 79/2014 na sua redação atual (é igual em todas as universidades). Assim, é condição geral de ingresso no curso o domínio oral e escrito da língua portuguesa e de regras de argumentação lógica e crítica, atestado em prova escrita e entrevista. É condição específica ser titular de um mínimo de 120 créditos em Português - ou 75% desse valor, cabendo à Comissão Científica do Ciclo de Estudos decidir sobre quais as Unidades Curriculares a frequentar pelo candidato para obtenção dos créditos necessários à atribuição do grau de mestre. Atendendo ao Decreto-Lei n.º 79/2014 na sua redação atual, em particular a exigência “no conhecimento das matérias da área de docência”, e ao número 9 do Art. 18º, estipula-se que, dos 120 créditos em Português, os candidatos admitidos devem necessariamente apresentar 36 créditos em áreas da Literatura Portuguesa fundamentais para esta formação e 36 créditos em Linguística, com incidência no português, em áreas também fundamentais para esta formação.

Terás sempre de.fazer as UC até perfazer os 120 créditos, podes ser admitida, mas ao mesmo tempo que estás a fazer o mestrado tens de frequentar as UC em falta para fazeres os créditos.

Obrigada a todas, fiquei mais esclarecida. Entretanto surgiu-me outra dúvida sobre a contagem de créditos para acesso ao Mestrado em Ensino de Português e Inglês da Universidade de Évora.
Percebi que o mestrado exige: 100 ECTS na área de Português e 60 ECTS na área de Inglês
Em Inglês estou tranquila, porque o curso dá exatamente os 60 ECTS. A minha dúvida é mesmo sobre os 100 ECTS de Português.

Pelas minhas contas, as UC obrigatórias de Português (Linguística Portuguesa I–IV, Literatura Portuguesa I–IV e Cultura Portuguesa) somam 54 ECTS.No entanto, tive algumas opcionais que podem ou não contar para a área de Português:

• Estudos da Cultura
  • Literatura Comparada
  • Outras literaturas/estudos culturais (dependendo do semestre)
Além disso, no plano de estudos aparece que Latim I e II têm área científica “Linguística”.A minha dúvida é: Latim e cultura e literatura clássicas contam para os ECTS de Português? Ou é considerado apenas formação geral? E estas opcionais também contam para o português?

A diretora do meu curso disse-me que as minhas opcionais contam para Português, mas mesmo assim não sei se chego aos 100 ECTS exigidos pelo mestrado.

Alguém que tenha passado pelo mesmo, ou que esteja no mestrado da UÉ, sabe dizer:
  1. As opcionais como Estudos da Cultura e Literatura Comparada contam mesmo para Português?
  2. Latim e Cultura e Literatura Clássicas conta para os ECTS de Português ou não?
  3. Quem fez esta licenciatura conseguiu entrar no mestrado sem ter 100 ECTS “claros” em Português?

Estou preocupada porque se o latim e/ou estas opcionais não contarem não vou conseguir ter os créditos pedidos e nem sei como vou fazer para entrar no mestrado.

Obrigada desde já a quem puder ajudar!

E estas opcionais também contam para o português?
Tipicamente, contam, até porque muitos cursos relacionados com Português têm Latim nas UCs obrigatórias e tudo o que seja relacionado a Cultura/Literatura conta também, 100 ECTS em "Portuguê" não conta só UCs que directamente relacionamos, ainda abrange algumas áreas disciplinares. Além do mais, o teu curso de licenciatura está desenhado para poder fazer ponte com o mestrado em Ensino, pelo que à partida estás em condições de frequentar o mestrado - daí a tua directora de curso ter dito que tens os créditos suficientes.

• Like
Reactions: catarina_studies