De mestrado a Medicina Veterinária

mind

Membro Caloiro
Matrícula
17 Março 2019
Olá, estou a a escrever isto porque após uma licenciatura e 1 ano de mestrado percebi que talvez candidatar-me a medicina veterinária seja uma boa opção, no entanto não sei a qual universidade concorrer e até que ponto beneficiarei em tirar o curso. Sei que falam bem da utad, mas não queria deixar logo de parte o icbas e as restantes universidades. Agradecia assim qualquer tipo de informação sobre o funcionamento do curso, o ambiente universitário e as vossas opiniões sinceras sobre esta decisão.

Sofiav

Membro
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
UTAD
Olá. Como já ouviste falar da UTAD, não sei se tencionas saber mais acerca do curso lá. Quanto às restantes, só sei um ou outro pormenor.
Se quiseres saber sobre o curso na UTAD, eu posso explicar mais ou menos como funciona tudo!

mind

Membro Caloiro
Matrícula
17 Março 2019
Olá. Como já ouviste falar da UTAD, não sei se tencionas saber mais acerca do curso lá. Quanto às restantes, só sei um ou outro pormenor.
Se quiseres saber sobre o curso na UTAD, eu posso explicar mais ou menos como funciona tudo!
Olá Sofia,
Sei de algumas coisas, mas nada em concreto. Se tiveres disponibilidade para explicar agradecia imenso.

Sofiav

Membro
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
UTAD
Olá Sofia,
Sei de algumas coisas, mas nada em concreto. Se tiveres disponibilidade para explicar agradecia imenso.
Claro, estou disponível para te esclarecer o que precisares! Tens alguma dúvida em específico? Ou preferes que fale do curso no geral?

mind

Membro Caloiro
Matrícula
17 Março 2019
Claro, estou disponível para te esclarecer o que precisares! Tens alguma dúvida em específico? Ou preferes que fale do curso no geral?
Se me puderes explicar assim no geral. Pontos positivos, pontos negativos, considerações que tenhas, professores, métodos de avaliação e tudo mais. Talvez tb te pedia a opinião de como uma pessoa que já tem uma licenciatura na área de biologia e está a meio de um mestrado que teve agora a ideia de se meter em veterinária se pode orientar na utad e o que esperar e assim. Obrigada!

Sofiav

Membro
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
UTAD
Se me puderes explicar assim no geral. Pontos positivos, pontos negativos, considerações que tenhas, professores, métodos de avaliação e tudo mais. Talvez tb te pedia a opinião de como uma pessoa que já tem uma licenciatura na área de biologia e está a meio de um mestrado que teve agora a ideia de se meter em veterinária se pode orientar na utad e o que esperar e assim. Obrigada!
Uma coisa boa no curso na UTAD é a distância entre os locais onde tens aulas, é tudo muito perto, pelo que podes ir a pé para qualquer lado. No 1º ano as matérias são bastante introdutórias e não há práticas com animais. A prática mais interessante que se tem no primeiro ano é a anatomia, em que trabalhamos com ossos verdadeiros e cadáveres para dissecação. O resto é tudo práticas nas próprias salas de aulas e laboratório. No 2º ano entra já alguma prática, mas com cavalos, vacas, ovelhas, cabras, e poderás ter também com pintainhos/galinhas e coelhos. A partir do 3º ano começam as práticas de clínica e, portanto, a maioria das aulas práticas decorrem no hospital veterinário. Penso que é no 4º ano que fazemos horas hospitalares no Centro de Recuperação de Animais Selvagens da UTAD.
Outro ponto que eu acho positivo tendo em conta o que já ouvi de outras universidades (quer seja vet quer não) é a avaliação. Na UTAD tens várias oportunidades para fazer as cadeiras: frequência, época normal, época de recurso e ainda época especial (se tiveres estatuto de trabalhadora-estudante ou então a partir do 3º ano, por exemplo). E podes ir às que quiseres! Se não quiseres ir a frequência e ir só a exame, vais só a exame. Se passares à cadeira por frequência, está feita, não tens que ir a mais nenhum exame nem fazer qualquer tipo de defesa de nota. Na maioria das cadeiras precisas de ter um mínimo de 9 nos testes e uma média final de 9,5 para fazeres a cadeira.
Os professores pronto, há de tudo. Há os fixes, os compreensíveis, o que tornam tudo muito difícil... Não há muito a dizer sinceramente, encontras de tudo, mas a maioria é fixe.
Agora assim em termos de coisas que é mesmo importante saberes: o curso é muito difícil. Vai tirar-te tempo, paciência... Os horários são pesados, quarta à tarde é sempre tarde livre mas não para veterinária, pois na maioria das vezes temos que ter aulas tutoriais, ou ter aulas de compensação, ou então testes (porque com o nosso calendário pesado, não temos muitos sítios onde pôr frequências, inclusive temos ao sábado uma vez ou outra!). E o nosso calendário de frequências e de exames é muito pesado também. Até assusta só de olhar para ele. Na maioria das vezes temos que fazer opções, pois é praticamente impossível fazer tudo por frequência (há quem consiga, mas é raro). Se quiseres realmente estar em veterinária, vais precisar de muita paciência e de força para lidar com o que lidamos, por realmente o curso não é nada fácil e às vezes dá vontade de desistir, pelo que é preciso querer mesmo isto para ultrapassar todas as dificuldades.
Sendo que já tens licenciatura em biologia, é possível que reconheces algumas matérias. Em termos de orientação, penso que não será difícil. Há pessoas que nosso curso que já tiraram outros cursos, há trabalhadores, há pessoas já nos seus 30 anos a tirar o curso, há quem já tenha estado noutras universidades. Por isso consegues perfeitamente orientar-te, somos todos fixes e tentamos ajudarmo-nos sempre uns aos outros. Todos os anos têm um grupo no facebook, e também chats, para todos estarmos a par do que se passa em cada cadeira. Cada ano tem um representante e cada cadeira tem um representante também, para que seja mais fácil de comunicar com os professores e passar as informações todas aos alunos.
Não sei se tens mais alguma dúvida, neste momento não me estou a lembrar assim de mais nada!

