Dúvidas sobre reingresso na universidade

pedro200056

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2022
Boa noite. Em 2021 completei o primeiro ano de um curso de línguas na uni de Aveiro, entretanto decidi dar uma pausa nos estudos, então tentei congelar a matrícula. Acontece que quando falei na secretaria sobre isso a senhora argumentou que não era possível realizar o congelamento da matrícula, a única hipótese era pagar todas as propinas do segundo ano mensalmente( sem ir a nenhuma aula), assim, quando quisesse continuar no próximo ano já poderia, sinceramente nem percebi bem o que ela me sugeriu, pois pensava que em todas as faculdades era possível congelar uma matrícula sem problemas. Não fiz o que a senhora me disse e também não consegui congelar a matrícula, porém o meu primeiro ano do curso ficou concluído sem nenhuma cadeira chumbada. Gostaria de saber se, mesmo sem ter feito congelamento da matrícula, é possível fazer o reingresso para este curso. Obrigado!

nohardfeelings

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2022
Deves pesquisar informações em relação ao concurso de reingresso na tua instituição.
Realmente a senhora é capaz de ter razão porque "congelar" a matrícula na maior parte dos casos não existe e diz-se erradamente. Devia-se dizer anular a matrícula. Isto é, na maior parte das instituições anula-se a matrícula e no ano seguinte caso se pretenda voltar, tem-se de recorrer ao concurso de reingresso. No entanto, há algumas instituições em que caso anules (ou congeles) a matrícula e queiras voltar no ano seguinte, podes fazer a inscrição normalmente. Porém, se quiseres voltar somente 2 anos letivos a seguir, por exemplo, até nessas instituições tens de recorrer ao processo de reingresso.