Dúvidas: Universidade de Coimbra / Ciências Farmacêuticas

sbg003

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade de Coimbra
Eu sou estudante de 3.° ano de Ciências Farmacêuticas na FFUC (Coimbra).

Estou disponível para tirar qualquer dúvida sobre o curso e o seu funcionamento e sobre a Universidade de Coimbra, a cidade, as tradições, etc.

Se tens interesse no curso de Ciências Farmacêuticas e/ou em vir estudar para Coimbra, diz as tuas dúvidas, que eu tento responder.

Última edição:
Eu sou estudante de 3.° ano de Ciências Farmacêuticas na FFUC (Coimbra).

Estou disponível para tirar qualquer dúvida sobre o curso e o seu funcionamento e sobre a Universidade de Coimbra, a cidade, as tradições, etc.

Se tens interesse no curso de Ciências Farmacêuticas e/ou em vir estudar para Coimbra, diz as tuas dúvidas, que eu tento responder.
Olá, bom dia! Não penso seguir esse curso (estou indeciso entre a faculdade de economia, de direito e de letras), mas pretendo ir para a Universidade de Coimbra.
Consegue-me falar sobre arranjar quarto/apartamento/quarto universitário? É uma das situações que mais incomodo me tem trazido, por não perceber nadinha sobre isso. Outra coisa é sobre as praxes e todo o meio universitário. Qual é a sua experiência (se a puder dizer é claro)?

Obrigado desde já pela possibilidade de esclarecer as minhas dúvidas!

Olá, bom dia! Não penso seguir esse curso (estou indeciso entre a faculdade de economia, de direito e de letras), mas pretendo ir para a Universidade de Coimbra.
Consegue-me falar sobre arranjar quarto/apartamento/quarto universitário? É uma das situações que mais incomodo me tem trazido, por não perceber nadinha sobre isso. Outra coisa é sobre as praxes e todo o meio universitário. Qual é a sua experiência (se a puder dizer é claro)?

Obrigado desde já pela possibilidade de esclarecer as minhas dúvidas!
Olá! Antes de mais, na universidade toda a gente se trata por tu, desde o caloiro ao veterano xD.
As faculdades de direito e de letras ficam no Pólo 1, que é o local onde antigamente era tudo, e é ainda a "sede" da universidade. A faculdade de economia fica mais ou menos entre o Pólo 1 e o Pólo 3.
Quanto a arranjar casa, na minha opinião, o ideal é arranjar um quarto numa casa partilhada com outros estudantes (se der para ir com alguém que já conheças, melhor). Há vários sites com anúncios (por exemplo o supercasa e o idealista). O que eu sempre fiz foi falar com vários proprietários, e combinar um dia para ir a Coimbra ver as casas, e depois decidir. Também há vários sítios em Coimbra com anúncios afixados (por exemplo postes perto das faculdades, etc). Se fores para estudar para o Pólo 1, o ideal seria arranjar qualquer coisa na zona da praça da República ou na Alta; se fores para a FEUC, o melhor é ver qualquer coisa na zona de Celas ou dos Olivais, mas que não esteja muito longe da Praça. Deves encontrar quartos no máximo a 250€/mês. Se quiseres viver a 100% a experiência académica, podias experimentar uma República, mas não é qualquer pessoa que se dá bem nisso.
Quanto a Praxe, todos os cursos da Universidade de Coimbra regem-se pelo mesmo código da Praxe. Tecnicamente, dura desde o momento em que fazes a primeira matrícula até à 2.a matrícula, mas na prática provavelmente nas primeiras 2 semanas vai haver (quase) todos os dias, e depois começa a haver só uma vez por semana, ou de duas em duas, ou 1/mês, normalmente praxes temáicas. No fim do ano, antes da Queima, normalmente volta a haver com mais frequência.
A minha experiência com a Praxe foi muito boa, e hoje eu adoro praxar, mas depende muito de quem praxa. Recomendo que vás às primeiras, e se gostares continuas a ir, se não gostares deixas de ir (podes por exemplo passar a ir só às mais importantes). Se fores para Direito, isto funciona de uma forma um bocado diferente, lá é por tertúlias, e terás de escolher uma tertúlia para pertencer (é um bocado estranho). O importante para a Praxe é deixares a vergonha em casa, e saberes as regras.
Em Outubro tens a Latada, e convém que tenhas um padrinho/madrinha até lá. O teu padrinho vai vestir-te com um fato (de preferência o mais ridículo possível) com as cores do curso, vais num cortejo pela cidade e no fim batizam te no Mondego. Depois em Maio há a Queima das Fitas, que é a festa dedicada aos finalistas e pré-finalistas.
Recomendo que leias o código da praxe (o novo, de 2022), porque lá tens toda a informação acerca das tradições académicas.
Qualquer coisa, diz

