Dúvidas sobre Traje

manueloliveira

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2023
Olá,
estou no 3º ano no ISEP e só agora comprei o traje e de referir que nunca andei na praxe. Contudo, tenho algumas dúvidas sobre o traje e a sua utilização:
  • No dia da Serenata ouvi que se deve usar a capa traçada. Como devo fazer? Como não andei na praxe, não sei traçar.
  • Também não comprei pasta nem fitas porque supostamente a pasta já vem com as fitas do ano anterior. Na missa da benção das pastas, posso ir na mesma sem a pasta e as fitas?
  • Para o dia do cortejo comprei a bengala e a cartola. Nesse dia, no palco os finalistas são cartolados? Se sim, mesmo não tendo sido praxado posso subir ao palco?

Olá,
estou no 3º ano no ISEP e só agora comprei o traje e de referir que nunca andei na praxe. Contudo, tenho algumas dúvidas sobre o traje e a sua utilização:
  • No dia da Serenata ouvi que se deve usar a capa traçada. Como devo fazer? Como não andei na praxe, não sei traçar.
  • Também não comprei pasta nem fitas porque supostamente a pasta já vem com as fitas do ano anterior. Na missa da benção das pastas, posso ir na mesma sem a pasta e as fitas?
  • Para o dia do cortejo comprei a bengala e a cartola. Nesse dia, no palco os finalistas são cartolados? Se sim, mesmo não tendo sido praxado posso subir ao palco?
Olá

1) Sim, na serenata deve-se estar de capa traçada. Dá se umas dobras, mete-se aos ombros, a caír um bocado mais para o lado direito, depois pega-se na parte esquerda da capa e enrola-se para a direita, e depois pega-se na parte direita e enrola-se para a esquerda. Há um vídeo bom no YouTube a explicar, procura como traçar capa.

2) Quanto à bênção das pastas, não tenho a certeza, mas não faz grande sentido aparecer lá sem pasta e fitas. Em Coimbra (onde eu estudo) não te deixavam entrar sequer. A pasta entendo que agora já não valha muito a pena comprar pq é um bocado cara, mas se conseguisses pedir uma emprestada e comprar as tuas fitas era bom, até pq as fitas assinadas ficam para a vida.

3) Mais uma vez não sei responder, é melhor informares te junto de quem organiza essa cerimónia, mas se tivesse de apostar, eles não vão andar lá a confirmar se toda a gente que entra no palco foi praxado ou não. Se não deixarem, vens logo cartolado de casa e vais no cortejo, ninguém te vai impedir de ir ao cortejo cartolado.

Olá,
Sou estudante da Universidade de Aveiro, e tenho uma dúvida sobre quando e se posso pôr os emblemas na capa não sendo da praxe, é necessário ir a alguma cerimónia?.

Obrigada😃