Dúvidas sobre o futuro e o curso em que estou

studygirl_3

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2020
Olá, eu sou aluna do 1º ano do curso de Bioquímica (não vou revelar a instituição de forma a preservar o meu anonimato) e estou com dúvidas acerca do curso em que entrei.
Desde sempre que fui uma pessoa aplicada e estudiosa, e o meu grande sonho de vida sempre foi ingressar no ensino superior e seguir uma profissão relacionada com os meus gostos. Em geral, sempre gostei de coisas relacionadas com a doença e com os microorganismos , e também áreas relacionada com a genética e a biomedicina. Assim, quando chegou perto da altura de escolher o curso superior para o qual queria ingressar muitos me surgiram na mente, tais como bioquímica, biotecnologia, biologia, ciências biomédicas, entre outros.
Depois de muito pesquisar e de falar com algumas pessoas da minha confiança todas me disseram que o curso mais indicado para eu seguir seria bioquímica, e assim fiz tendo a convicção que iria gostar do curso e que era a solução ideal para mim.
No entanto, chegada ao ensino superior, e tendo o contacto real com as cadeiras e o curso em si, não estou realizada como esperava e o curso não está a ser bem aquilo que imaginava. Começo a duvidar se não seria melhor para mim outro curso e "abortar missão" neste, e com essas dúvidas recorri a familiares e amigos e a opinião de todos é consensual: "Deves esperar e fazer pelo menos o 1º ano do curso antes de tomares decisões precipitadas e de cabeça quente". No entanto não sei se me estou a sentir assim porque realmente a minha intuição está certa e não é o curso indicado para mim, ou apenas é o choque inicial com o curso. O que me está a causar mais desconforto é o facto de, olhando para o plano curricular das cadeiras que por aí vêm, nada me suscita interesse e começo a desmoralizar. Para além disso, olhando para cursos de biologia sinto-os mais como próximos dos meus gostos do que este em que estou, mas tenho medo de estar a tomar a decisão de mudar depois e não ser novamente a opção correta porque tal como não sabia como era estar em bioquímica e depois não gostei, também não sei como é estar em biologia ou um curso semelhante.
Vim aqui com esperança de ouvir novas opiniões, e até de pessoas que já tenham passado pelo mesmo que eu estou a passar neste momento.
Desde já obrigado a todos e todas. :)

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Dúvidas sobre o futuro... Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 5
Lopes0999999 FEP Dúvidas sobre o curso de gestão na Fep Universidade do Porto 0
S Dúvidas sobre a inscrição para os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Tiz Dúvidas sobre Medicina Veterinária - Podcast VetScape Recursos Naturais 2
B Dúvidas sobre Analises Clínicas e Saúde Pública Saúde 0
Andrea Paula de Moraes Dúvidas sobre o ensino recorrente Ensino Secundário 1
C Dúvidas sobre o Doutoramento Ensino Superior - Geral 2
L Dúvidas sobre a conclusão do 12ºano Ensino Secundário 2
B Dúvidas sobre as provas de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Spew09 Dúvidas/Informações sobre o Ensino Superior Ensino Superior - Geral 2
L Dúvidas sobre secundário - trocar disciplina entre outros Ensino Secundário 4
MárioJoão2 ESTG ESTG Dúvidas sobre o horário Instituto Politécnico do Porto 0
J Dúvidas sobre a matrícula Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
M FCUP Dúvidas sobre horário Universidade do Porto 8
Beatriz Wenceslau FCSH Dúvidas sobre a candidatura em Tradução na Nova-FCSH Universidade Nova de Lisboa 2
R Dúvidas sobre a segunda fase de candidatura. Concurso Nacional e Locais - Público 34
A Dúvidas sobre o 2º ano Universidade de Évora 1
NoNameBoys1904 Dúvidas sobre a candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
10paulo14 Dúvidas sobre a nota de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
M Dúvidas sobre inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Dúvidas sobre Design - Porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
I Sistema Nervoso (dúvidas sobre cursos) Saúde 1
leonordeleuze Dúvidas sobre curso especializado artístico Ensino Secundário 2
G Dúvidas sobre a escolha de curso e escola para o 10º ano Ensino Secundário 2
M Dúvidas sobre entrada na 2ªfase na NOVA SBE / entrada noutra instituição e mudança para a NOVA SBE Candidatos 2019/2020 3
C FDUNL dúvidas sobre a matricula na universidade e nos horários Universidade Nova de Lisboa 6
voidlessmind Algumas dúvidas sobre o ensino superior! Concurso Nacional e Locais - Público 1
N Dúvidas sobre opcionais no 12º e acesso ao superior Ensino Secundário 3
E Dúvidas sobre a folha amarela (inscrição exames) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Dúvidas sobre mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
A Dúvidas sobre que curso escolher Ensino Superior - Geral 0
L Dúvidas sobre frequências/exames Ensino Superior - Geral 0
P Dúvidas sobre cursos de Informática Tecnologias 0
Jojo G. Dúvidas sobre o concurso e os primeiros meses no ensino superior Ensino Superior - Geral 4
NeiaJ Dúvidas sobre anulação e repetição de disciplinas do secundário Ensino Secundário 3
J ISCTE Dúvidas sobre disciplinas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
L Dúvidas sobre o curso de ciências Ensino Secundário 3
Meireles Dúvidas sobre as matérias que saem em exame (Antigo programa e Novo programa) Ensino Secundário 1
vug Duas dúvidas sobre os exames Ensino Secundário 1
N Dúvidas sobre cursos do secundário Ensino Básico 66
H Dúvidas sobre o secundário Ensino Secundário 6
O Dúvidas sobre as mudanças acerca dos programas de certas disciplinas e sobre os exames nacionais Ensino Secundário 15
T Dúvidas sobre o ensino superior Ensino Superior - Geral 12
deltabit Esclarecendo dúvidas sobre cursos TDT Saúde 13
A Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Arquivo 1
C Dúvidas- Acesso ao ensino superior privado e mestrados Ensino Superior - Geral 4
J Dúvidas na área que devo seguir Ensino Secundário 1
D Iniciativa palestras ao vivo para tirar dúvidas a respeito dos cursos do ensino superior Ensino Superior - Geral 0