De Ciências para Artes. Design ou Arquitetura? iade/faul

Joana_Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2017
Ora boas! Fui aluna de Científicos no secundário apesar dos meus pensamentos sempre me levarem para a área das artes.
Ao chegar a altura da candidatura ao ensino superior, decidi finalmente apostar no que gosto. Resolvi então tirar este ano para assistir a geometria descritiva e posteriormente propor-me a exame. (Disciplina que estou a adorar, por sinal)

A minha dúvida está entre o curso de Design (o IADE e a FAUL são as que mais me chamam a atenção nesta área) ou Arquitetura (neste caso a minha escolha seria a FAUL).
Agradecia-vos imenso se me pudessem dar umas luzes sobre dois cursos, nas faculdades que mencionei (ou outras). Pessoalmente, qual escolheriam?

A minha última e mais preocupante questão é: Como terminei o secundário numa área muito diferente da que pretendo seguir, acham que vou ter dificuldades em fazer algumas cadeiras? (Independentemente do curso). Relacionadas com desenho por exemplo, visto que nunca tive contacto com as técnicas e não tenho também a bagagem que muitos dos meus futuros colegas irão ter.

Obrigada pelo tempo. Qualquer ajuda é útil!

Última edição:

ACarolinaMelo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2017
Curso
Artes Plásticas
Instituição
ESAD.CR
Bem, quanto às universidades não te poderei ajudar, pois não as conheço. Mas quanto às tuas preocupações sobre se vá, de certa forma estarias em desvantagem perante os teus colegas que seguiram artes, posso ajudar. Tive vários colegas que não vieram de artes e desenrascaram-se bem, uma das melhores da minha turma veio de ciências. Tive colegas que também tiveram esses receios, mas depois passaram, porque de certa forma os professores não tomam como garantido que já saibas algo, ou de domines alguma técnica de modo 'profissional', eles estão lá para te ensinar e é isso que vão fazer, e caso tenhas dúvidas nunca tenhas 'vergonha' em perguntar.

Joana_Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2017
Bem, quanto às universidades não te poderei ajudar, pois não as conheço. Mas quanto às tuas preocupações sobre se vá, de certa forma estarias em desvantagem perante os teus colegas que seguiram artes, posso ajudar. Tive vários colegas que não vieram de artes e desenrascaram-se bem, uma das melhores da minha turma veio de ciências. Tive colegas que também tiveram esses receios, mas depois passaram, porque de certa forma os professores não tomam como garantido que já saibas algo, ou de domines alguma técnica de modo 'profissional', eles estão lá para te ensinar e é isso que vão fazer, e caso tenhas dúvidas nunca tenhas 'vergonha' em perguntar.
Obrigada desde já pela resposta rápida! Posso perguntar qual é o teu curso?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Disciplinas para subir a média ciências e tecnologias Ensino Secundário 2
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
R Mestrados para Ciências Biomédicas Ciências 1
D Línguas e Humanidades ou Ciências Socioeconómicas para Direito Ensino Secundário 5
Tomás Soares Fico em Humanidades/Vou para Ciências?? Ensino Secundário 1
J Como estudar para tirar 18s (área de ciências e tecnologias)? Ensino Secundário 4
G Quais as disciplinas de escolha mais "fáceis" no 12ºano para aumentar a média (Curso de Ciências e Tecnologias). Ensino Secundário 23
H Mudança de curso - Química na UM para ciências farmacêuticas no Porto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
beatriz0000 De humanidades para ciências Concurso Nacional e Locais - Público 3
6 Ciências farmacêuticas para concurso especial Concursos e Regimes Especiais 1
A De Ciências e Tecnologias para Design e Multimédia Arquitetura, Artes Plásticas e Design 14
DiOliveira03 Dicas para Ciências e Tecnologias Ensino Secundário 30
J Estou em ciências e quero mudar para humanidades Ensino Secundário 3
S Ciências da comunicação: mudança de curso da Pública para a privada Ciências Sociais e Serviços 1
M Dá para tirar Direito quando se está em Ciências e Tecnologias? Ciências Sociais e Serviços 12
N De enfermagem para ciências farmacêuticas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
C Para ser Professor do Ensino Básico: Educação Básica ou Ciências da Educação? Educação 14
D Devo mudar de humanidades para ciências? Ensino Secundário 30
L De ciências para mecatronica Ensino Secundário 1
Cri Cri Mudança de Ciências para Secretariado Ensino Secundário 1
A De ciências e tecnologias para gestão/economia Concurso Nacional e Locais - Público 2
Madalena Mendes Almeida De Ciências e Tecnologias para um curso superior de Humanidades Ensino Superior 11
M Disciplinas opcionais 12º ano (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 2
E Quimica forense vs ciências forenses Concurso Nacional e Locais - Público 0
D Disciplinas opcionais de 12º Ciências e Tecnologias Ensino Secundário 1
L Ciências da educação/ educação social / serviço social? Ciências Sociais e Serviços 0
A Ponto de vista de alunos de Mestrado em Ciências Biofarmaceutica FFUL Concurso Nacional e Locais - Público 0
Firest4ff Ciências da Comunicação em privada Ciências Sociais e Serviços 0
B Entrevista Ciências da Comunicação - M23 Concursos e Regimes Especiais 0
Joferreira UAb Ciências Sociais - universidade aberta Universidade Aberta 0
E Ciências farmacêuticas e licenciatura em enfermagem Saúde 4
Rifi Ciências farmacêuticas 2020/2021 Candidatos 2020/2021 5
C Caloiros Ciências Sociais e Humanas 2020/2021 Candidatos 2020/2021 4
N Ciências Socioeconómicas Ensino Básico 3
C Emprego em ciências fora das engenharias Ciências 2
J Ciências Farmacêuticas ou Enfermagem? Enfermagem na ESEL ou na ESSCVP? Saúde 3
M Melhor curso de Ciências da nutrição Saúde 0
C ALGUEM ME ARRANJA OS RECURSOS DO PROFESSOR DESTES LIVROS CienTIC 9 - Ciências Naturais - 9.º Ano À Descoberta do Planeta Azul - Físico-Química - 9.º A Pedido de Recursos - Ensino Básico 3
C Terminei o 12º em Línguas e Humanidades e acabei por me "apaixonar" por ciências, e agora? Ensino Secundário 4
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
C Estou indecisa entre Gestão de Empresas ou Ciências Empresarias, AJUDEM-MEEEE Ciências Económicas e Empresariais 0
BeatrizcCardoso Estudos da cultura e comunicação FLUL ou Ciências da Comunicação ISCSP Humanidades, Secretariado e Tradução 2
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
M Ciências da Comunicação - UMinho ou UPorto? Ciências Sociais e Serviços 11
J Ciências Farmacêuticas na FFUL ou Bioquímica na FCUL? Ciências 9
E Análises Clínicas/Laboratório - Ciências Biomédicas Laboratoriais vs Ciências Farmacêuticas Saúde 10
J Código de Ciências e Tecnologias 11ºano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M Provas M23 Ciências da Nutrição Concursos e Regimes Especiais 0
Carol331 Cursos de Ciências da Comunicação em Lisboa Ciências Sociais e Serviços 1
dani_filipa Ciências do Ambiente e Antropologia Ciências 0