Da Gestão ao Mestrado em Engenharia Informática: é viável?

mystery84

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2021
Boa tarde a todos,
Vou terminar neste mês a licenciatura em Gestão. Apesar de me ter corrido bem, a minha "paixão real" sempre foi a programação, visto ter frequentado um curso profissional de Informática de Gestão no ensino secundário. O plano era ter frequentado uma licenciatura em Engenharia Informática na UC, mas por diversos motivos não foi possível.
No entanto, agora estou a tentar escolher um mestrado. Estou entre dois: Marketing, e a Engenharia Informática, ambos na UC. O Marketing em princípio não terei problemas em entrar, mas no de Engenharia Informática penso estar inserido na alínea c) de quem pode candidatar ao curso:
" Podem candidatar-se ao ciclo de estudos para o grau de mestre:
c) Em casos justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que seja reconhecido pela CC do DEI. "
Visto todo o meu percurso profissional até ao momento ter sido em informática e tecnologia, penso ser considerado relevante para este mestrado.
Mas a minha dúvida é: se hipoteticamente eu tivesse a sorte de entrar no Mestrado de Engenharia Informática, e tendo eu conhecimentos apenas em C#, HTML, PHP e SQL, será que me ia ver com imensas dificuldades a acompanhar a matéria lecionada, ou o mestrado é de certa forma amigável?
Agradecido.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Boa tarde a todos,
Vou terminar neste mês a licenciatura em Gestão. Apesar de me ter corrido bem, a minha "paixão real" sempre foi a programação, visto ter frequentado um curso profissional de Informática de Gestão no ensino secundário. O plano era ter frequentado uma licenciatura em Engenharia Informática na UC, mas por diversos motivos não foi possível.
No entanto, agora estou a tentar escolher um mestrado. Estou entre dois: Marketing, e a Engenharia Informática, ambos na UC. O Marketing em princípio não terei problemas em entrar, mas no de Engenharia Informática penso estar inserido na alínea c) de quem pode candidatar ao curso:
" Podem candidatar-se ao ciclo de estudos para o grau de mestre:
c) Em casos justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que seja reconhecido pela CC do DEI. "
Visto todo o meu percurso profissional até ao momento ter sido em informática e tecnologia, penso ser considerado relevante para este mestrado.
Mas a minha dúvida é: se hipoteticamente eu tivesse a sorte de entrar no Mestrado de Engenharia Informática, e tendo eu conhecimentos apenas em C#, HTML, PHP e SQL, será que me ia ver com imensas dificuldades a acompanhar a matéria lecionada, ou o mestrado é de certa forma amigável?
Agradecido.
Olá @mystery84,

Convido-te a contactar diretamente a UC mas o meu parecer pessoal é que não. C#, HTML, PHP e SQL não é (quase) nada daquilo que se ensina no curso de Engenharia Informática e falta-te bases muito importantes em análise, matemática discreta e álgebra linear fora todos os conhecimentos básicos dados num curso de Engenharia Informática.

Se entrares, acho que o mestrado é capaz de ser fazível porque as cadeiras da UC não me parecem ser muito exigentes em termos técnicos mas é difícil dizer ao certo porque falta toda a proficiência em termos de terminal, IDEs, programação (sendo os mais importantes Java, Python e C), ...

É perguntares diretamente ao departamento ou aos serviços académicos e ver se te conseguem responder sem te candidatares (às vezes contactares o departamento diretamente é mais eficiente, depende).

Boa sorte! :)