Desabafo e conselhos

Clara Vilaça

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2016
Curso
12º ano, Ciências e Tecnologias
Olá! Eu sou aluna de Ciências e Tecnologias, 11º ano. Estou a escrever este tópico porque necessito urgentemente de conselhos e de compreender o que se passa comigo. Digamos que o meu ínicio de ano não começou da melhor forma, eu estudo, sei a matéria, os exercicios que faço estão corretos, chego ao teste penso que corre bem, quando recebo o teste: é o desespero e a desilusão total. E isto está a acontecer com praticamente todas as disciplinas e eu não consigo compreender o porquê! Só para verem, no ano passado terminei uma disciplina com 16 e neste teste tirei negativa!!! Estou desesperada e não entendo o que se passa comigo!
Já vos aconteceu algo parecido? Como superaram?

A mim aconteceu me exatamente o mesmo, a meu ver foi porque o 11 é o mais dificil dos 3 e exige mais trabalho e dedicaçao! n desistas continuar a trabalhar e a esforçar te e esclarece todas as duvidas com o teu professor ou se vires que n consegjes jnscreve te numa explicacao ;)

• Like
Reactions: Clara Vilaça
Compreendo-te! Não sei bem qual será a causa deste teu "problema" mas tenta refletir sobre os teus métodos de estudo e conclui se estão a ser os melhores ou não. Muitas vezes sabemos a matéria mas chegamos aos testes e não interpretarmos bem as coisas/ não somos capazes de aplicar os conhecimentos em novas situações.Tenta métodos mais diversificados e opta sobretudo pela parte prática. Além disso, faz o teu melhor para controlares a tua parte emocional, muitas vezes isso afeta muito os nossos resultados! (refiro-me ao stress, aos nervos etc)
Tenta fazer o teu melhor e não te contentes facilmente, mesmo quando achas que já sabes bem as coisas, continua a trabalhar!
Espero ter ajudado :) Estou também no 11º ano e sei o quão frustrantes estas coisas podem ser, se precisares alguma coisa é só dizer!

Olá :)
Para além do que foi dito antes, podias também pedir ajuda aos teus professores... explicar a situação e assim poderão dar-te ótimos conselhos e orientar-te na direção certa. Muitas vezes não temos consciência de onde estamos a falhar e, por vezes, a ajuda dos professores é fundamental nesse processo de descobrir o que falta ou o que está a falhar em nós.
Mas não stresses! O 11 ano exige de facto mais estudo e trabalho e ao início poderá ser uma adaptação. Mas vais ver que o resto do ano vai correr lindamente!

Olá! Eu sou aluna de Ciências e Tecnologias, 11º ano. Estou a escrever este tópico porque necessito urgentemente de conselhos e de compreender o que se passa comigo. Digamos que o meu ínicio de ano não começou da melhor forma, eu estudo, sei a matéria, os exercicios que faço estão corretos, chego ao teste penso que corre bem, quando recebo o teste: é o desespero e a desilusão total. E isto está a acontecer com praticamente todas as disciplinas e eu não consigo compreender o porquê! Só para verem, no ano passado terminei uma disciplina com 16 e neste teste tirei negativa!!! Estou desesperada e não entendo o que se passa comigo!
Como já foi referido o 11o é sem dúvida o ano mais exigente, aquele em que vais estar permanentemente à prova, em que a tua cap de motivação e superação será testada.
O 1o período do meu 11o tb não foi "famoso" desci um valor a quase tds as disciplinas. Foi um período não tão bom, e fiquei realmente desmotivada, durante semanas nada corria bem. Mas acredita que o nosso trabalho e empenho será smpr recompensado, ainda que esse reconhecimento demore algum tempo.
Fala com os teus prof., não desistas, procura um método que te motive mais :)
Boa sorte ;)

