Desistir da praxe

Anon123

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2020
Boa tarde.

Acabei de ser praxado pela primeira vez. Foi online e não achei piada nenhuma. Não foi necessariamente mau, simplesmente não tenho o mesmo espírito académico que alguns dos meus colegas. Gostava de saber se agora sou obrigado a praxar o resto do ano ou se posso simplesmente deixar de aparecer. Estou com algum receio de ter ficado de alguma forma vinculado à praxe deste ano. Sei que pode parecer precipitado da minha parte, mas sinto que esse tempo pode ser melhor empregue noutras atividades que realmente gosto. Sinceramente não acho de todo que vou ficar de parte por não participar nas praxes. Já falo bem com a maioria da minha turma e mal estivemos juntos presencialmente, não acho que vão ser as atividades online que nos vão aproximar.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa tarde.

Acabei de ser praxado pela primeira vez. Foi online e não achei piada nenhuma. Não foi necessariamente mau, simplesmente não tenho o mesmo espírito académico que alguns dos meus colegas. Gostava de saber se agora sou obrigado a praxar o resto do ano ou se posso simplesmente deixar de aparecer. Estou com algum receio de ter ficado de alguma forma vinculado à praxe deste ano. Sei que pode parecer precipitado da minha parte, mas sinto que esse tempo pode ser melhor empregue noutras atividades que realmente gosto. Sinceramente não acho de todo que vou ficar de parte por não participar nas praxes. Já falo bem com a maioria da minha turma e mal estivemos juntos presencialmente, não acho que vão ser as atividades online que nos vão aproximar.
Olá!

A Praxe é facultativa, ninguém te pode obrigar a participar. Procura fazer aquilo que achas que te vai enriquecer mais ☺

João SuperAzevedo

Membro Dux
Power Ranger Rosa
Matrícula
3 Agosto 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Boa tarde.

Podes fazer o que tu quiseres. É algo arbitrário e convencional, pelo que fica inteiramente ao critério de quem o faz. O máximo que te pode acontecer é alguém te abordar no espirito de "então, porque é que deixaste de aparecer?", ao que respondes "não gostei."

Fala-se muito na praxe porque é uma tradição mais "portuguesa", mas tens muitíssimas outras actividades colectivas no foro Universitário. Tens clubes de Teatro, de futebol/basket/whatever, tens a Associação de Estudantes, tens até clubes de jogos online em algumas faculdades (normalmente mais tecnológicas), ou clubes de poesia e/ou leitura nas demais. Se achas que todo o componente social de que precisas está satisfeito somente por conheceres a turma, então, óptimo. Se achas que beneficiarias de outro tipo de actividade social, então as escolhas são imensas.

• Like
Reactions: Wraak

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde.

Eu saí ao fim da 1ª semana e tive colegas a saírem logo no 1º dia, sais quando queres. Se te empatarem muito para assinar desistência apenas deixa de ir que eles depois lá te procuram se quiserem que assines desistência 😂

João SuperAzevedo

Membro Dux
Power Ranger Rosa
Matrícula
3 Agosto 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
assines desistência

Não devias estar a assinar nada, nunca. Eu sei que na maioria das vezes é algo plenamente inócuo e formal, mas não há fundamento legal nenhum para assinar documento algum relativo a praxes. Isso é como jogar à mercearia com dinheiro a sério, ou brincar aos médicos com um bisturi metálico.
Vais embora e acabou a experiência para ti, sendo o máximo que pode acontecer, no escopo da vida real, seres rejeitado se quiseres retornar. Mas não tens de assinar absolutamente nada, e é bom que não assines!

• Like
Reactions: Ariana_ and Blasty

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não devias estar a assinar nada, nunca. Eu sei que na maioria das vezes é algo plenamente inócuo e formal, mas não há fundamento legal nenhum para assinar documento algum relativo a praxes. Isso é como jogar à mercearia com dinheiro a sério, ou brincar aos médicos com um bisturi metálico.
Vais embora e acabou a experiência para ti, sendo o máximo que pode acontecer, no escopo da vida real, seres rejeitado se quiseres retornar. Mas não tens de assinar absolutamente nada, e é bom que não assines!

Foi literalmente uma assinaturazinha na minha folha de inscrição, não eram daqueles papeis anti-praxe ou whatever que se vê falar em alguns sítios.
(Isto foi o ano passado para mim btw, já passou xD)