Dúvidas sobre mestrados

Pedrovs09

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2020
Curso
Ciência Política e Relações Internacionais
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Olá! Estou no 2º ano da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na Fcsh e ,apesar de, estar a gostar do curso, estou bastante reticente quanto às possíveis saídas profissionais. Ultimamente tenho pensado em ingressar noutra licenciatura (Serviços Sociais ou Educação Básica) aquando do término desta. Contudo, muitas pessoas têm-me aconselhado a ingressar num mestrado ao invés de procurar outra licenciatura, mas receio que, tendo em conta o curso no qual me encontro, não consiga encontrar um mestrado que me permita trabalhar na Área de Apoio/Serviço Social.
Agradecia imenso sugestões que atenuassem as minhas dúvidas existenciais :,)

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá! Estou no 2º ano da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na Fcsh e ,apesar de, estar a gostar do curso, estou bastante reticente quanto às possíveis saídas profissionais. Ultimamente tenho pensado em ingressar noutra licenciatura (Serviços Sociais ou Educação Básica) aquando do término desta. Contudo, muitas pessoas têm-me aconselhado a ingressar num mestrado ao invés de procurar outra licenciatura, mas receio que, tendo em conta o curso no qual me encontro, não consiga encontrar um mestrado que me permita trabalhar na Área de Apoio/Serviço Social.
Olá!
Com efeito, tens essas duas possibilidades: fazeres duas licenciaturas ou terminares a licenciatura em CPRI e ingressares num Mestrado numa área diferente.
Se optares pela 2ª opção, eis algumas coisas que deves ter em conta:
1) Verificar sempre as condições de admissão ao Mestrado - não te serve de nada teres uma licenciatura numa área que não seja aceite pelo Mestrado. Por exemplo, o Mestrado em Serviço Social do Iscte permite a qualquer aluno com uma licenciatura candidatar-se, pelo que nesse aspecto não terias problemas.
2) Veres o Plano de Estudos - às vezes ler apenas a página de apresentação do curso não chega. Vê o programa das UC's, confirma todas as saídas profissionais e procura esclarecer possíveis dúvidas com alunos desse curso.
3) Exigência - enquanto estudante de Mestrado, posso dizer-te que a exigência de um curso do 2º ciclo é muito superior à do 1º ciclo. Nem todos os professores vão ficar à espera que adquiras determinadas bases e pretende-se que tenhas um espírito muito mais proativo e crítico do que numa licenciatura. Está preparado para isso.
4) Mercado de trabalho - Nem todas as profissões vão requerer um Mestrado e nem todas vão aceitar somente uma Licenciatura. Faz alguma pesquisa sobre cargos/ funções que gostarias de desempenhar e vê quais os requisitos mais comuns.

Neste seguimento, podes ainda considerar o seguinte:
Propinas x Importância - um Mestrado é muito mais caro que uma Licenciatura, principalmente porque são as próprias Universidades que colocam o valor dos mesmos. Assim, deves considerar aquilo que te será mais vantajoso: se tirar duas licenciaturas ou licenciatura + mestrado.

• Like
Reactions: Pedrovs09 and davis

Beatriz Quendera

Membro Caloiro
Matrícula
30 Novembro 2021
Olá! Eu estou no 1° ano de LLC na FCSH mas cheguei à conclusão de que o curso não é do meu agrado e gostava de mudar para CPRI. Eis o problema: Pelo que percebi, só posso ou pedir transferência interna, ou fazer novamente o exame de português para concorrer pela DGES. Queria te perguntar se sabes o número de vagas que CPRI abre para transferência de curso e se vale a pena tentar mudar ou se vale a pena fazer o exame nacional (a contar que as médias deste ano desçam, visto que os exames vão ser feitos pelo módulo normal dos anos anteriores, sem perguntas opcionais).
Espero que não tenha ficado muito confuso!

Marisa Costa

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2019
Olá, bom dia a todos! =)

Tenho uma questão que penso que se enquadra neste tópico... vou tentar explicar-me da melhor forma e não ser muito confusa!!

