Desabafo de uma estudante insegura.

Portugal2025#amém

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2025
Assim como está no titulo, venho desabafar.
Estudo desde Setembro do ano passado pelo menos 8 horas por dia e desde o começo do ano tenho estudado 13 horas diárias.
Comprei os cadernos da Porto Editora, os fiz completamente, resolvi todos os exames desde 2015, cerca de 30 exames por matéria. Dei meu sangue por cada uma das matérias: FIS&QUIM, BIO&GEO e MATB.
Estou inserida no contigente do emigrante e preciso de 14 valores em cada. Minhas médias ficam entre 165-180 mas será minha primeira vez fazendo este exame.
Estou sozinha em Portugal e nunca estive tão ansiosa na minha vida. Sinto que se começar a chorar não vou mais parar.
Sei que tenho um benefício imenso por estar no contigente do emigrante, mas de toda maneira queria compartilhar o jeito que estou me sentindo caso alguém esteja passando por algo parecido.
Se alguém tiver conselhos para lidar com ansiedade, agradecerei🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Olá.

Sem dúvida, é importante estudar, mas também é importante descansar, não só numa óptica de tratar do corpo e da mente mas também para tornar eficaz o próprio estudo. Não te sobrecarregues.

Nas últimas provas que realizaste, ao corrigir, que notas "tiveste"? Acho que esse é um bom estimador para a nota que é previsível tirar. Assim podes ver se já estás pronta ou não.

Última edição:
Olá.

Sem dúvida, é importante estudar, mas também é importante descansar, não só numa óptica de tratar do corpo e da mente mas também para tornar eficaz o próprio estudo. Não te sobrecarregues.

Nas últimas provas que realizaste, ao corrigir, que notas "tiveste"? Acho que esse é um bom estimador para a nota que é previsível tirar. Assim podes ver se já estás pronta ou não.
Muito obrigada pela resposta!
Tenho tirando entre 16,5 e 18,5 o que é acima do que preciso. Porém na minha cabeça algo ruim pode acabar comigo na prova🥹

Muito obrigada pela resposta!
Tenho tirando entre 16,5 e 18,5 o que é acima do que preciso. Porém na minha cabeça algo ruim pode acabar comigo na prova🥹
É verdade que uma prova pode correr mal, não vou dizer que não, mas é tanto mais estocástico quanto pior preparado um aluno estiver. Se um aluno apenas preparar algumas matérias, pode ter sorte e calharem as matérias que sabe bem, ou pode ter azar e calharem só matérias que não sabe. Com 30 exames de cada disciplina, acho que o teu caso não se trata de um desses. Imagino que estejas bem preparada para tudo.

Se detectares alguma matéria com a qual ainda não estás confortável, consolida-a. Por exemplo, de Física, imagina que percebias mecânica a 100% mas não percebias de electromagnetismo, focavas-te nessa matéria até a perceberes bem.

Se por acaso o IAVE decidisse aumentar globalmente a dificuldade dos exames, como aconteceu em alguns anos anteriores, não serias só tu afectada mas também os colegas com quem vais concorrer, pelo que também não acho que deva ser grande preocupação.

Para além disso, tens ainda uma "almofada" entre a nota que consegues tirar e a nota de que precisas de tirar. Se uma ou duas perguntas correrem mal, tudo bem, fazes as restantes. Parece-me bastante provável que consigas a nota de que precisas.

Última edição:
É verdade que uma prova pode correr mal, não vou dizer que não, mas é tanto mais estocástico quanto pior preparado um aluno estiver. Se um aluno apenas preparar algumas matérias, pode ter sorte e calharem as matérias que sabe bem, ou pode ter azar e calharem só matérias que não sabe. Com 30 exames de cada disciplina, acho que o teu caso não se trata de um desses. Imagino que estejas bem preparada para tudo.

Se detectares alguma matéria com a qual ainda não estás confortável, consolida-a. Por exemplo, de Física, imagina que percebias mecânica a 100% mas não percebias de electromagnetismo, focavas-te nessa matéria até a perceberes bem.

Se por acaso o IAVE decidisse aumentar globalmente a dificuldade dos exames, como aconteceu em alguns anos anteriores, não serias só tu afectada mas também os colegas com quem vais concorrer, pelo que também não acho que deva ser grande preocupação.

Para além disso, tens ainda uma "almofada" entre a nota que consegues tirar e a nota de que precisas de tirar. Se uma ou duas perguntas correrem mal, tudo bem, fazes as restantes. Parece-me bastante provável que consigas a nota de que precisas.
Muito obrigada, Sigis🩷
Isso me acalma bastante. E uma dúvida, vc acredita que este momento de instabilidade politica + ano de eleição possa de algum modo influenciar a dificuldade da prova? Ja ouvi que em situações como estas a prova pode ficar mais fácil…

uma dúvida, vc acredita que este momento de instabilidade politica + ano de eleição possa de algum modo influenciar a dificuldade da prova? Ja ouvi que em situações como estas a prova pode ficar mais fácil…
Não acredito que isso aconteça. O IAVE tem autonomia, e as provas que o governo gosta de usar na sua campanha são as provas internacionais, que, pela sua natureza, podem ser comparadas aos outros países. Para além do mais, as eleições legislativas já decorreram, e as autárquicas que se aproximam não têm nada a ver com os exames.