• Like
Reactions: Sdalves and Blasty
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
matildemoreira Mestrado em Medicina Legal Saúde 12
tiagostudent FMDUL Acesso ao mestrado em medicina dentária. Universidade de Lisboa 0
E ICBAS Mestrado de Medicina Legal Universidade do Porto 6
S UAlg Mestrado em Medicina - UAlgarve Universidade do Algarve 8
S Mestrado Integrado em Medicina Arquivo 1
Eduarda Antunes5 ISCAC OU FEUC - Mestrado gestão Ciências Económicas e Empresariais 0
B Preciso de fazer mestrado na universidade onde me licenciar num mestrado integrado? Ensino Superior 1
M Terapeutica da fala- é necessário mestrado para exercer profissão? Saúde 0
G Mestrado em Gestão na UTAD Ciências Económicas e Empresariais 0
G ISCAP Mestrado de Assessoria em Comunicação Digital Instituto Politécnico do Porto 0
josediogo00 FEP Mestrado em Finanças e Fiscalidade Universidade do Porto 2
DhowLost23 Mestrado ou Licenciatura? ISCTE MSc in Business and Administration. Ciências Económicas e Empresariais 1
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Ensino Superior 1
Annie_ FLUL Entrevista para mestrado em ensino de línguas, o que esperar? - FLUP Universidade de Lisboa 0
A FFUL Ponto de vista de alunos de Mestrado em Ciências Biofarmaceutica FFUL Universidade de Lisboa 0
C Mestrado em Psicologia Ciências Sociais e Serviços 0
Edvânia FCTUNL Eng. e gestão industrial - mestrado Universidade Nova de Lisboa 0
M Mestrado Genética Molecular e Biomedicina Ciências 0
A ISCAP Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Opiniões? Instituto Politécnico do Porto 0
A IPV Mestrado em Comunicação Aplicada: Ramo Estratégico, vale a pena? Instituto Politécnico de Viseu 0
A Mestrado numa área diferente da licenciatura vale a pena? Ensino Superior 2
J Mestrado em Química Forense Ciências 0
M Mestrado Ensino Superior 0
DanielaSGomes ISCTE Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 8
inesmgss Licenciatura e Mestrado em Direito no estrangeiro Ciências Sociais e Serviços 0
C Mestrado em gestao com licenciatura em ciencias empresariais Ciências Económicas e Empresariais 0
António123411 Mestrado em gestão de recursos humanos Ciências Sociais e Serviços 0
B Mestrado para licenciado em Quimica (indústria farmacêutica) Ciências 3
G Mestrado em Património Cultural Ciências Sociais e Serviços 0
D Mestrado numa área diferente da licenciatura Ensino Superior 2
F Mestrado em arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
C ISCAP Candidatura Mestrado Instituto Politécnico do Porto 0
J Licenciatura no politécnico e mestrado numa universidade Ensino Superior 2
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
D FMUC Mestrado em Neurociências molecular e translação (UC) Universidade de Coimbra 0
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Ariana_ ISCTE Inquerito de mestrado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
João Condesso ULHT Aconselham o mestrado em economia? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4