Dúvidas sobre os exames e melhorias internas

Ralex

Membro
Matrícula
11 Novembro 2021
Olá a todos, como estão?

Desculpem estar a incomodar mas eu tenho uma questão em relação à realização dos exames e ao facto de ser possível fazer os exames com intenção de melhorar as notas internas. Tentei colocar essas questões na secretaria na escola mas a resposta não foi de toda esclarecedora...

O meu caso é o seguinte: Fiz os exames nacionais deste ano, 2020/21, contudo não consegui obter os resultados que desejava e por sua vez a minha média interna também não é o que gostaria que fosse, tenho média de 14.

Portanto visto que não consegui entrar este ano na universidade decidi estudar durante este ano para repetir os exames 2021/22. Os exames que preciso como prova de ingresso é Filosofia e Português.

A minha questão é a seguinte: eu posso fazer os dois exames como prova de ingresso e outros exames com intenção de melhorar a minha nota interna, por exemplo matemática, tive 14, se fizer o exame e tiver 16, consigo fazer com que a nota interna fique com a nota do exame? Assim não só teria melhor média nas provas de ingresso mas também teria melhor média interna.

Eu pergunto isso porque no meu 11º ano eu anulei biologia e geologia porque tinha negativa, fiz o exame e tive 12, portanto fiquei com a nota do exame e passei à disciplina.

Se for possível fazer isso, posso fazer os exames que eu quiser?

Solução
Olá a todos, como estão?

Desculpem estar a incomodar mas eu tenho uma questão em relação à realização dos exames e ao facto de ser possível fazer os exames com intenção de melhorar as notas internas. Tentei colocar essas questões na secretaria na escola mas a resposta não foi de toda esclarecedora...

O meu caso é o seguinte: Fiz os exames nacionais deste ano, 2020/21, contudo não consegui obter os resultados que desejava e por sua vez a minha média interna também não é o que gostaria que fosse, tenho média de 14.

Portanto visto que não consegui entrar este ano na universidade decidi estudar durante este ano para repetir os exames 2021/22. Os exames que preciso como prova de ingresso é Filosofia e Português.

A minha questão é a...
Olá a todos, como estão?

A minha questão é a seguinte: eu posso fazer os dois exames como prova de ingresso e outros exames com intenção de melhorar a minha nota interna, por exemplo matemática, tive 14, se fizer o exame e tiver 16, consigo fazer com que a nota interna fique com a nota do exame? Assim não só teria melhor média nas provas de ingresso mas também teria melhor média interna.

Eu pergunto isso porque no meu 11º ano eu anulei biologia e geologia porque tinha negativa, fiz o exame e tive 12, portanto fiquei com a nota do exame e passei à disciplina.

Se for possível fazer isso, posso fazer os exames que eu quiser?
Olá.
Sim, poderás fazer o que estás a dizer, desde que haja a possibilidade de melhoria das notas das disciplinas.

Solução
Ou seja, só para ter a certeza que percebi porque eu sou meio burro... 😅 Posso fazer por exemplo exame de filosofia, português, matemática e inglês com a intenção de melhorar a minha nota interna e ao mesmo tempo a nota do exame de filosofia e português servir como prova de ingresso, certo?

Apenas na altura da inscrição dos exames terei de preencher que em todos os casos é para melhoria de nota.

Muito obrigado pelo esclarecimento! Estou mais descansado... 😅

Posso fazer por exemplo exame de filosofia, português, matemática e inglês com a intenção de melhorar a minha nota interna e ao mesmo tempo a nota do exame de filosofia e português servir como prova de ingresso, certo?
Sim, à exceção do de Inglês (fazes exame nacional, mas é como fosse prova de equivalência à frequência. Melhoria só é possível no ano da conclusão e no seguinte nestas).
Apenas na altura da inscrição dos exames terei de preencher que em todos os casos é para melhoria de nota.
Depende de como aparecer, no próximo ano. Se aparecer "Melhoria para diploma" é "Não", a melhoria para acesso ao Ensino Superior já está subentendida quando fazes o exame nacional. Como fazer melhorias com os Exames Nacionais? - Uniarea

Estive a ler o artigo de como fazer melhorias com os exames nacionais, portanto, pelo que entendi a nota interna que eu tive ao longo dos 3 anos do secundário não posso alterar, visto que já dei o meu secundário como terminado. O que não entendi foi a seguinte parte, supondo que o curso que desejo candidatar-me valoriza 60% da minha média interna e 40% da média das provas de ingresso, eu ao fazer os exames com intenção de melhorar a minha média, só consigo melhorar aqueles 40%, certo? Ou esses mesmos exames para além de contar para os 40% das provas de ingresso também melhora a minha média dos 60% que a universidade vai valorizar? Sendo que essa melhoria não irá afetar em nada da minha nota do secundário em termos de certificado de como conclui o ensino secundário mas irá sim, melhorar unicamente na média interna nos cálculos do acesso ao ensino superior.

