Dúvidas.

Anabel

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2020
Olá, boa tarde.
Acabei o secundário há cerca de 3/4 anos, através de um curso profissional, mas estou decidida a só concorrer para a universidade no próximo ano, pelo qual estou a aproveitar este ano para estudar. Quero entrar em enfermagem mas estou com muitas dúvidas acerca do processo. Primeiro, sendo que venho de um curso profissional, sou obrigada a concorrer para a universidade através dos testes para as vias profissionalizantes ou posso concorrer normalmente (ou seja, inscrever-me numa escola como externa e fazer as provas de ingresso)? Outra coisa, posso optar por fazer só o exame de biologia e geologia ou tenho que fazer o de biologia e geologia e português? E por último, acabei com média de 17, há alguma forma de saber que notas preciso de ter nos exames para poder candidatar-me? Alguma maneira de fazer uma simulação para ter uma noção?
Sou nova aqui, mas aconselharam-me este fórum e sem saberem, já ajudaram-me imenso.
Estou a estudar para o exame de biologia e geologia, tendo em conta que nunca tive a disciplina na vida, e não está a ser tão complicado. Há matérias que não entendo mas com o youtube torna-se mais fácil, alguém tem apontamentos que me possa ser útil? E já agora, a nível de livros, aconselham algum de preparação para o exame?

Muito obrigada!!

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, boa tarde.
Acabei o secundário há cerca de 3/4 anos, através de um curso profissional, mas estou decidida a só concorrer para a universidade no próximo ano, pelo qual estou a aproveitar este ano para estudar. Quero entrar em enfermagem mas estou com muitas dúvidas acerca do processo. Primeiro, sendo que venho de um curso profissional, sou obrigada a concorrer para a universidade através dos testes para as vias profissionalizantes ou posso concorrer normalmente (ou seja, inscrever-me numa escola como externa e fazer as provas de ingresso)? Outra coisa, posso optar por fazer só o exame de biologia e geologia ou tenho que fazer o de biologia e geologia e português? E por último, acabei com média de 17, há alguma forma de saber que notas preciso de ter nos exames para poder candidatar-me? Alguma maneira de fazer uma simulação para ter uma noção?
Sou nova aqui, mas aconselharam-me este fórum e sem saberem, já ajudaram-me imenso.
Estou a estudar para o exame de biologia e geologia, tendo em conta que nunca tive a disciplina na vida, e não está a ser tão complicado. Há matérias que não entendo mas com o youtube torna-se mais fácil, alguém tem apontamentos que me possa ser útil? E já agora, a nível de livros, aconselham algum de preparação para o exame?

Muito obrigada!!
Olá.
Vou-me apenas restringir às primeiras questões. Espero que alguém te possa responder às restantes 🙂 (eu usei o de preparação da Porto Editora, mas não conheço os outros muito bem).

Podes te candidatar tanto pelo Concurso Nacional de Acesso, como pelo concurso para Diplomados pelas vias profissionalizantes.
Pelo Concurso Nacional de Acesso, se as regras voltarem ao normal, precisarás de fazer também o de Português.
Atualmente, como houve alteração das calculadoras devido às regras excecionais, penso que ninguém já tenha a calculadora com as regras antigas (até porque as regras vão ser um pouco diferentes, ao que eram, para quem vai terminar este ano).

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
ronoelmda RI - dúvidas Ensino Superior 0
Dioguerreiro98 Dúvidas acerca de datas Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Dúvidas sobre a conclusão do 12ºano Ensino Secundário 1
B Dúvidas sobre as provas de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Dúvidas em relação ao MPIC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
cintia_reis Curso de Biologia - Dúvidas Ciências 0
U ISCTE Dúvidas referentes a instituição ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
JoaoAntonio13 Dúvidas mestrado Ensino Superior 3
C Provas de ingresso - dúvidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
1 Dúvidas em relação a como fazer nota de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
Ana.Moreira.03 Dúvidas créditos Ensino Superior 2
M Dúvidas Notas/Créditos Ensino Superior 6
B Dúvidas - Futuro Ensino Superior 10
kingLion Dúvidas Bolsa Mobilidade Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
ronoelmda Dúvidas Ensino Superior 4
G Dúvidas - Curso de Nutrição, Ciências Biomédicas Laboratoriais e Biotecnologia Medicinal Saúde 0
A Dúvidas de um estudante brasileiro Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Spew09 Dúvidas/Informações sobre o Ensino Superior Ensino Superior 2
T Dúvidas em relação à área escolhida Ensino Secundário 1
D Dúvidas - área do secundário Ensino Básico 3
L Dúvidas a Química - Diluições Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Pedro Taklim Dúvidas nos CET Ensino Secundário 1
L Dúvidas sobre secundário - trocar disciplina entre outros Ensino Secundário 4
S Dúvidas sobre o futuro e o curso em que estou Ensino Superior 0
MárioJoão2 ESTG ESTG Dúvidas sobre o horário Instituto Politécnico do Porto 0
B Dúvidas na calculadora Casio fx-CG50 Ensino Secundário 2
M Dúvidas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
E IST Dúvidas acerca do curso a seguir Universidade de Lisboa 9
J Dúvidas sobre a matrícula Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
Imthepantaloon_ Dúvidas anulação de matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
E Dúvidas nos Cursos Ensino Superior 13
M FCUP Dúvidas sobre horário Universidade do Porto 8
J Dúvidas na candidatura á segunda fase Concurso Nacional e Locais - Público 8
P 2ª fase DÚVIDAS!!! Concurso Nacional e Locais - Público 15
Beatriz Wenceslau FCSH Dúvidas sobre a candidatura em Tradução na Nova-FCSH Universidade Nova de Lisboa 1
H Dúvidas no email gerado pela DGES Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Dúvidas sobre a segunda fase de candidatura. Concurso Nacional e Locais - Público 34
mariana.freire psicologia- dúvidas gerais e universidades Ciências Sociais e Serviços 8
R Dúvidas Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Dúvidas sobre o 2º ano Universidade de Évora 1
S Vou entrar para Ciências e Tecnologias e quero seguir Medicina, tenho dúvidas! Ensino Secundário 13
Juam Dúvidas Bolsa DGES Bolsas e Residências 5
F FCUL Desporto Universitário na FCUL 2020/2021. Dúvidas para esclarecer Universidade de Lisboa 1
Imthepantaloon_ Bolsa DGES - Dúvidas Bolsas e Residências 0
NoNameBoys1904 Dúvidas sobre a candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
10paulo14 Dúvidas sobre a nota de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
C Dúvidas na candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 5
Kryniawild Dúvidas - ciências sociais e humanas Ciências Sociais e Serviços 0
xxritaaaaaaxx Dúvidas na Contratualização Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 17
Kryniawild FAUL - esclarecimento de dúvidas Arquitetura, Artes Plásticas e Design 6