Desabafo

Sadboy

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2021
Olá, eu sou um dos 14 mil candidatos que não foi colocado, mesmo tendo a universidade a porta de casa. É super frustrante a situação que me encontro, por isso queria desabafar com alguém que talvez me fosse entender, porque nenhum dos meus amigos me entende.
Tenho 20 anos, e uma história diferente da maior parte dos participantes deste fórum, pelo menos o estereótipo que mais observo são pessoas que foram educadas a seguir o ensino regular, tirar boas notas para entrar num curso que queriam, e acho correto, mas esse nem sempre foi o meu mindset. No 9° ano meteram me a escolha de três cursos no ensino regular ou vários cursos no ensino profissional, eu ingénuo que era, e super amantes de computadores, decidi ir para programação. Todos os meus colegas do secundário culparam a professora de não nós ensinar nada, e acreditem, que hoje em dia não os desminto, não havia ali algo que nos chamasse a atenção. Passaram se os 3 anos e eu com a ideia de ir para engenharia informática, mas precisava de matemática A, mas vocês acham que o curso preparava para isso? Claro que não, tínhamos Mat B e mesmo assim era uma Mat Enferrujada, mesmo assim foi a disciplina que tive melhor nota, tendo um 17, mas o resto de disciplinas do curso, com notas péssimas.
Terminando o secundário com 18 anos e nunca ter chumbado um ano entre o 1°-12°, com a linda média de 12,2( *sadface* ) lá me vou eu candidatar quando percebo que tinha de fazer exames, algo que os meus professores nunca me tinham informado e até me disseram o contrário, que bastava terminar o curso e entrar, mas foi se tudo por água abaixo. Não sabia o que fazer, então candidatei me a um curso nível 5 de programação, fora da universidade, e foi neste curso que percebi, que não queria mais informática, e desisti, de informática, mas não da universidade, eu sempre sonhei em um dia ser doutor em alguma área, ser um expert, e já não era computadores.
Começo a ver cursos e deparei me com Bioquímica, vi as cadeiras, as saídas, e parecia que estava tudo bem, gostava de tudo, vi várias instituições, se deveria ou não mudar de cidade, visto que tenho uma universidade na cidade, e decidi que iria fazer o exame de biologia e geologia, disciplina que nunca tive. Comecei a estudar sozinho, porque em pandemia ninguém me dava explicações sem serem por aulas online, e isso não queria, e passei quase um ano a estudar para biologia, só a ver vídeos e a ler livros que comprava, e tirei um 13,9, nada de mais, mas visto que conciliava os estudos com um trabalho num café, e não foi mesmo um ano certo de estudo por procrastinação alhei e afins.
Candidatei me então com 128,8, baixo sim, muito baixo, mas era suficiente para bioquímica, e não entrei, ainda me candidatei a outro curso que tinha tido 10,8 e subiu mais de 3 valores, e agora estou assim, 1 ano de estudo de biologia, para acabar como comecei, não colocado.
"Ainda tens a 2° e a 3° fase, e mesmo que não entres, tens mais um ano para melhorares".
É verdade, mas não me vejo a entrar na 2° nem na 3° fase, não vou deixar de tentar, mas vai ser quase impossível, privada, infelizmente, está fora de questão e eu não me sinto bem em perder mais um ano, é mais um ano a chular os meus pais, é mais um ano que não me preparo para o mercado de trabalho na área em questão, é mais um ano que vou perder, e eu não sou uma pessoa sem vontade, todos os meus professores sempre me disseram que era um desperdício eu não ter ido para CT, e só depois de alguns anos eu reparei o que eles queriam dizer, porque eu sinto que tenho capacidades mas simplesmente, porque escolhi mal o meu trajeto do secundário, sinto-me preso...
Desculpem o texto, se é que alguém leu até aqui, simplesmente estou muito perdido, e não tenho ninguém para desabafar e que me entenda....