• Love
Reactions: RDelares
aOlá! Antes de mais, na universidade toda a gente se trata por tu, desde o caloiro ao veterano xD.
As faculdades de direito e de letras ficam no Pólo 1, que é o local onde antigamente era tudo, e é ainda a "sede" da universidade. A faculdade de economia fica mais ou menos entre o Pólo 1 e o Pólo 3.
Quanto a arranjar casa, na minha opinião, o ideal é arranjar um quarto numa casa partilhada com outros estudantes (se der para ir com alguém que já conheças, melhor). Há vários sites com anúncios (por exemplo o supercasa e o idealista). O que eu sempre fiz foi falar com vários proprietários, e combinar um dia para ir a Coimbra ver as casas, e depois decidir. Também há vários sítios em Coimbra com anúncios afixados (por exemplo postes perto das faculdades, etc). Se fores para estudar para o Pólo 1, o ideal seria arranjar qualquer coisa na zona da praça da República ou na Alta; se fores para a FEUC, o melhor é ver qualquer coisa na zona de Celas ou dos Olivais, mas que não esteja muito longe da Praça. Deves encontrar quartos no máximo a 250€/mês. Se quiseres viver a 100% a experiência académica, podias experimentar uma República, mas não é qualquer pessoa que se dá bem nisso.
Quanto a Praxe, todos os cursos da Universidade de Coimbra regem-se pelo mesmo código da Praxe. Tecnicamente, dura desde o momento em que fazes a primeira matrícula até à 2.a matrícula, mas na prática provavelmente nas primeiras 2 semanas vai haver (quase) todos os dias, e depois começa a haver só uma vez por semana, ou de duas em duas, ou 1/mês, normalmente praxes temáticas. No fim do ano, antes da Queima, normalmente volta a haver com mais frequência.
A minha experiência com a Praxe foi muito boa, e hoje eu adoro praxar, mas depende muito de quem praxa. Recomendo que vás às primeiras, e se gostares continuas a ir, se não gostares deixas de ir (podes por exemplo passar a ir só às mais importantes). Se fores para Direito, isto funciona de uma forma um bocado diferente, lá é por tertúlias, e terás de escolher uma tertúlia para pertencer (é um bocado estranho). O importante para a Praxe é deixares a vergonha em casa, e saberes as regras.
Em Outubro tens a Latada, e convém que tenhas um padrinho/madrinha até lá. O teu padrinho vai vestir-te com um fato (de preferência o mais ridículo possível) com as cores do curso, vais num cortejo pela cidade e no fim batizam te no Mondego. Depois em Maio há a Queima das Fitas, que é a festa dedicada aos finalistas e pré-finalistas.
Recomendo que leias o código da praxe (o novo, de 2022), porque lá tens toda a informação acerca das tradições académicas.
Qualquer coisa, diz
Obrigado pela resposta!
Sobre a praxe, é mesmo algo que gostaria de fazer para experimentar, é sempre bom experimentar - obrigado pela explicação.
Sobre quartos universitários, não há ninguém que conheça que vá, então terei de ser eu próprio a ir à descoberta - e agradeço imenso pelas indicações de locais onde devo arranjar, outra coisa que também me baralha um pouco!