Inscrevi-me no mestrado no ano de 2016/2017 e concluí todas as disciplinas do primeiro ano. No entanto, por motivos laborais, não consegui concluir e entregar a unidade curricular relativa à dissertação, ou seja, para efeitos de conclusão do mestrado, fica-me a faltar apenas a dissertação (que é só a UC mais importante). Entretanto, após alguns contactos com a universidade em questão, não me foi possível o reingresso durante este ano, só que precisava e queria mesmo de terminar isto (de uma vez por todas!!)

Sabem se existe alguma universidade que aceite candidaturas/reingressos a esta altura do ano, que me permita finalizar o mestrado? Ou existe algum ingresso especial para estas situações?

Obrigadaa!! =)

Mrs. C

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2021
Olá, bom dia a todos! =)

Tenho uma questão que penso que se enquadra neste tópico... vou tentar explicar-me da melhor forma e não ser muito confusa!!

Inscrevi-me no mestrado no ano de 2016/2017 e concluí todas as disciplinas do primeiro ano. No entanto, por motivos laborais, não consegui concluir e entregar a unidade curricular relativa à dissertação, ou seja, para efeitos de conclusão do mestrado, fica-me a faltar apenas a dissertação (que é só a UC mais importante). Entretanto, após alguns contactos com a universidade em questão, não me foi possível o reingresso durante este ano, só que precisava e queria mesmo de terminar isto (de uma vez por todas!!)

Sabem se existe alguma universidade que aceite candidaturas/reingressos a esta altura do ano, que me permita finalizar o mestrado? Ou existe algum ingresso especial para estas situações?

Obrigadaa!! =)
Post automatically merged:

Olá Marisa, vou ter dar alguns conselhos por experiência própria (demorei vários anos a entregar a minha tese apesar de ter parte lectiva terminada).

1.º reingressa na tua fac pro ano porque se vais mudar de Uni ou mestrado as cadeiras não são totalmente iguais (era uma sorte serem não sei depende das universidades) e ainda que tenhas equivalências provavelmente vais ter de fazer mais cadeiras.

2.º começa a trabalhar na tese mm que não estejas inscrita no reingresso. Se já tinhas um tema ou um orientador. tenta falar com ele. Explica que vais reingressar pro ano mas querias começar ja a tratar disso. com sorte fazes o reingresso e entregas a tese no dia a seguir.

Mesmo que o orientador não ajude se ja tens um tema definido e algum trabalho feito. tentar trabalhar sozinha (como se tivesses orientador ausente).

3.º tenho uma teoria que para quem trabalha o tempo académico abranda. i.e. se tens 3 meses pra trabalhar na tese. nesses 3 meses com as tuas responsabilidades profisisonais (quiça familiares) vais trabalhar o equivalente a 1,5 meses. porque tens dividir o teu tempo com o resto. assim, aproveitar bem o tempo um dia de cada vez e ñ deixar td pro fim. só se puderes parar um mês ou dois e conseguir dedicar 100% à tese.

4.º não demores muito tempo a reingressar porque os planos mudam e podem mesmo extinguir o teu mestrado e ficas com uma série de cadeiras avulsas que com sorte dão algum reconhecimento como pós ou especialização mas não são um mestrado.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Marisa Costa
Além dos bons conselhos dados acima, e mais concretamente sobre a tua situação, só tens 2 hipóteses:
1) Reingresso, que tem de ser realizado no mesmo curso e instituição que estavas a frequentar. Cada instituição define os prazos próprios para reingresso, que imagino pelo que referes que já passaram. Há instituições que têm o prazo aberto só no início do ano letivo e outras a cada semestre. Vê junto da instituição se há essa possibilidade.
2) Candidatura a outro mestrado, que como referiram o mais provável é que tenhas de fazer ECTS extra. Terias de entrar, fazer um pedido de equivalências das cadeiras feitas, pagar os respetivos emolumentos associados, e esperar pela decisão para saber que cadeiras terias de fazer. Depois farias a dissertação + todas as unidades curriculares que não tiveres equivalência.

Da minha experiência, e querendo apenas concluir o mestrado, o melhor/menos custoso/menos complexo/com menor probabilidade de asneira será reingressares no mesmo mestrado. Se o prazo já passou, tenta ver com a coordenação se não poderias ir adiantando já a dissertação, e entregarias depois de conseguires reingressar.

• Like
Reactions: Mrs. C