Olá!
Também sou aluna do 11º ano em CT e está a acontecer-me exatamente o mesmo!
Estudo, estudo, estudo, sei a matéria todinha, faço os exercícios todos e acerto, chego ao teste e corre bem, recebo-o e PUM! Ando a tirar 10/11/12 quando costumo tirar 15/16/17! É bastante frustrante, principalmente quando o meu objetivo era subir a minha média e não descê-la. Também não sei o que se passa comigo, até porque consigo controlar muito melhor a minha ansiedade agora (que me prejudicava bastante o ano passado). Mas lembra-te que ainda vamos no início e que ainda é tudo totalmente recuperável e que o que realmente conta são as notas do 3ºPeríodo! Eu vou tentar mudar o meu método de estudo, tentar resolver mais questões de exames (que os meus professores costumam pôr bastante nos testes), e apesar de o ano não nos estar a correr da melhor forma, não podemos desistir agora, e sim trabalhar ainda mais para recuperarmos! Espero que ambas consigamos superar este problema, e lembra-te que não estás sozinha, e que muitos estão a passar pelo mesmo (como eu), mas que com esforço e dedicação nós conseguiremos superar este problema!

Olá!
Também sou aluna do 11º ano em CT e está a acontecer-me exatamente o mesmo!
Estudo, estudo, estudo, sei a matéria todinha, faço os exercícios todos e acerto, chego ao teste e corre bem, recebo-o e PUM! Ando a tirar 10/11/12 quando costumo tirar 15/16/17! É bastante frustrante, principalmente quando o meu objetivo era subir a minha média e não descê-la. Também não sei o que se passa comigo, até porque consigo controlar muito melhor a minha ansiedade agora (que me prejudicava bastante o ano passado). Mas lembra-te que ainda vamos no início e que ainda é tudo totalmente recuperável e que o que realmente conta são as notas do 3ºPeríodo! Eu vou tentar mudar o meu método de estudo, tentar resolver mais questões de exames (que os meus professores costumam pôr bastante nos testes), e apesar de o ano não nos estar a correr da melhor forma, não podemos desistir agora, e sim trabalhar ainda mais para recuperarmos! Espero que ambas consigamos superar este problema, e lembra-te que não estás sozinha, e que muitos estão a passar pelo mesmo (como eu), mas que com esforço e dedicação nós conseguiremos superar este problema!

Olá :) provavelmente voces estudam a matéria e sabem tudo mas não estudam da maneira correcta. às vezes temos de fazer um estudo direccionado para os testes/exames, Se calhar saber as fases todas de um ciclo qualquer não é assim tão importante e perderam imenso tempo a estudar isso em vez de tentar perceber uma relação qualquer, fez sentido?
Não se preocupem, isto foi o primeiro teste e os erros servem para aprender :) O melhor a fazer é manter a calma e tentar ver o que está a falhar para mudar, falem com um professor que ajuda sempre.
Boa sorte :D

Estou este ano no 12º e posso dizer-te que o 11º ano foi sem dúvida o pior ano, aquele em que mais te tens que esforçar e dar o teu máximo, logo desde o início. É normal agora estares a descer, há mais exigência... mas agora cabe a ti motivares-te, esclareceres todas as dúvidas que tenhas com os professores e, acima de tudo, mentalizares-te que no 11º ano tens que estudar praticamente todos os dias, um pouco todos os dias, nem que seja meia hora, mas tens. Tens que lutar para teres grandes notas. Mas não desistas, porque no fim tudo é recompensado.
Acho que a grande chave para o sucesso, no teu caso, é mesmo fazeres bastantes exercícios com a estrutura dos teus testes e dos exames nacionais, se for esse o caso. Quantos mais exercícios fizeres, para além da prática, é claro, melhor será para ti.
Espero ter ajudado :)

Olá.
Às vezes as coisas não saem como queremos. Tenta reflectir um pouco, e pensar o que está a correr mal. Não metas, neste momento, muita pressão em ti. Pensa que se eras capaz, agora e no futuro também serás capaz.

Exagerada pressão faz mal, relaxa e faz as coisas com tranquilidade.

Boa sorte, vais conseguir, pensa que é apenas uma fase menos boa, mas que em breve voltas ao normal.

