Muito obrigada. Em termos de localização a Fernando Pessoa era excelente face á CESPU. A transferência depende das notas do secundario é exames ou das notas internas da faculdade? Ocorre uma vez no ano e como se realiza? As equivalências são favoráveis e passamos para o ano em que estávamos ou vamos para ano anterior? Tenho média de 18 mas como ano passado foi de 18,4 nem sei se dará para entrar na pública nem privada. Quanto à FPP qual a tua percepção? Desculpa tanta pergunta. Muito obrigada. Bem haja.
Entras na privada com muita facilidade. No ano passado o último colocado da 1.ª fase entrou com 14 qualquer coisa.
A transferência depende da pública que escolheres. Na FMDUP só conta as tuas notas internas na universidade de origem. Em Lisboa por exemplo tbm conta as notas do teu secundário.
Encontras muitas informações sobre a transferência se colocares no Google: Mudança par instituição FMDUP. Isto só ocorre no final do segundo semestre e até podes ir a própria FMDUP se tiveres dúvidas que as funcionárias são simpáticas. As equivalências depende das cadeiras que tu apresentas para a transferência.
Quanto à UFP…
Acho que o que custa mais deixar para trás são os professores e algumas pessoas que conheces no curso. Os professores são muito bons msm pelo menos na minha opinião. A universidade tem boas condições e funcionários bastante simpáticos.
Mas claro que há coisas que tbm não me agradaram:
-A UFP é uma universidade que nos últimos anos tem recebido muitos alunos estrangeiros e apesar de parecer algo positivo existem alguns problemas quanto a isso. Vais ter muitas aulas em que os professores vão falar quase só em inglês apesar do curso ser em português e eu acho que isso prejudica alunos portugueses que não percebam tão bem inglês. É preciso ter em conta tbm a diferença de culturas: a grande maioria de alunos estrangeiros não vai as aulas, muitos não respeitam professores e prejudicam imenso durante os testes… Senti que muitos alunos estrangeiros não davam valor ao dinheiro que estavam a gastar naquela universidade.
-A forma de avaliação é continua o que pode parecer favorável no início mas depois acontece teres 8 e 9 frenquecias na mesma semana por exemplo. É um esgotamento total…
- Por fim e como motivo mais óbvio são os valores das propinas. Este ano subiram ainda apor cima.
Acho que me posso ter esquecido d ruma coisa ou outra mas se tiveres mais dúvidas não me importo de esclarecer.