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
Eu percebo perfeitamente o que estás a dizer. Eu sempre adorei programar e no 9º ano pensei em seguir o profissional, mas felizmente informaram-me que não ia conseguir entrar em Eng. inf. por aí e decidi entrar em CT.
O que te recomendo é que não desistas. Não correu bem desta vez, há outras oportunidades. Não é por não teres entrado que vais perder mais um ano. Para além da 2ª e 3ª fase como disseste, tens a possibilidade de usar (não perder) este ano para descobrir mais sobre BQ e ver se é isso que realmente gosta, podes entrar noutro curso com cadeiras equivalentes e que podes depois pedir equivalências (já tens cadeiras feitas quando entrares no curso que queres), podes usar este ano para melhorar a nota do exame e, quem sabe, entrar numa universidade melhor ou num local que prefiras mais. Podes também inscrever-te em cursos online (muitos deles grátis) e explorar outras áreas que possas ter interesse. Há milhares de possibilidades, o importante é nunca desistir. 20 anos ainda és novo, tens muito tempo para "viver a vida".

Sadboy

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2021
Vai me custar muito se tiver que perder mais um ano, foi mesmo só neste último ano que eu percebi que gosto de estudar, eu nunca tinha estudado mesmo a sério durante os primeiros 12 anos de escola, nem explicadores, nem apoios, e muito menos em casa.
Mas eu sei que quando me esforço, consigo, e está foi a primeira vez, que eu eu me esforcei muito e não consegui.
Obrigado @Rui C

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Solicitadoria
Instituição
IPCA
Lamento ouvir este relato que só vem a confirmar o mau aconselhamento vocacional no 9º ano nas nossas escolas.

Pondo isso de lado, compreendo que seja frustrante não seres colocado, mas tens que compreender que isto foram anos muito atípicos e esperançosamente no futuro tudo se resolverá em termos de médias.

Tens 20 anos, ainda és muito jovem, tens muito tempo para poder melhorar resultados e até entrar no Concurso Nacional. Podes frequentar cursos online para apurar melhor qual será a tua verdadeira "vocação". Não estarás a "chular" ninguém, simplesmente foste vítima de uma das vertentes piores do nosso sistema de ensino, e tal como tu, muitos passam pelo mesmo todos os anos.

Pega na informação que tens e tenta outra vez os exames, quer demore mais um ano ou não, mantém o emprego e faz a tua vida. Caso o pior aconteça e não te consigas colocar onde queres até aos 23 anos, nada estará perdido, pois abre a porta do Concurso Maiores de 23. Geralmente aqui, podes provar o que sabes na própria Instituição, és avaliado consoante o que sabes e não com tanto peso pela tua média do Secundário passado.

O teu futuro ainda está cheio de oportunidades ricas, por isso não podes desistir. Será difícil resolver? Sim. Mas a vontade existe em ti para corrigires os erros do passado, independentemente de quem os causou. Conheci gente que entrou por Maiores de 23, e eram dos melhores alunos do curso no ano em que estavam inscritos.

Não sei se deste Fernando Pessoa em Português, mas se sim, lembra-te sempre disto.

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo” - Fernando Pessoa (segundo dizem, mas aparentemente de um bloguer Nemo Nox).

Última edição:

KlausEndler

Membro
Matrícula
6 Agosto 2021
Lamento ouvir este relato que só vem a confirmar o mau aconselhamento vocacional no 9º ano nas nossas escolas.

Pondo isso de lado, compreendo que seja frustrante não seres colocado, mas tens que compreender que isto foram anos muito atípicos e esperançosamente no futuro tudo se resolverá em termos de médias.

Tens 20 anos, ainda és muito jovem, tens muito tempo para poder melhorar resultados e até entrar no Concurso Nacional. Podes frequentar cursos online para apurar melhor qual será a tua verdadeira "vocação". Não estarás a "chular" ninguém, simplesmente foste vítima de uma das vertentes piores do nosso sistema de ensino, e tal como tu, muitos passam pelo mesmo todos os anos.

Pega na informação que tens e tenta outra vez os exames, quer demore mais um ano ou não, mantém o emprego e faz a tua vida. Caso o pior aconteça e não te consigas colocar onde queres até aos 23 anos, nada estará perdido, pois abre a porta do Concurso Maiores de 23. Geralmente aqui, podes provar o que sabes na própria Instituição, és avaliado consoante o que sabes e não com tanto peso pela tua média do Secundário passado.

O teu futuro ainda está cheio de oportunidades ricas, por isso não podes desistir. Será difícil resolver? Sim. Mas a vontade existe em ti para corrigires os erros do passado, independentemente de quem os causou. Conheci gente que entrou por Maiores de 23, e eram dos melhores alunos do curso no ano em que estavam inscritos.

Não sei se deste Fernando Pessoa em Português, mas se sim, lembra-te sempre disto.