Abraço

Olá Clara!
No início do meu 11º ano aconteceu-me exatamente o mesmo e fiquei bastante desorientada, mas apercebi-me na altura que tinha efetivamente de fazer um extra esforço, pois o nível de exigência e a matéria muda. Mas não precisas de ficar ansiosa, se mudares os teus habitos e te aplicares, tudo corre bem! Na verdade, acabei por conseguir subir a minha média em relação ao 10º e no 12º subi ainda mais! :)
Espero ter ajudado :)

Olá Clara! Acredita, maior parte dos alunos esforçados e dedicados já passaram por uma fase assim. E digo-te mesmo abertamente que estudar mais não é a solução. Sabes a matéria e os exercícios correm-te bem em casa. Então tu estás preparada. O que acontece nos testes é devido a n fatores que não a tua preparação. O meu conselho é: dedica-te a ti. Pratica algo, se ainda não praticas. Seja desporto ou não. O teu cérebro também precisa de foco em algo que não números e células. Não sei qual é o teu estilo de vida, mas precisas de te divertir. Precisas de ter momentos de lazer. E que nunca alguém se atreva a dizer que esses momentos são tempo "desperdiçado e precioso de estudo", porque não são. A nossa atitude quando vamos para um teste é acima de tudo preparada, é claro, mas também calma e relaxada. Nunca conseguirás atingir esse estado de espírito se não te divertiste à grande durante essa semana. Se não fizeste nada que relaxe o teu corpo. Agora ainda é soft, mas eu fiz 4 exames nacionais num ano e nessa altura acredita que questionei muitas vezes a presença da minha sanidade. Eu não podia estar constantemente à secretária, eu precisava de ir passear, arejar. Nem que fosse só à padaria mais próxima comer um bolo.
Outro apontamento que não posso deixar de lado. Fazes exercícios, mas serão esses adequados? São de exames nacionais anteriores? De níveis de dificuldade elevados? Porque são a esses que te tens de dedicar. Não é aos exercícios de resposta direta. Esses são bons para quando estás a aprender a matéria, mas em retas finais de estudo é fundamental resolver os exercícios mais díficeis de todos e acima de tu compreendê-los.

Espero ter ajudado! Qualquer coisa, não hesites em mandar-me mensagem!
Beijinhos :)

Olá, sou aluna do 10 ano e estou em ciências e tecnologias, mas estou a ter bastantes dificuldades na adaptação das matérias, os testes que ando a fazer não me andam a correr nada bem, já recebi um de geologia (teórico/ pratico) e tive bastante má nota, enquanto vejo todos os meus colegas a ter 15,16, 17 e 18...Eu tive 11,9. Estou a ficar desmotivada porque não percebo, eu esforcei-me para o teste e tenho medo de agora ter notas piores nos testes que vou receber. Eu não queria nada ter que mudar de área, não queria desistir assim de ciências, apesar de estar a ser difícil, eu estou a gostar bastante.
Eu queria perguntar se alguém já passou por isto??? E como conseguiu ultrapassar?? Será que devo mudar de área ou esforçar me mais?
Agradeço a quem me conseguir ajudar :)

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Antes de mais, devias tentar perceber o porquê de teres tido essa nota: se foi porque não te esforçaste o suficiente, ou se foi por outra razão. Se achas que não te esforçaste o suficiente e houve coisas que erraste por falta de estudo, aí aconselho-te a não desistires tão facilmente de ciências, a esforçares-te, a dares o teu melhor. Eu sei que no 10º ano é complicado habituarmo-nos ao hábito e à rotina de estudo mas se te esforçares para te conseguires adaptar, vais ver que vais melhorar gradualmente. Há muita gente na tua situação neste momento, considero isso completamente normal devido à transição mas, lá está: se queres melhores resultados, dá o teu melhor, estuda consideravelmente, expõe as tuas dúvidas e evolui progressivamente. Vais ver que daqui a uns tempos, se aceitares os meus conselhos, melhorarás. E se gostas de ciências, mais tarde vais agradecer a ti mesma por não teres desistido. Qualquer coisa que necessites dispõe :)
O essencial é estudares e esclareceres todas as tuas dúvidas com os teus professores, ou mesmo aqui no fórum, em último recurso.

• Like
Reactions: Bonecadasperguntas
Claudia claro que sim!! o 11º ano para mim foi o mais difícil e acho que no geral é o mais complicado, o importante é dar a volta e com dedicação e trabalho consegues! tenta perceber o que correu mal, secalhar podes ter trabalhado bastante mas não à volta do que a stora lecionou, tenta mudar a tua maneira de estudar e tenta outros métodos de estudo ou se puderes inscreve-te numa explicação aposto que vai ajudar :)

