Depois de Matemática Aplicada e Computação tenho de ser consultor?

ultrapoopa

Membro
Matrícula
6 Novembro 2021
Sempre que pergunto as saídas deste curos dão-me uma de duas respostas: ou dizem que dá para inúmeras coisas, ou dizem que estou condenado a ser um consultor para uma seguradora. Ora, pouco sei o que faz um consultor, mas se há verdade nessa última, tenho motivo para ficar tão desmotivado como fico ao ouvi-lo? O curso parece-me perfeito mas só de ouvir essas cenas penso que devia ir antes para alguma engenharia

Última edição:
Sempre que pergunto as saídas deste curos dão-me uma de duas respostas: ou dizem que dá para inúmeras coisas, ou dizem que estou condenado a ser um consultor para uma seguradora. Ora, pouco sei o que faz um consultor, mas se há verdade nessa última, tenho motivo para ficar tão desmotivado como fico ao ouvi-lo? O curso parece-me perfeito mas só de ouvir essas cenas penso que devia ir antes para alguma engenharia
Olá.
Eu estou no fim do mestrado em engenharia matemática e apesar de não ser a mesma área tem muitas saídas em comum.
Além do óbvio de poderes ser professor ao frequentar um mestrado na área, professor universitário ou investigador, tens a consultadoria.
Quando se fala em consultadoria há imensos trabalhos diferentes que podes exercer. Os mais comuns são por exemplo analista de dados, business intelligence ou algo desse género que se focam em utilizar os dados para fazer reports, criar modelos (por exemplo: forecasting, segmentação, otimização). Ou então algo mais ligado à parte de computação que sinceramente é muito basto mas pode passar por implementar algum modelo ou até mesmo trabalhar na parte de cibersegurança. Ah... também podes ir para gestor de risco num banco, em que analisas o perfil do cliente para perceber se podes conceder o crédito... podes trabalhar em algo mais ligado à bolsa e investimentos... E como falaste seguradoras, onde definem o valor do seguro do cliente tendo em conta o risco que o mesmo oferece tendo em conta vários fatores.

É uma área demasiado basta e que provavelmente vais trabalhar com diferentes áreas da matemática. Se não te importas de estar 8h por dia em frente a um computador, não é um mau trabalho. Mas devo-te avisar que é um trabalho stressante, principalmente em certas consultoras que existem........
Também podes trabalhar para empresas a fazer o mesmo trabalho. Normalmente é menos stressante mas aprendes muito menos.

Nada como pesquisares umas vagas de emprego para ter noção... pesquisa por data analyst ou então business intelligence, e começa a ver vagas de perfil semelhante. Vais perceber um certo padrão.

• Like
Reactions: sigis