Desabafo

Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Bom dia,

Estou aqui mais para desabafar e contar-vos as minhas dúvidas e a pedir alguns conselhos e opiniões.

Terminei o secundário em 2016/2017 com uma média de 16,4. Não tinha assim uma ideia definida e forte do que queria seguir mas sempre que me perguntavam eu dizia que queria Direito.

Quando chegou à altura de me candidatar à universidade, entrei em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUP. Passados 2 anos, não me sentia bem no curso e decidi mudar. Já me sentia assim antes de mudar mas pensava que era normal e muita gente estaria a passar o mesmo que eu e podia ser apenas uma fase.

Percebi que realmente tinha que mudar de curso e mudei para Geografia onde me encontro atualmente. Repeti o exame em 2019 e até subi a minha média para 16,6 mas mesmo assim a vontade de seguir Direito ainda não me passou. Sinto que é realmente aquilo que quero mesmo mas sinto-me mal por vir a mudar de curso 2 vezes. Estou a pensar candidatar-me a uma privada no próximo ano e ir trabalhar, sei que é difícil, mas não me imagino a fazer isso por mais nenhum curso.

Mas por outro lado, tenho a questão dos preconceitos de vir a mudar 2 vezes... Acho que se é realmente aquilo que queremos, não devo ter medo mas por outro sei que é estranho. Mas mesmo assim, acho que não devo continuar a fugir daquilo que realmente quero refugiando-me noutros cursos e sim lutando pelo meu curso.

Obrigado e agradecia quaisquer opiniões sobre o que acharem disto! Sinto-me um bocado parvo e sem rumo nenhum. E desculpem o testamento...

Última edição:

PensamentoLivre

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2016
Instituição
Faculdade da vida
Mas por outro lado, tenho a questão dos preconceitos de vir a mudar 2 vezes... Acho que se é realmente aquilo que queremos, não devo ter medo mas por outro sei que é estranho

Estranho como assim? Caga no que os outros pensam ou se acham estranho, as únicas pessoas com que tens de falar são os teus pais. Trabalhas? Se não então eles pagam as propinas? Tens de saber se eles não se importam de te continuar a sustentar, sendo que só irás acabar o curso daqui a uns 5 anos se mudares. Caso contrário terás de arranjar um part-time. De qualquer modo segue o teu sonho.

Cláudiam5125

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2020
Deves ir para aquilo queres e NÃO DEVES NADA A NINGUÉM. É melhor perderes 1,2,3 ou 4 anos da tua vida até encontrares o que queres do que ires para a primeira coisa e ficares 40 ou mais anos preso numa área ou profissão que não te traz realização pessoal. Opinião sincera. Vão haver sempre pessoas a questionar os teus passos mas cada um constrói o percurso que quer.
Post automatically merged:

Já agora, quando tiveste em culturas achaste as cadeiras muito difíceis ou acessíveis?

• Like
Reactions: Eduardo Teixeira
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Deves ir para aquilo queres e NÃO DEVES NADA A NINGUÉM. É melhor perderes 1,2,3 ou 4 anos da tua vida até encontrares o que queres do que ires para a primeira coisa e ficares 40 ou mais anos preso numa área ou profissão que não te traz realização pessoal. Opinião sincera. Vão haver sempre pessoas a questionar os teus passos mas cada um constrói o percurso que quer.
Post automatically merged:

Já agora, quando tiveste em culturas achaste as cadeiras muito difíceis ou acessíveis?
Obrigado pelo teu comentário!

Não, não achei nada complicado por acaso, o típico estudo e consegues ter uma boa nota!

braaaaaas

Membro
Apoiante Uniarea
Matrícula
4 Março 2018
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
IPS-ESCE
Boas! Sei que já passou algum tempo desde que publicaste isto, no entanto, se ainda estiveres indeciso eu gostaria de falar sobre o meu exemplo.
Eu "perdi" 2 anos, nunca chumbei, simplesmente, novamente, "perdi-me" nas indecisões. Durante algum tempo eu segui constantemente o meu pensamento baseado nas opiniões alheias, e quando falo em opiniões alheias falo de TODAS as opiniões externas. Sim, verdade é, que a opinião dos nossos pais conta muito, mas no fundo quem vai exercer a profissão X, ao fim de alguns anos de curso és tu, e mais ninguém. Eu cheguei a uma fase em que disse a mim mesmo que tomar ações através de opiniões de outros já não era solução, muito menos pensar que devia permanecer, daquela forma por ter perdido dois anos da minha vida. Durante alguns meses pensei BEM sobre aquilo que eu realmente queria, sem pôr em questão aqueles dois anos que ficaram para trás, e segui aquilo que realmente queria. Não é fácil sentirmos que estamos sem rumo, porque nesse momento qualquer decisão que tenhamos que tomar parece tornar-se 3 ou 4 vezes mais complexa, o que na verdade não é.
Se é um desejo teu, e aquilo que realmente pretendes, eu aconselho-te seriamente a seguires esse desejo.

Boa sorte no teu percurso académico,
Cumprimentos

• Like
Reactions: Eduardo Teixeira