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo” - Fernando Pessoa (segundo dizem).

Não diria melhor. A tua situação, como muita gente descreveu é frustrante. Mostra muitas falhas existentes em diversas partes do ensino e é legítimo dizer que ainda não tens o teu desejo atual garantido devido a outros, o que é algo capaz de enraivecer qualquer um. Mesmo assim lê os conselhos que já foram aqui escritos porque são os melhores e tudo de bom.

PS: Na verdade, ignora a citação de "Pessoa" que ele nunca diria uma coisa tão piegas. Mas pensa algo mais Nietzche, Sê o teu maior inimigo. Basicamente, ultrapassa-te.

Matrícula
26 Agosto 2021
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
🎓 IPBragança
Acho que tenho de te agradecer pelo desabafo.
Também tenho 20 anos, esse ano foi o segundo ano que concorri ao ensino superior e mais uma vez ... pela segunda vez recebi um "Não colocado na 1°fase"
Sei que não entrei por alguns valores, mas nada por aí além.
Também não me imagino a esperar mais um ano. A mim foi ao contrário... Tinha um curso no ensino profissional que encantava me profundamente (e que por incrível que pareça 4 anos depois é relacionado ao curso que tanto tento entrar no ensino superior) porém a minha mãe não me deixou ir pro ensino profissional por saber que o meu maior sonho era entrar num curso superior..
Por causa dessa situação, sentia que estava obrigada a estudar e desleixei me nas notas... Descobri o curso que ia de encontra ao que o meu coração tanto queria e olha... Comecei me a aplicar mas não foi o suficiente para aumentar a minha média de forma imaginável.
Se não entrar esse ano na dita segunda fase, talvez vá desanimar mais ainda...mas acho que ainda não tou pronta pra desistir do ensino superior, não enquanto não experimentar e sinceramente espero que também não desistas!
Podemos não ter entrado para aprender algo que será valioso esta vida e na nossa futura vida académica! Pensa positivo que eu também tentarei pensar!

roby

Membro
Matrícula
13 Agosto 2021
a ideia de ir para engenharia informática, mas precisava de matemática A, mas vocês acham que o curso preparava para isso? Claro que não, tínhamos Mat B e mesmo assim era uma Mat Enferrujada,

mas felizmente informaram-me que não ia conseguir entrar em Eng. inf
Não sei quem vos disse isto, mas disse mal. Existem MONTES de politécnicos e até universidades com Engenharia Informática que aceitam Matemática B como exame de ingresso. Os vossos professores não vos dizem nada? Procurem vocês... O objetivo de um curso profissional não é vos preparar para o ensino superior, mas sim para o mercado de trabalho.

@Sadboy Lamento a situação e espero que te corra tudo bem no futuro e que consigas entrar onde queres.
Cabeça levantada e não desistas!

Matrícula
2 Novembro 2019
Curso
Ciências da computação
Instituição
UM
Lamento imenso não teres conseguido entrar este ano no que querias!
Foste uma das pessoas que ficaste no lado mau do nosso sistema de ensino, como eu já fiquei!
Como tu, eu já passei pelo mesmo e sei o que sentes, a frustração que tens dentro de ti.
O meu percurso académico sempre teve muitos altos e baixos, estava um ano atrasado no ensino regular, no meu secundário tive muitos problemas pessoais que me afetaram a média imenso e que á longo prazo me dificultou a vida para entrar no que queria.
Quando acabei o secundário queria imenso engenharia informática mas na altura só tinha o exame de biologia e geologia (que era a minha paixão na altura) válido para entrar no ensino superior, então entrei em ciências do ambiente na Uminho. Com o passar do tempo vi que apesar de biologia e geologia serem uma grande paixão minha que aquele curso não era para mim(tinha muita geologia que é uma das áreas da ciência que não gosto muito...) Então no final do primeiro semestre do meu segundo ano tomei a decisão de mudar de curso para o curso que sempre quis (engenharia informática) e então como tu estudei para o exame de matemática A sozinho, já não tendo matemática á 2 anos. Infelizmente começou a pandemia a meio do ano, não deixei que isso me afetasse e estudei imenso para o exame e consegui tirar 14 valores.
Candidatei-me então por concurso nacional e por transferência interna, mas infelizmente não entrei nessa altura devido a terem diminuído vagas por transferência interna e pelas médias terem subido imenso o ano passado! Então fiquei mais um ano parado em relação a estudos(entretanto voltei a trabalhar e a estudar para os exames). Então este ano voltei a candidatar-me e infelizmente não entrei em engenharia informática mas entrei em ciências da computação na Uminho, estou feliz que o meu empenho e dedicação tenham dado frutos, não foi no ano passado, e nem foi no curso que queria a 100% mas estou um passo mais perto de conseguir pois são cursos semelhantes e posso-te já dizer que me vou voltar a candidatar a engenharia informática até conseguir.
Com isto tudo quero-te dizer para não desanimares, tens apenas 20 anos, eu tenho 22 e vou entrar para o primeiro ano novamente, tens muito tempo para saberes o que queres, e para aprofundar os teus conhecimentos nas áreas que são do teu maior interesse, continua a tentar e eventualmente os teus esforços vão dar frutos, pode não ter sido este ano, ou até no próximo ano, mas tens sempre muitas opções para conseguires entrar!
Muita força e boa sorte, estou a torcer por ti!