Não sei porque vou comentar isto aqui.. mas já não sei o que ei de fazer..
No 10ºano tive uma média de 10. No 11ºano tive uma média de 13... No 12ºano.. tive uma média de... ainda não acabei o 12ºano.
Então tudo começou no 7ºano tive uma espécie de reviravolta na minha vida ou seja basicamente fiquei ligado ao computador sempre a jogar todos os dias... como uma espécie de droga... A partir do 11ºano desliguei-me disso tudo... e passei a estudar mais. Eu quero muito de entrar numa das engenharias com média de 15 .. mas estou a ver isso impossivel.
NÃO É JUSTO... visto que sou uma pessoa que consegue fazer sempre as coisas cada vez melhor.
Por favor ajudem-me. Digam-me o que faço? Se devo repetir o meu secundário todo para subir as notas? Eu sou muito viciado no computador.. mas agora só ando viciado porque pesquiso as matérias que tenho de estudar e tiro muitos materiais relativos á matéria para os resumos estarem 100% completos... Se não virem este post não faz mal.. isto é apenas um desabafo.
--- Post atualizado ---
Eu sei que sou só uma pessoa e que há mais pessoas bem melhores que eu que querem entrar nos cursos... Mas não acham que devia haver um pouco mais de igualdade? É que por o meu 10ºano estar mau fui influenciado pelo secundário inteiro e isso não é uma boa maneira de pensar as coisas.
--- Post atualizado ---
Eu sei que sou só uma pessoa e que há mais pessoas bem melhores que eu que querem entrar nos cursos... Mas não acham que devia haver um pouco mais de igualdade? É que por o meu 10ºano estar mau fui influenciada pelo secundário inteiro e isso não é uma boa maneira de pensar as coisas. Eu ODEIO ESTE PAÍS É SÓ GENTE IGNORANTE QUE QUER PASSAR SEMPRE POR CIMA DOS OUTROS E SE OS OUTROS ESTIVEREM NUM POÇO ESTÁ TUDO BEM! Isso vê-se logo nas médias de candidatura que subiram exageradamente só para se estar nos melhores cursos.
Olá! Aconselho-te, antes de mais nada, a teres calma e a pensares que, apesar dos obstáculos, se quiseres realmente uma coisa tens sempre alternativas para atingires essa "coisa". Se o teu objetivo é uma engenharia e precisas de média de 15, então aconselho-te a calculares a tua média, a fazeres estimativas e previsões da mesma e aí então tomares algumas decisões e mudares alguns hábitos. Muita gente tem a média "estragada" por causa do 10º ano, essa frustração é comum a muitos, mas há sempre formas de contornar isso, como repetir exames com notas mais baixas, ir à primeira e segunda fases, concorrer a universidades que têm o mesmo curso só que com média mais baixa, ou até mesmo repetires o 12º ano, se vires que isso te ajudará a aumentar a média.
Espero que o meu conselho te ajude. E antes de mais, tens que ter calma porque apesar de achares que tudo isto é injusto, estamos todos na mesma situação e por isso acaba tudo por ser mais justo.
--- Post atualizado ---
Olá! Aconselho-te, antes de mais nada, a teres calma e a pensares que, apesar dos obstáculos, se quiseres realmente uma coisa tens sempre alternativas para atingires essa "coisa". Se o teu objetivo é uma engenharia e precisas de média de 15, então aconselho-te a calculares a tua média, a fazeres estimativas e previsões da mesma e aí então tomares algumas decisões e mudares alguns hábitos. Muita gente tem a média "estragada" por causa do 10º ano, essa frustração é comum a muitos, mas há sempre formas de contornar isso, como repetir exames com notas mais baixas, ir à primeira e segunda fases, concorrer a universidades que têm o mesmo curso só que com média mais baixa, ou até mesmo repetires o 12º ano, se vires que isso te ajudará a aumentar a média.
Espero que o meu conselho te ajude. E antes de mais, tens que ter calma porque apesar de achares que tudo isto é injusto, estamos todos na mesma situação e por isso acaba tudo por ser mais justo.
E uma coisa que podes fazer também é procurares cursos parecidos ao que queres, como alternativas.

Não te preocupes, isso acontece com TODA a gente. Num minuto tens grande nota, noutro entras em desespero porque baixaste substancialmente numa certa disciplina. Não te podes deixar abater, essa atitude só piora e influencia ainda mais os resultados negativos. Tem o teu objetivo sempre em mente e conseguirás sempre melhorar :yum: