Desisti de enfermagem, que curso devo escolher para o ano?

inesmflopes

Membro
Matrícula
31 Maio 2020
Hello, gostaria que alguém me ajudasse a encontrar um rumo na minha situação académica 😅
Este ano entrei pela primeira vez na faculdade, na minha 6ª opção: enfermagem na ESEL
Fiquei bastante traumatizada por isto ter acontecido, porque na realidade nunca pensei que fosse entrar na minha ultima opção e desde o inicio do ano que estava no curso sempre desmotivada.
Sempre quis entrar em medicina mas tinha consciência que seria muito difícil de o conseguir, no entanto esforcei-me ao máximo para o conseguir durante o secundário. Como sempre soube que era difícil entrar, fui procurando outros cursos e fiquei bastante interessada por medicina dentária, onde tinha esperança de entrar mas tal não aconteceu por 1,1décimas. Decidi então dar uma oportunidade a enfermagem e esforcei-me para gostar do curso mas na verdade nunca consegui e acabei por desistir do curso.
Agora irei repetir os exames de FQ e Biologia para tentar entrar pelo menos em dentária, no entanto, tenho medo que este ano as notas de entrada voltem a subir e por isso estou à procura de um curso em que tenha entrada garantida e que me desperte interesse e para isso precisava de ajuda. Penso que no futuro gostaria de trabalhar na área da saúde mas também sou apaixonada por matemática, no entanto só me vejo a trabalhar em contacto direto com pessoas... já pensei em fisioterapia, farmácia... Alguém me pode falar mais sobre estes cursos e as suas faculdades ou até sugerir outras opções? Obrigada

Olá, Inês!

Tenho duas coisas muito importantes para dizer:

1. É melhor focar naquilo que realmente te desperta paixão. Não interessa se é difícil. Deixaste de entrar em med dent por tão pouco? O teu caminho é esse. Aplica-te, não desperdices energia em alvos que não te interessam. Um propósito que seja leal aos seus reais desejos é a única coisa que a fará persistir num curso. Não é o curso que precisa despertar interesse em ti: tu é que precisas alinhar os teus interesses com o que o curso tem a oferecer.

2. **Não existem entradas garantidas.** Se tens problemas em gerir a tua frustração, leia a respeito, considere terapia. Frustrações estarão no menu de qualquer curso.

Talvez seja ao caso de aguardares um bocadito mais, tenta trabalhar em algo próximo da carreira que pretentes (como assistente dentária, por exemplo). Às vezes o tempo e a experiência são os melhores remédios.