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Solicitadoria
Instituição
IPCA
Não sei quem vos disse isto, mas disse mal. Existem MONTES de politécnicos e até universidades com Engenharia Informática que aceitam Matemática B como exame de ingresso. Os vossos professores não vos dizem nada? Procurem vocês... O objetivo de um curso profissional não é vos preparar para o ensino superior, mas sim para o mercado de trabalho.

@Sadboy Lamento a situação e espero que te corra tudo bem no futuro e que consigas entrar onde queres.
Cabeça levantada e não desistas!
Provavelmente como ele disse, quereria candidatar-se a um local próximo de casa (e como mencionou Universidade, poderá ser uma das tais que pede Mat A). De qualquer dos modos, ele já se apercebeu que não será esse o rumo que ele quer.

Para não fugir demais ao tópico, um professor não existe só para debitar meia dúzia de matérias e depois dizer adeus, tem de haver (ou pelo menos espera-se) uma relação com os alunos saudável e recomendar o que for necessário. Se são professores tiveram de fazer exames e entrar no Superior, por isso duvido muito que nada soubessem.

Ainda vi na minha escola uma mão cheia de alunos vindos do profissional a fazerem os exames nas salas onde estava (conversamos todos um pouco e lá se soube isso).

O mais importante agora, para o @Sadboy e a @helena.martins é terem perseverança e não desistirem dos seus objectivos. Há gente a entrar no Superior com 40-50 anos pela primeira vez, isso faz deles menos ou mais que os outros? Não, de todo. O que importa é entrar e depois provarem o que valem dentro do Superior, ninguém vai querer saber se tiraram 20 no Secundário se chegam ao Superior e depois ficam com 10 valores. Foquem o vosso estudo, derrubem os vossos medos, ultrapassem os vossos estigmas auto-impostos.

Todos têm direito também a tirar um tempo na melancolia, mas aproveitem esse tempo para olharem para dentro de vós mesmos e ver o que falha, o que vos falta para se sentirem "completos" e lutar por isso. Batam na parede as vezes suficientes até derrubarem o muro e vivam uma vida digna das vossas ambições!

Quelra

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
Recursos (Des)humanos
Oi! Lamento imenso a tua situação mas ao mesmo tempo é bom (sendo na verdade mau) ter alguém que compreenda o que estou a passar.

Já agora, vou contar também um pouco da minha história.

No ano passado decidi que o que mais queria fazer da vida em termos de trabalho era trabalhar em psicologia. Adoro tudo o que seja relacionado com a área, para mim ler sobre ela nem é quase trabalho, é um gosto imenso. Então, claro, decidi que no ano seguinte ia concorrer ao curso, a faculdades super perto de casa.

Não sabendo que podia tentar M23 e se não corresse bem os exames, optei pelos exames. Macs e Pt. Pt seria fácil porque literalmente um dos meus trabalhos é dar explicações. Macs teria de estudar do zero. Assim fiz. Estudei matemática de 5o, 6o, 7o e 8o, e depois então Macs. Até tirei boas notas: 16,1 em Macs e 16,2 em pt (esperava melhor nesta última mas é a vida).

A minha nota de candidatura na faculdade que queria é 15,8. O último do ano passado entrou com 16,0. "Será minimamente fácil", pensei eu, ingénua.

Eis que recebo os resultados. Não colocada. Admito que me caiu tudo. Acho que não estava à espera de não entrar. Na minha cabeça, de tanto trabalhar por isto, nem ponderei essa hipótese. Então admito que passei a tarde muito, muito, muito, mas muito mal - tinha um jantar marcado, fui por arrasto, porque não via as pessoas há muito tempo. Tinha uma masterclass sobre a carreira na área, não fui, como é óbvio.

Claro que vou tentar a 2a fase. Claro que não desisto. Claro que existe 2022. E 2023. E 2050. Mas quando se trabalhou mais de um ano por uma coisa, ver o "não colocado" é muito doloroso. Especialmente quando as notas dos 3 cursos que coloquei subiram. A 1a subiu 0,5 (usando escala de 0-20 e não 0-200), a 2a 0,4 e a terceira 0,6. Esta subida é outra cena com que não estava à espera. Enfim.

"Raquel (Quelra com as sílabas trocadas), mas já tens uma licenciatura e um trabalho!", "Raquel, há mais anos!", "Raquel, há mais fases". Pois há. Mas não invalida a tristeza que eu/nós aqui sentimos. A minha licenciatura anterior pouco me diz. Não é a minha paixão.

O meu conselho? Não tenham medo de ficar tristes ou desconsolados. Não reprimam isso. Não vos vou dizer "melhores dias virão". Nem "ergue a cabeça". Nada disso. A situação é uma m*RDA e têm de a reconhecer como tal.

Bem, desculpem o longo desabafo, espero que não seja exagerado. Se quiserem alguém para desabafar, enviem mensagem à vontade. Mesmo.

Max23Tyler

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2021
Hi, I am one of the 14,000 applicants who have not been placed, even though the university is on my doorstep. The situation I find myself in is super frustrating, that's why I wanted to vent to someone who might understand me, because none of my friends understand me.
I'm 20 years old, and a different story from most participants in this forum, at least the stereotype I observe most are people who were educated to follow regular education, get good grades to enter a course they wanted, and I think it's correct, but this it wasn't always my mindset. In 9th grade I was asked to choose three courses in regular education or several courses in professional education, I was naive, and super computer lovers, I decided to go into programming. All my high school classmates blamed the teacher for not teaching us anything, and believe me, today I don't disbelieve them, there wasn't something there that caught our attention. Three years passed and I had the idea of going to computer engineering, but I needed math A, but do you think the course prepared for that? Of course not,
Finishing high school at 18 years old and never having failed a year between 1st and 12th, with a beautiful average of 12.2( *sadface* ) I go there when I realize I had to take exams, something like mine teachers had never informed me and they even told me the opposite, that it was enough to finish the course and enter, but everything went down the drain. I didn't know what to do, so I applied for a level 5 programming course, outside the university, and it was in this course that I realized that I didn't want more computing, and I gave up, computing, but not the university, I always dreamed of a day to be a doctor in some area, to be an expert, and it was no longer computers.
I started to see courses and came across Biochemistry, I saw the chairs, the outputs, and it seemed that everything was fine, I liked everything, I saw several institutions, whether or not I should change cities, since I have a university in the city, and I decided that I was going to take the exam in biology and geology, a subject I never took. I started to study alone, because in a pandemic nobody would give me explanations other than online classes, and I didn't want to, and I spent almost a year studying biology, just watching videos and reading books I bought, and I got a 13.9 , nothing much, but since I combined my studies with a job in a cafe, and it wasn't even a certain year of study due to other people's procrastination and the like.
So I applied with 128.8, low yes, very low, but it was enough for biochemistry, and I didn't enter, I still applied for another course that had 10.8 and rose more than 3 points, and now I'm like this, 1 year of biology study, to end up as I started, not placed.
"You still have the 2nd and 3rd stages, and even if you don't enter, you have another year to improve." Aceitar Criptomoedas - Bezel this
It's true, but I don't see myself entering the 2nd or 3rd phase, I won't stop trying, but it will be almost impossible, private, unfortunately, it's out of the question and I don't feel good about losing another year, it's another year of cheating my parents, it's another year that I don't prepare for the job market in the area in question, it's another year that I'm going to lose, and I'm not an unwilling person, all my teachers always I was told it was a waste that I didn't go to CT, and only after a few years did I notice what they meant, because I feel like I have skills, but simply because I chose my secondary path badly, I feel stuck. ..
Sorry for the text, if anyone has read this far, I'm simply very lost, and I don't have anyone to vent and who understands me....
Don't worry, you are on your way to success. You have a great mindset. Believe that what you will do is much better than following the normal path. Have fun and enjoy.

Última edição:
  • Like
Reactions: Sadboy and André!

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Oi! Lamento imenso a tua situação mas ao mesmo tempo é bom (sendo na verdade mau) ter alguém que compreenda o que estou a passar.

Já agora, vou contar também um pouco da minha história.

No ano passado decidi que o que mais queria fazer da vida em termos de trabalho era trabalhar em psicologia. Adoro tudo o que seja relacionado com a área, para mim ler sobre ela nem é quase trabalho, é um gosto imenso. Então, claro, decidi que no ano seguinte ia concorrer ao curso, a faculdades super perto de casa.

Não sabendo que podia tentar M23 e se não corresse bem os exames, optei pelos exames. Macs e Pt. Pt seria fácil porque literalmente um dos meus trabalhos é dar explicações. Macs teria de estudar do zero. Assim fiz. Estudei matemática de 5o, 6o, 7o e 8o, e depois então Macs. Até tirei boas notas: 16,1 em Macs e 16,2 em pt (esperava melhor nesta última mas é a vida).

A minha nota de candidatura na faculdade que queria é 15,8. O último do ano passado entrou com 16,0. "Será minimamente fácil", pensei eu, ingénua.

Eis que recebo os resultados. Não colocada. Admito que me caiu tudo. Acho que não estava à espera de não entrar. Na minha cabeça, de tanto trabalhar por isto, nem ponderei essa hipótese. Então admito que passei a tarde muito, muito, muito, mas muito mal - tinha um jantar marcado, fui por arrasto, porque não via as pessoas há muito tempo. Tinha uma masterclass sobre a carreira na área, não fui, como é óbvio.

Claro que vou tentar a 2a fase. Claro que não desisto. Claro que existe 2022. E 2023. E 2050. Mas quando se trabalhou mais de um ano por uma coisa, ver o "não colocado" é muito doloroso. Especialmente quando as notas dos 3 cursos que coloquei subiram. A 1a subiu 0,5 (usando escala de 0-20 e não 0-200), a 2a 0,4 e a terceira 0,6. Esta subida é outra cena com que não estava à espera. Enfim.

"Raquel (Quelra com as sílabas trocadas), mas já tens uma licenciatura e um trabalho!", "Raquel, há mais anos!", "Raquel, há mais fases". Pois há. Mas não invalida a tristeza que eu/nós aqui sentimos. A minha licenciatura anterior pouco me diz. Não é a minha paixão.

O meu conselho? Não tenham medo de ficar tristes ou desconsolados. Não reprimam isso. Não vos vou dizer "melhores dias virão". Nem "ergue a cabeça". Nada disso. A situação é uma m*RDA e têm de a reconhecer como tal.

Bem, desculpem o longo desabafo, espero que não seja exagerado. Se quiserem alguém para desabafar, enviem mensagem à vontade. Mesmo.
O mesmo aconteceu-me... fiquei tanto tempo à procura do que fazer e no ano passado entrei na segunda opção, mas não era o que eu queria na altura. Fiz um gap year e estudei para o exame de português. Na primeira fase, foi uma autêntica desgraça, as minhas condições mentais estavam uma lástima e apesar de ter estudado horas e horas, e de saber a matéria, de nada adiantou por conta da minha situação mental.

As minhas duas primeiras opções, que eu tinha esperança de entrar, eram e são psicologia e ciência política. É difícil. Eu ontem só não chorei porque me mantive forte e tentei não cair no desespero. É doloroso. É horrível sentir que trabalhamos tanto, demos tanto de nós e da nossa saúde (no meu caso física e mental porque eu não durmo nada há meses e perdi imenso peso) e mesmo assim não é suficiente...

Não vou desistir. Por mais difícil que seja, não vou. E digo isto como um lembrete para mim e para todos. Se é algo que queremos, independentemente do que seja, independentemente de quanto tempo irá demorar, temos de continuar a lutar por isto. E ignorem o que as pessoas à vossa volta dizem, infelizmente, há quem não entenda e que não percebe.

Por agora, por mim, vou tentar ir à segunda fase e ver se entro em Psi ou CiePoli. Caso não consiga, acabo o primeiro ano onde foi colocado, na minha 3ª Opção, e depois logo vejo o que faço, se repito o exame ou se tento a mudança par/instituição. Boa sorte a todos, continuem fortes, se precisares de alguém podem enviar-me PM à vontade!

Sadboy

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2021
Obrigado por partilharem as vossas histórias e os vossos concelhos comigo, e com os restantes, é bom saber que existem outras pessoas na luta, mesmo quando é algo que não queríamos, nós queremos é entrar. Apesar de ainda estar triste, não vou desistir, claro que não, mas é sempre um passo para trás, estava tão certo que ia entrar que juntei dinheiro do trabalho para comprar um portátil, comprei livros para o curso, alguns bem pesados, e já tinha pedido a matéria do primeiro ano a um colega, eu queria entrar mesmo preparado, e estou, então o não foi mesmo destruidor.

Boa sorte a todos os que vão começar o seu percurso académico, não foi sorte, tenho a certeza que quem entrou também merece lá estar.
Boa sorte também aos que como eu não entramos ou não entramos onde queríamos, a partir de amanhã temos a segunda fase, é ir de cabeça erguida.

DiogoGCardoso

Membro
Matrícula
6 Setembro 2021
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ESTG-IPP
Caso tenhas que ficar mais um ano á espera procura por APNOR no google, eu sei que existem mais consórcios e que até a universidade de Lisboa tem um exame próprio para este tipo de concurso que consiste basicamente em concurso para cursos profissionais

Bruna52892

Membro
Matrícula
19 Julho 2018
Olá, eu sou um dos 14 mil candidatos que não foi colocado, mesmo tendo a universidade a porta de casa. É super frustrante a situação que me encontro, por isso queria desabafar com alguém que talvez me fosse entender, porque nenhum dos meus amigos me entende.
Tenho 20 anos, e uma história diferente da maior parte dos participantes deste fórum, pelo menos o estereótipo que mais observo são pessoas que foram educadas a seguir o ensino regular, tirar boas notas para entrar num curso que queriam, e acho correto, mas esse nem sempre foi o meu mindset. No 9° ano meteram me a escolha de três cursos no ensino regular ou vários cursos no ensino profissional, eu ingénuo que era, e super amantes de computadores, decidi ir para programação. Todos os meus colegas do secundário culparam a professora de não nós ensinar nada, e acreditem, que hoje em dia não os desminto, não havia ali algo que nos chamasse a atenção. Passaram se os 3 anos e eu com a ideia de ir para engenharia informática, mas precisava de matemática A, mas vocês acham que o curso preparava para isso? Claro que não, tínhamos Mat B e mesmo assim era uma Mat Enferrujada, mesmo assim foi a disciplina que tive melhor nota, tendo um 17, mas o resto de disciplinas do curso, com notas péssimas.
Terminando o secundário com 18 anos e nunca ter chumbado um ano entre o 1°-12°, com a linda média de 12,2( *sadface* ) lá me vou eu candidatar quando percebo que tinha de fazer exames, algo que os meus professores nunca me tinham informado e até me disseram o contrário, que bastava terminar o curso e entrar, mas foi se tudo por água abaixo. Não sabia o que fazer, então candidatei me a um curso nível 5 de programação, fora da universidade, e foi neste curso que percebi, que não queria mais informática, e desisti, de informática, mas não da universidade, eu sempre sonhei em um dia ser doutor em alguma área, ser um expert, e já não era computadores.
Começo a ver cursos e deparei me com Bioquímica, vi as cadeiras, as saídas, e parecia que estava tudo bem, gostava de tudo, vi várias instituições, se deveria ou não mudar de cidade, visto que tenho uma universidade na cidade, e decidi que iria fazer o exame de biologia e geologia, disciplina que nunca tive. Comecei a estudar sozinho, porque em pandemia ninguém me dava explicações sem serem por aulas online, e isso não queria, e passei quase um ano a estudar para biologia, só a ver vídeos e a ler livros que comprava, e tirei um 13,9, nada de mais, mas visto que conciliava os estudos com um trabalho num café, e não foi mesmo um ano certo de estudo por procrastinação alhei e afins.
Candidatei me então com 128,8, baixo sim, muito baixo, mas era suficiente para bioquímica, e não entrei, ainda me candidatei a outro curso que tinha tido 10,8 e subiu mais de 3 valores, e agora estou assim, 1 ano de estudo de biologia, para acabar como comecei, não colocado.
"Ainda tens a 2° e a 3° fase, e mesmo que não entres, tens mais um ano para melhorares".
É verdade, mas não me vejo a entrar na 2° nem na 3° fase, não vou deixar de tentar, mas vai ser quase impossível, privada, infelizmente, está fora de questão e eu não me sinto bem em perder mais um ano, é mais um ano a chular os meus pais, é mais um ano que não me preparo para o mercado de trabalho na área em questão, é mais um ano que vou perder, e eu não sou uma pessoa sem vontade, todos os meus professores sempre me disseram que era um desperdício eu não ter ido para CT, e só depois de alguns anos eu reparei o que eles queriam dizer, porque eu sinto que tenho capacidades mas simplesmente, porque escolhi mal o meu trajeto do secundário, sinto-me preso...
Desculpem o texto, se é que alguém leu até aqui, simplesmente estou muito perdido, e não tenho ninguém para desabafar e que me entenda....