• Like
Reactions: sbg003
Obrigado pela resposta!
Sobre a praxe, é mesmo algo que gostaria de fazer para experimentar, é sempre bom experimentar - obrigado pela explicação.
Sobre quartos universitários, não há ninguém que conheça que vá, então terei de ser eu próprio a ir à descoberta - e agradeço imenso pelas indicações de locais onde devo arranjar, outra coisa que também me baralha um pouco!
Acho que fazes bem. No teu primeiro ano, as tuas prioridades devem ser conhecer o máximo de gente possível, integrares-te nas tradições da universidade e adaptares-te ao novo estilo de ensino. Quanto à Praxe, se por acaso tiveres azar, não te preocupes porque a Praxe (conjunto de tradições) é mais do que o Gozo do Caloiro. Mesmo que acabes por não participar como caloiro, nada te impede de trajar, usar grelo/fitas/cartola, entrar numa tuna, e até de praxar nos próximos anos.
Deixo-te aqui uma série de páginas do insta que acho importante que sigas, sendo futuro caloiro da UC:
@ucoimbra
@turismouc
@aacoficial
@mcv.coimbra
@feuc_faculdade_economia
@faculdadededireitocoimbra
@letrasfluc
@nefluc
@nee.aac
@neg_aac
@nerifeaac
@nes_aac
@ned.aac
@sf_aac
@estudantinauc
@orxestrapitagorica
@coraldocifrao
@queimadasfitascoimbra
@festadaslatas
@a_cabra
@ruc107.9

Acho que fazes bem. No teu primeiro ano, as tuas prioridades devem ser conhecer o máximo de gente possível, integrares-te nas tradições da universidade e adaptares-te ao novo estilo de ensiaono. Quanto à Praxe, se por acaso tiveres azar, não te preocupes porque a Praxe (conjunto de tradições) é mais do que o Gozo do Caloiro. Mesmo que acabes por não participar como caloiro, nada te impede de trajar, usar grelo/fitas/cartola, entrar numa tuna, e até de praxar nos próximos anos.
Deixo-te aqui uma série de páginas do insta que acho importante que sigas, sendo futuro caloiro da UC:
@ucoimbra
@turismouc
@aacoficial
@mcv.coimbra
@feuc_faculdade_economia
@faculdadededireitocoimbra
@letrasfluc
@nefluc
@nee.aac
@neg_aac
@nerifeaac
@nes_aac
@ned.aac
@sf_aac
@estudantinauc
@orxestrapitagorica
@coraldocifrao
@queimadasfitascoimbra
@festadaslatas
@a_cabra
@ruc107.9
Por acaso já sigo muitas dessas páginas do Instagram, mas desconhecia outras, então obrigado!
Ah e outra dúvida sobre o traje académico. Sei que não é obrigatório, mas "tens" (uso o tu porque disseste que se utiliza entre caloiro e veterano) alguma dica ou algum sítio onde o comprar a preços mais acessíveis? Gostaria imenso de usar, já que é tão característico :)

• Like
Reactions: sbg003
Por acaso já sigo muitas dessas páginas do Instagram, mas desconhecia outras, então obrigado!
Ah e outra dúvida sobre o traje académico. Sei que não é obrigatório, mas "tens" (uso o tu porque disseste que se utiliza entre caloiro e veterano) alguma dica ou algum sítio onde o comprar a preços mais acessíveis? Gostaria imenso de usar, já que é tão característico :)
Eu comprei o meu na toga. Na toga, eles têm 3 "packs", mas a única diferença é a pasta, que no mais barato é sintética, no do meio é de pele por fora, e no mais caro é de pele por fora e por dentro. A diferença entre a pasta mais cara e a do meio é mínima, por isso compensa comprar a do meio, se comprares o traje na toga. Ah, e não aconselho os sapatos desse tipo de lojas, quaisquer sapatos pretos que dê para usar com fato servem. Há mais algumas lojas que vendem em Coimbra: a copitraje, o caloiro, e acho que há mais duas.
Outra coisa, provavelmente vais ouvir que os caloiros não podem usar traje, isso é treta (exceto a pasta, a pasta realmente os caloiros não podem usar), qualquer estudante pode usar capa e batina (até do secundário), e quem te disser isso é ignorante. Na realidade, a maioria dos caloiros não usa, exceto os que estão em tunas, e há quem não vá gostar se apareceres trajado só porque sim no 1.º ano. Mas há certos eventos que exigem traje e os caloiros podem e devem participar, como a semana de capa e batina que é feita pelo conselho de veteranos

• Like
Reactions: RDelares