Desabafo de um universitário melancólico

Chippi

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2022
Olá.
Venho aqui como talvez meio de desabafar o que alguns como eu passam.
Eu tenho atualmente 22 anos, tive um percurso escolar muito atribulado acabando assim o 12º quando fiz 20 anos.
Atualmente estou no segundo ano do curso, que eu pensava ser o que gostava. Mas esta na verdade a revelar-se um pesadelo para mim.
Sinto-me perdido. Sinto que perdi tempo a toa e não sei o que fazer no futuro. Sinto até mesmo depressivo, sem vontade de fazer nada. Perdi totalmente o gosto por aquilo que pensava ser o meu futuro.
Três hipóteses vagueiam na minha mente:
1 - Manter me no curso, apesar de sentir que não é isto que quero fazer para o futuro.
2 - Mudar de curso, mas com o medo, que o mesmo não corresponda as minhas expetativas e que retorne a este ciclo (Já pesquisei bastante, e nada me cativa seriamente)
3 - Ou desistir da universidade, apesar de ser um desgosto para os meus pais e para mim mesmo, pois eu gostaria de tirar um curso universitário.
Mando isto para aqui pois imagino que alguns estejam a passar ou já passaram pelo mesmo que estou a passar. E gostaria de ouvir as vossas opiniões, e os relatos de quem passou pelo o mesmo. Obrigado.

Última edição:
Alô Chippi!
Ao contrário de ti o meu percurso escolar foi muito linear e "correto", nunca chumbei nenhum ano, e passei sempre como das melhores da turma. Talvez o momento mais atribulado da minha vida escolar tenha sido mesmo no 6º ano quando mudei de cidade 3 vezes e acabei por perder muitas bases de matemática nesse ano. Mas de resto tudo se fez muito bem.
Mas, apesar desta diferença, assim como tu sinto-me ligeiramente perdida ao que toca acabar a universidade. Estive a fazer gestão na UALG, e anulei a matrícula antes mesmo do fim do 1º semestre porque vi que não era ali que queria passar 3 anos da minha vida, e sinceramente porque não gostei do curso em si. (Embora eu acredite piamente que não gostei do curso pela faculdade propriamente dita) E agora vou recandidatar-me ao ensino superior um bocadinho desnorteada com o que quero fazer futuramente, não porque nada me agrada, mas porque tudo me chama a atenção e eu não sei escolher qual das opções seria a melhor para mim.
Por isso o melhor conselho que te posso dar é analisares o que não gostas no teu curso, o que te faz achar que estás no caminho errado. Eu pessoalmente acredito que é mais fácil vermos o que não gostamos do que o que gostamos, se souberes eliminar o que não gostas talvez consigas analisar noutros cursos coisas que gostes

Por exemplo eu sei que não gosto de desenhar, nem de profissões em que vou passar a vida sentada num escritório a trabalhar para os outros, logo sei que artes não é para mim e que tudo o que seja à base de secretariado também não. E assim vou diminuindo a lista de cursos. Depois vejo também os exames que tenho, ou os que consigo fazer e ter bons resultados e uso o assistente da DGES para limitar os cursos a que posso concorrer. Pessoalmente só posso e quero ir para lisboa, logo aí reduzo a lista em MUITO, e depois vou analisando até que hei de chegar a um top 6..

Isto sinceramente não sei se te ajudará em alguma coisa, talvez não, mas quis escrever-te algo nem que seja só para não te sentires sozinho porque existe mais pessoas na mesma situação que tu...

Quando deprimes, deixas de gostar do que gostavas e parece que nada que faças faz sentido. Talvez o problema seja estares deprimido e por isso é que não sabes o que fazer no futuro.

Como é que o curso está a tornar-se num pesadelo?

Olá.
Venho aqui como talvez meio de desabafar o que alguns como eu passam.
Eu tenho atualmente 22 anos, tive um percurso escolar muito atribulado acabando assim o 12º quando fiz 20 anos.
Atualmente estou no segundo ano do curso, que eu pensava ser o que gostava. Mas esta na verdade a revelar-se um pesadelo para mim.
Sinto-me perdido. Sinto que perdi tempo a toa e não sei o que fazer no futuro. Sinto até mesmo depressivo, sem vontade de fazer nada. Perdi totalmente o gosto por aquilo que pensava ser o meu futuro.
Três hipóteses vagueiam na minha mente:
1 - Manter me no curso, apesar de sentir que não é isto que quero fazer para o futuro.
2 - Mudar de curso, mas com o medo, que o mesmo não corresponda as minhas expetativas e que retorne a este ciclo (Já pesquisei bastante, e nada me cativa seriamente)
3 - Ou desistir da universidade, apesar de ser um desgosto para os meus pais e para mim mesmo, pois eu gostaria de tirar um curso universitário.
Mando isto para aqui pois imagino que alguns estejam a passar ou já passaram pelo mesmo que estou a passar. E gostaria de ouvir as vossas opiniões, e os relatos de quem passou pelo o mesmo. Obrigado.
Ola. Se eu tivesse no teu lugar, eu mudaria de curso pois não adianta nada estares. a perder anos da tua vida com algo QUE NÃO gostas. Num futuro, não tão longínquo, vais te arrepender de ter continuado. Algo parecido aconteceu comigo: não na univ mas no secundário. Eu queria muito ir para um curso artístico pois amo musica mas optei por seguir o ensino regular e fui para humanidades e hoje estou muito arrependida do que fiz. Estou num curso que nao gosto pq no passado não consegui fazer noas escolhas. Desiste enquanto é tempo, continua na univ mas com algo que te preencha.

Olá! Acho que se apresentas sinais de depressão e precisas de ajuda mesmo em termos vocacionais, devias tentar procurar terapia. Podes ver na universidade ou com a tua médica de saúde.
Dito isso, não te aconselho a sair da universidade, porque isso te vai condicionar muito a entrada e condições no mercado de trabalho. O ideal é encontrares um curso que gostes, claro.
Tenta chegar a uma lista como te sugeriram e depois procura pessoal que estude nesses cursos e vai aos dias abertos, caso existam. Não sei se tens algum sistema de tutoria ou parecido na tua universidade, mas é uma opção de ajuda, caso exista.
Boa sorte e não desistas! É normal perder a motivação e sentires-te perdido quando estás no secundário/início da vida adulta, passamos todos por isso.

Já só falta 1 ano para acabares o curso, mais vale acabá-lo, e depois pensares sobre se queres seguir essa área, ir para outra, or ir trabalhar.