Desisti de enfermagem, que curso devo escolher para o ano?

inesmflopes

Membro
Matrícula
31 Maio 2020
Hello, gostaria que alguém me ajudasse a encontrar um rumo na minha situação académica 😅
Este ano entrei pela primeira vez na faculdade, na minha 6ª opção: enfermagem na ESEL
Fiquei bastante traumatizada por isto ter acontecido, porque na realidade nunca pensei que fosse entrar na minha ultima opção e desde o inicio do ano que estava no curso sempre desmotivada.
Sempre quis entrar em medicina mas tinha consciência que seria muito difícil de o conseguir, no entanto esforcei-me ao máximo para o conseguir durante o secundário. Como sempre soube que era difícil entrar, fui procurando outros cursos e fiquei bastante interessada por medicina dentária, onde tinha esperança de entrar mas tal não aconteceu por 1,1décimas. Decidi então dar uma oportunidade a enfermagem e esforcei-me para gostar do curso mas na verdade nunca consegui e acabei por desistir do curso.
Agora irei repetir os exames de FQ e Biologia para tentar entrar pelo menos em dentária, no entanto, tenho medo que este ano as notas de entrada voltem a subir e por isso estou à procura de um curso em que tenha entrada garantida e que me desperte interesse e para isso precisava de ajuda. Penso que no futuro gostaria de trabalhar na área da saúde mas também sou apaixonada por matemática, no entanto só me vejo a trabalhar em contacto direto com pessoas... já pensei em fisioterapia, farmácia... Alguém me pode falar mais sobre estes cursos e as suas faculdades ou até sugerir outras opções? Obrigada

Graceeenha

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2020
Olá, Inês!

Tenho duas coisas muito importantes para dizer:

1. É melhor focar naquilo que realmente te desperta paixão. Não interessa se é difícil. Deixaste de entrar em med dent por tão pouco? O teu caminho é esse. Aplica-te, não desperdices energia em alvos que não te interessam. Um propósito que seja leal aos seus reais desejos é a única coisa que a fará persistir num curso. Não é o curso que precisa despertar interesse em ti: tu é que precisas alinhar os teus interesses com o que o curso tem a oferecer.

2. **Não existem entradas garantidas.** Se tens problemas em gerir a tua frustração, leia a respeito, considere terapia. Frustrações estarão no menu de qualquer curso.

Talvez seja ao caso de aguardares um bocadito mais, tenta trabalhar em algo próximo da carreira que pretentes (como assistente dentária, por exemplo). Às vezes o tempo e a experiência são os melhores remédios.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
V Desisti da Universidade: devo voltar para o ano? Arquivo 1
João Santos07 CESPU (enfermagem) ---> ESEP (enfermagem) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
M Enfermagem com 28 anos - Vindo de IT Saúde 0
daisy21 Enfermagem vs Medicina Saúde 4
N Curso de Cuidados Veterinários ( CTESP) para a licenciatura de Enfermagem Veterinária Recursos Naturais 0
J LIVRO PDF - Fundamentos de Enfermagem (9ª edição) Saúde 0
M Curso de enfermagem sem ter seguido ciências Saúde 1
Bruna2725 Enfermagem Porto: Maiores de 23 anos Saúde 0
N IPCB Enfermagem Vet. Duvidas na escolha do curso Instituto Politécnico de Castelo Branco 0
N IPVC Enfermagem Veterinária (duvidas na escolha de curso) Instituto Politécnico de Viana do Castelo 0
A Maiores 23 - Biologia/Enfermagem (pref. Madeira) Concursos e Regimes Especiais 0
Sorayaa Enfermagem Veterinária no IPLUSO Privado Politécnico 0
L Estágios Enfermagem Saúde 1
D Enfermagem na ESEL ou na ESEnfC? Saúde 1
M Quero ir para enfermagem... Saúde 2
S ajuda enfermagem Concursos e Regimes Especiais 2
R Educação Social para Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 2
E Enfermagem-EsenfC ou ESEP? Saúde 0
U Enfermagem, sim ou não? Saúde 11
L Estagiar durante o curso de enfermagem Saúde 4
L Quero ir para enfermagem Saúde 6
acatarinacorreia Acesso enfermagem após deixar os estudos Concurso Nacional e Locais - Público 1
Marta Pessanha UA M23 ESSUA ENFERMAGEM Universidade de Aveiro 0
I Enfermagem, Fisiologia Clínica ou Imagem médica e radioterapia? Saúde 4
elffyz Faculdades de Enfermagem em Portugal Saúde 5
J Recomendação de livros - Enfermagem Saúde 4
joaoferreira19 Alguém 2 fase enfermagem ou imagem medica e radioterapia ESSUA ? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
Anaqwerty UEuropeia Enfermagem Universidade Europeia 0
Claudia06 IPV Enfermagem Viseu Instituto Politécnico de Viseu 2
C 2 enfermagem veterinária Concurso Nacional e Locais - Público 4
S Enfermagem 2 semestre Saúde 3
M UFP Enfermagem Fernando Pessoa Universidade Fernando Pessoa 0
V Enfermagem Egas Moniz Saúde 1
Fabio_viana UFP Enfermagem: Fernando Pessoa Universidade Fernando Pessoa 0
patricia._0 Enfermagem (2°semestre) Saúde 1
tiagodaniel2002 PERMUTA ENFERMAGEM (ENTREI EM VIANA E QUERIA ENTRAR EM BRAGA) Saúde 4
R IPLuso - Enfermagem Veterinária Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 7
R IPLuso - Enfermagem Veterinária Privado Politécnico 36
M Materiais para Enfermagem Saúde 7
Josefina Andrade Enfermagem ou Medicina Saúde 21
A Enfermagem ESSSM Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
Marco L. Lista de Candidatos a Medicina/Enfermagem Veterinária - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 69
Marco L. Lista de Candidatos a Enfermagem - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 198
S Candidatos Enfermagem 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 86
A Enfermagem em Faro, Beja ou Setúbal? Saúde 3
M Enfermagem vs Bioquímica Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 10
M UMa Enfermagem - UMa Universidade da Madeira 1
Laura1208 Enfermagem em Coimbra ou Aveiro? Saúde 3
D IPS Enfermagem Instituto Politécnico de Setúbal 5
A Enfermagem ou Ciências Farmacêuticas? Saúde 7