Se for a segunda opção, quando chegar a altura de preencher a folha de inscrição posso me inscrever em todos os exames que desejo, desde que seja um exame nacional (exceção ao inglês contudo não percebi bem o porque do inglês não ser possível) e no preenchimento da inscrição coloco que filosofia e português serve como prova de ingresso e todos os outros exames, coloco que não porque é subentendido que o objetivo é melhorar a nota interna para o acesso ao ensino superior, ou seja, para os 60%.

Contudo, mesmo colocando em filosofia e português como prova de ingresso, se tiver melhor nota que tive no meu secundário, irá melhorar também a nota interna de acesso ao ensino superior, ou seja, conta para os 40% da prova de ingresso e melhora a nota dos 60%?

Lamento estar a fazer imensas perguntas mas de facto estou muito confuso e estou a tentar captar todas as informações para ter a certeza que estou a perceber como tudo funciona e não fazer asneiras no futuro. Muito obrigado pela paciência e atenção.

Se for a segunda opção, quando chegar a altura de preencher a folha de inscrição posso me inscrever em todos os exames que desejo, desde que seja um exame nacional (exceção ao inglês contudo não percebi bem o porque do inglês não ser possível) e no preenchimento da inscrição coloco que filosofia e português serve como prova de ingresso e todos os outros exames, coloco que não porque é subentendido que o objetivo é melhorar a nota interna para o acesso ao ensino superior, ou seja, para os 60%.
É isto. Inglês não dá, ou é suposto que não dê, porque a melhoria exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior só pode ser feita através de exame nacional e, para todos os efeitos, as Línguas Estrangeiras da componente geral estão associadas a provas de equivalência à frequência e não a exames nacionais.

Contudo, mesmo colocando em filosofia e português como prova de ingresso, se tiver melhor nota que tive no meu secundário, irá melhorar também a nota interna de acesso ao ensino superior, ou seja, conta para os 40% da prova de ingresso e melhora a nota dos 60%?
Sim.

Boa tarde, eu gostava de saber se as melhorias internas têm prazo, ou seja, se só é possível fazer melhoria interna de uma disciplina ou mais disciplinas no ano a seguir de concluir o secundário ou se pode ser 2 anos depois ou até mais.
Por exemplo, eu acabei o secundário em 2020 e agora em 2022 vou repetir o exame de Matemática A, tendo em conta que a minha nota a Matemática A é 12, se eu tirar 16 no exame de 2022 de Matemática A, a minha nota da disciplina passa a 16 ou não?

Boa tarde, eu gostava de saber se as melhorias internas têm prazo, ou seja, se só é possível fazer melhoria interna de uma disciplina ou mais disciplinas no ano a seguir de concluir o secundário ou se pode ser 2 anos depois ou até mais.
Por exemplo, eu acabei o secundário em 2020 e agora em 2022 vou repetir o exame de Matemática A, tendo em conta que a minha nota a Matemática A é 12, se eu tirar 16 no exame de 2022 de Matemática A, a minha nota da disciplina passa a 16 ou não?
Olá.
Para efeitos de candidatura ao ensino superior, não tem limite, podes fazer.

Boa tarde! Acabei o secundário em 2021 e gostava de melhorar algumas notas internas a partir dos exames.
Pelo que estive a ler nas antigas mensagens deste tópico, não é possível realizar o exame de inglês, de modo a melhorar a minha nota interna da disciplina? Penso que não compreendi muito bem.

Boa tarde! Acabei o secundário em 2021 e gostava de melhorar algumas notas internas a partir dos exames.
Pelo que estive a ler nas antigas mensagens deste tópico, não é possível realizar o exame de inglês, de modo a melhorar a minha nota interna da disciplina? Penso que não compreendi muito bem.
Olá @Lisa_22
Depende se é da tua formação específica (uma das tuas bienais opcionais, se és de línguas e humanidades) ou da formação geral. Se for da formação geral só podes fazer melhoria através do exame de equivalência a frequência, que só pode ser realizado no ano letivo de conclusão da disciplina e no seguinte.

Ok, certo. Eu era de Ciências e Tecnologias e terminei a disciplina de inglês em 2020, logo, já não há, de todo, a opção de fazer melhoria, é isso?
Certo, já não podes fazer melhoria dessa disciplina. Só as de exame nacional e para efeitos de acesso.

• Like
Reactions: jpsantos2021
  • Like
Reactions: jpsantos2021