Dúvidas sobre o acesso ao ensino superior

Davi Aguiar

Membro Caloiro
Matrícula
21 Janeiro 2026
Olá, pessoal. Sou brasileiro, concluí o ensino secundário lá e após chegar em Portugal fiz a equivalência do meu certificado. A minha equivalência me retornou uma nota MUITO baixa de média (13) e eu gostaria de aumentar essa nota. Há alguma forma de fazer isso? Procurando sobre cursos e faculdades, eu vi que aqui é utilizado a média do ensino secundário e as notas das provas de ingresso? O que são essas provas de ingresso? Como fazê-las? O que é o exame nacional? E o concurso nacional de acesso? Alguém poderia me dar um aulão sobre tudo isso?

Obs: Caso essas informações ajudem a esclarecer minhas duvidas.
  • Eu posso tentar o acesso como aluno nacional (possuo o direito de igualdade)
  • Eu quero cursar Economia

Solução
Olá, pessoal. Sou brasileiro, concluí o ensino secundário lá e após chegar em Portugal fiz a equivalência do meu certificado. A minha equivalência me retornou uma nota MUITO baixa de média (13) e eu gostaria de aumentar essa nota. Há alguma forma de fazer isso? Procurando sobre cursos e faculdades, eu vi que aqui é utilizado a média do ensino secundário e as notas das provas de ingresso? O que são essas provas de ingresso? Como fazê-las? O que é o exame nacional? E o concurso nacional de acesso? Alguém poderia me dar um aulão sobre tudo isso?

Olá...

Olá @Davi Aguiar
Para teres outra média do curso do ensino secundário terias de fazer cá outro curso equivalente ao ensino secundário.
O concurso nacional de acesso é a forma como entram todos os alunos portugueses no ensino superior nas universidades públicas. Para a candidatura às universidades privadas fazes a candidatura diretamente com cada uma delas.
A tua nota de candidatura é composta por 2 componentes:
  • Média do ensino secundário
  • Notas das provas de ingresso definidas por cada faculdade para cada curso, sendo essas provas de ingresso satisfeitas pelos exames nacionais. Algo equivalente ao ENEM no Brasil.
Para concorreres cá ao concurso nacional terás de fazer a inscrição nos exames nacionais por volta de março e realizar os exames nacionais que precisares em junho numa escola secundária que os realize. Poderás ver as provas de ingresso pedidas por cada curso no site da DGES:

Deves ter em conta que na maioria dos cursos as provas de ingresso vão ser reduzidas de duas para uma em breve, no seguimento de alterações no acesso ao ensino superior em curso:

Solução

Olá @Davi Aguiar
Poderia me ajudar com essa questão? Recomendar-me algum curso que eu possa fazer para aumentar essa nota. E
O mais comum neste caso seria fazeres um curso do ensino recorrente, que é um curso de ensino secundário feito em horário pós-laboral, podendo ser em regime presencial com aulas, ou não presencial e fazes só os exames dos módulos de cada disciplina.
Ao fazeres este curso do secundário a tua nota do secundário anterior é anulada, sendo a tua nota do secundário apenas calculada com a nota dos exames obrigatórios para concluir o secundário: português e outros 2 exames nacionais.
Poderias também fazer um curso como os cursos EFA que são cursos sem nota final, e neste caso a tua nota de candidatura era calculada só com a nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso.
Então, eu devo fazer os exames nacionais só depois de, se possível, aumentar essa nota do secundário?
Poderias fazer ao mesmo tempo, dado que os exames são válidos por 4 anos, ou 5 candidaturas consecutivas contando do ano da realização do exame.