Dúvidas sobre Mudança de curso/instiuição

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Eu tenho uma dúvida sobre as candidaturas de mudança par curso/instituição, é possível me candidatar a dois ou mais cursos diferentes na mesma universidade? Porque se não me engano acho que li em algum lado que não era possível me inscrever a mais do que um curso, mas como não me lembro muito bem se o que li foi mesmo isso ou não venho aqui tirar a teima e não fazer asneira x)
Se alguém me poder ajudar agradeço :P

zedebraga

Membro
Matrícula
18 Agosto 2020
Instituição
UM
Vai depender muito de cada universidade, já vi escreverem que iam candidatar-se a vários cursos, já na minha só posso candidatar-me a um.

• Like
Reactions: davis
Matrícula
29 Março 2020
Boa noite, para o ano letivo 21/22 pretendo mudar de curso na mesma universidade, a minha dúvida é se me candidato pela mudança par instituição/curso ou pelo reingresso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: Laracarvalho16

evaoliveira29

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2021
Olá!
Se eu me candidatar à mudança par curso/instituição e entrar, a minha matrícula no meu curso original é automaticamente anulada ou só é anulada quando fizer inscrição no novo curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @evaoliveira29
Se eu me candidatar à mudança par curso/instituição e entrar, a minha matrícula no meu curso original é automaticamente anulada ou só é anulada quando fizer inscrição no novo curso?
Podes optar por continuar no teu curso atual.

simao damil

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2021
Olá, fiz a alteração de curso na Fcul, onde estou a estudar. A candidatura foi feita a 5 de agosto. Ando a consultar o estado e mantêm-se : "Validação de Candidatura" Como tenho a certeza que está valida a candidatura?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, fiz a alteração de curso na Fcul, onde estou a estudar. A candidatura foi feita a 5 de agosto. Ando a consultar o estado e mantêm-se : "Validação de Candidatura" Como tenho a certeza que está valida a candidatura?
Só quando os serviços académicos validarem. Não te preocupes com a demora, não tem a ver com teres feito alguma coisa mal ou não :)

evaoliveira29

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2021
Olá @evaoliveira29

Podes optar por continuar no teu curso atual.
Posso mesmo?
Eu candidatei-me à Mudança de Par Instituição/Curso, mas já não quero trocar de curso e não consigo cancelar a minha candidatura. Tenho feito perguntas sobre este assunto e dizem-me que se eu entrar a minha matrícula atual é anulada.
Já não sei no que acreditar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Posso mesmo?
Eu candidatei-me à Mudança de Par Instituição/Curso, mas já não quero trocar de curso e não consigo cancelar a minha candidatura. Tenho feito perguntas sobre este assunto e dizem-me que se eu entrar a minha matrícula atual é anulada.
Podes. Não tivesse eu feito isso inclusive quando frequentava a licenciatura. 😅

Colocação e matrícula são coisas diferentes.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Posso mesmo?
Podes. Mas se queres ficar 1000% segura liga aos SA e pergunta-lhes directamente.

evaoliveira29

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2021
Podes. Não tivesse eu feito isso inclusive quando frequentava a licenciatura. 😅

Colocação e matrícula são coisas diferentes.
Muito obrigada!!! Só queria ter mesmo a certeza
Post automatically merged:

Podes. Mas se queres ficar 1000% segura liga aos SA e pergunta-lhes directamente.
Obrigada!!!! Vou fazer isso mesmo ;)

• Like
Reactions: davis

rafaeellaa_ap

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2020
Olá, vou candidatar-me amanhã ao ensino superior e prevejo não ter media para as 3 primeiras opções das 6 que vou escolher, sendo todas da estsl, mesma instituição, como funciona a mudança de curso? Por exemplo entrar em ortóptica e ciências da visão e na primeira oportunidade tentar trocar para fisiologia clínica, tendo eu prova de ingresso para ambas?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá, vou candidatar-me amanhã ao ensino superior e prevejo não ter media para as 3 primeiras opções das 6 que vou escolher, sendo todas da estsl, mesma instituição, como funciona a mudança de curso? Por exemplo entrar em ortóptica e ciências da visão e na primeira oportunidade tentar trocar para fisiologia clínica, tendo eu prova de ingresso para ambas?
Olá @rafaeellaa_ap
Cada faculdade define as condições de mudança de curso da sua instituição. Podes ver da ESTeSL aqui:

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
@davis ou @Ariana_ desculpa vos incomodar mas tenho uma dúvida, por acaso sabem se a minha média do secundário pode afetar a minha entrada num curso a partir da mudança de curso? Por exemplo eu quero-me candidatar a 3 cursos da mesma escola, todos com médias do ano passado diferentes (11,13 e 14) apesar de ter uma media de 14 no meu curso atual, eu no 12º tive média de 11, o que gostaria de saber é se é mais provável me deixarem entrar no de média de 11 do que no de 14 devido à minha média de 12º.
Já agora dá para ser escolhida para o 3 cursos e eu ter de escolher qual quero?
Desculpa o texto mas ando a pensar muito nisto porque sei que não fui grande aluna no secundário mas não quero que isso afete a minha vida universitária.
Se me conseguirem ajudar fico agradecida :P

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Joanaf07
@davis ou @Ariana_ desculpa vos incomodar mas tenho uma dúvida, por acaso sabem se a minha média do secundário pode afetar a minha entrada num curso a partir da mudança de curso? Por exemplo eu quero-me candidatar a 3 cursos da mesma escola, todos com médias do ano passado diferentes (11,13 e 14) apesar de ter uma media de 14 no meu curso atual, eu no 12º tive média de 11, o que gostaria de saber é se é mais provável me deixarem entrar no de média de 11 do que no de 14 devido à minha média de 12º.
Já agora dá para ser escolhida para o 3 cursos e eu ter de escolher qual quero?
Desculpa o texto mas ando a pensar muito nisto porque sei que não fui grande aluna no secundário mas não quero que isso afete a minha vida universitária.
Se me conseguirem ajudar fico agradecida :P
Depende da faculdade, já que cada uma é livre de definir os seus critérios. Sobre entrares em 3, dependerá do que estiver definido no regulamento. Se fossem 3 cursos em faculdades diferentes, sim, daria.