Dúvidas sobre Traje

manueloliveira

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2023
Olá,
estou no 3º ano no ISEP e só agora comprei o traje e de referir que nunca andei na praxe. Contudo, tenho algumas dúvidas sobre o traje e a sua utilização:
  • No dia da Serenata ouvi que se deve usar a capa traçada. Como devo fazer? Como não andei na praxe, não sei traçar.
  • Também não comprei pasta nem fitas porque supostamente a pasta já vem com as fitas do ano anterior. Na missa da benção das pastas, posso ir na mesma sem a pasta e as fitas?
  • Para o dia do cortejo comprei a bengala e a cartola. Nesse dia, no palco os finalistas são cartolados? Se sim, mesmo não tendo sido praxado posso subir ao palco?

sbg003

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá,
estou no 3º ano no ISEP e só agora comprei o traje e de referir que nunca andei na praxe. Contudo, tenho algumas dúvidas sobre o traje e a sua utilização:
  • No dia da Serenata ouvi que se deve usar a capa traçada. Como devo fazer? Como não andei na praxe, não sei traçar.
  • Também não comprei pasta nem fitas porque supostamente a pasta já vem com as fitas do ano anterior. Na missa da benção das pastas, posso ir na mesma sem a pasta e as fitas?
  • Para o dia do cortejo comprei a bengala e a cartola. Nesse dia, no palco os finalistas são cartolados? Se sim, mesmo não tendo sido praxado posso subir ao palco?
Olá

1) Sim, na serenata deve-se estar de capa traçada. Dá se umas dobras, mete-se aos ombros, a caír um bocado mais para o lado direito, depois pega-se na parte esquerda da capa e enrola-se para a direita, e depois pega-se na parte direita e enrola-se para a esquerda. Há um vídeo bom no YouTube a explicar, procura como traçar capa.

2) Quanto à bênção das pastas, não tenho a certeza, mas não faz grande sentido aparecer lá sem pasta e fitas. Em Coimbra (onde eu estudo) não te deixavam entrar sequer. A pasta entendo que agora já não valha muito a pena comprar pq é um bocado cara, mas se conseguisses pedir uma emprestada e comprar as tuas fitas era bom, até pq as fitas assinadas ficam para a vida.

3) Mais uma vez não sei responder, é melhor informares te junto de quem organiza essa cerimónia, mas se tivesse de apostar, eles não vão andar lá a confirmar se toda a gente que entra no palco foi praxado ou não. Se não deixarem, vens logo cartolado de casa e vais no cortejo, ninguém te vai impedir de ir ao cortejo cartolado.

MarinaDaFonte

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2023
Olá,
Sou estudante da Universidade de Aveiro, e tenho uma dúvida sobre quando e se posso pôr os emblemas na capa não sendo da praxe, é necessário ir a alguma cerimónia?.

Obrigada😃