Sei que isto já aconteceu há cerca de 2 anos, mas encontro-me numa situação semelhante e gostava de perceber o que fizeste, para ajudar na situação, tomar uma decisão.

Fabio_viana

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Janeiro 2020
Curso
Enfermagem
Instituição
🎓 ESSnorteCVP
Sei que isto já aconteceu há cerca de 2 anos, mas encontro-me numa situação semelhante e gostava de perceber o que fizeste, para ajudar na situação, tomar uma decisão.
Olá, eu passei por algo semelhante também...
Então no 9º ano, escolhi ir para Informática de Gestão, sempre com o objetivo de não seguir para o ensino superior, e assim foi, apesar de gostar bastante do curso, passei por algo muito semelhante ao que foi aqui descrito, desde a matemática, até a algumas disciplinas em que os prof's pareciam não querer saber se percebíamos algo ou não.. e desta maneira acabei o 12º com média de 13.7, não era muito baixa mas nada de especial, enfim para quem queria ficar por aqui era bem bom. Passados 3 anos a trabalhar e de ver que a área da saúde tinha algo que me interessava, decidi então tirar um curso de auxiliar de ação médica, mas que depois de estar a trabalhar por cerca de 6meses na área vi que a enfermagem era a área que queria, e então comecei por arranjar uma explicadora, porque nunca tinha tido a disciplina de biologia e geologia, porque lá está na hora que vi as opções de cursos na área da saúde, todos exigiam este exame, e então comecei a estudar e fiz o exame com nota de 15.1, o que em conjunto com a minha média de secundário, não deram para entrar numa uni publica com muita tristeza minha, pois já tinha uma uni "debaixo de olho" a UAveiro e nesse ano não entrei. Em 2021 tentei again mas com privadas também metidas ao barulho e entrei na ESSnorteCVP, onde estou até hoje, de momento no 2º ano e com notas bastante razoáveis. Felizmente consegui entrar no curso que queria e tenho posses para estar numa privada, mas acho que aquilo que podes retirar disto, é que nunca desistas daquilo que queres, independentemente das dificuldades vais conseguir, o mais importante é mesmo entrares de cabeça naquilo que queres e não ligues às pessoas que não acreditam que és capaz. 🙂

• Like
Reactions: phynd
Matrícula
26 Agosto 2021
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
🎓 IPBragança

Olá coração, como o SadBoy, fui uma das 14 mil não colocadas daquele ano. Não desisti.
Esse ano estou a acabar o primeiro ano de universidade e sinceramente? Está a ser das melhores experiencias da minha vida, tem altos e baixos como sempre. E para ajudar estou a aproximadamente 1764 km longe de casa.
Naquele dia ao ler o que ele disse, decidi profundamente que não ia desistir. Falei com uma explicadora e comecei a luta contra o tempo, estudei tudo de novo, reli, reaprendi, e revivi muita coisa. A meio do ano recebi uma má noticia que me fez parar e pensar, "será que é hora de desistir?" Fui-me a baixo, parei com a explicação durante um mês e pouco. Depois caí em mim e pensei que talvez precisava realmente de uma mudança. E desde dai mudei tudo, até mudei os meus métodos de estudo na época. E olha, entrei finalmente no ensino superior, "A terceira é de vez" e para mim foi assim. Vai que a ti é a segunda! Boa sorte, e não desistas dos teus sonhos! Seja numa universidade publica ou privada (como o Fábio a cima disse)! <3