Desistir do curso, continuar ou parar um semestre?

MariaR

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2015
Mensagens
3
Olá! Decidi publicar aqui pois encontro-me com um sério dilema...

Encontro-me no segundo ano da licenciatura, mas a desmotivação e o desinteresse são cada vez maiores e não sei o que hei de fazer. Se por um lado há coisas no meu curso que me interessam - em particular (algumas) saídas profissionais -, por outro sinto que cada dia que passo nele me cansa mais, física e psicologicamente. No fundo, não sinto em mim o entusiasmo que os meus colegas na generalidade nutrem pelo curso e pelas coisas que nele temos aprendido. Apesar de tudo isto, tenho até uma média elevada e o ano passado correu sem percalços, mas este ano parece que está a ser quase puxado a ferros, e não sei se me consigo a ver a fazer isto durante mais um ano e meio.
A acrescentar a isso, há outro curso na minha faculdade no qual inclusive estante bastante interessada na altura da minha candidatura, mas aquele em que estou acabou por ser a minha primeira opção.
Posto isto tudo, não sei se hei de mudar de curso tendo em conta o tempo e dinheiro que já foram investidos neste ano e meio, se deva mudar ou parar um semestre para pensar melhor no que hei de fazer, pois afinal de contas não quero tomar a decisão de mudar e arrepender-me no futuro.

Não espero com isto que alguém me dê uma resposta sobre o que hei de decidir, pois só eu o posso fazer, mas se alguém que tenha passado por uma situação semelhante me puder oferecer alguns conselhos/opiniões ficarei muito agradecida.

Muito obrigada desde já!
 

Gonçalo

Membro
Matrícula
10 Junho 2015
Mensagens
46
Boa noite MariaR , tal como tu , já me encontrei nesse dilema e digo-te que é bastante frustante estares num curso que não te sentes motivada para aprender mais e para adquirir mais competências do mesmo . Contudo , tens de ver os prós e os contras , talvez seja apenas uma fase em que andas mais cansada e desmotivada , talvez o curso nao seja mesmo isso que queres para ti . Por isso digo-te , fala com colegas , professores , familiares , de modo a chegares a uma conclusão , tive na mesma situação que tu referiste e acredita mudar de curso foi a melhor coisa que fiz, estava infeliz e aquilo não era o que queria para mim . Mas nem todos somos iguais !! Apenas decide com calma e ponderação porque como já te disse pode ser apenas uma fase menos boa !! Força e beijinhos :)
 

Júlio Ribeiro

UniTinder Matchmaker Assistant
Especialista
Economia & Mudanças de Curso
Matrícula
5 Agosto 2016
Mensagens
9,270
Curso
Mestrado em Finanças
Instituição
FEP
Olá MariaR,

Como hás de perceber, e tu muito bem referiste, ninguém pode decidir por ti qual é a decisão que vais ter que tomar, podes pedir opinião a muita gente (e recomendo que faças isso) mas, no final de tudo isso, pensa o que queres para o teu futuro, pensa se no curso que estás agora alguma vez te verás a ser feliz ou se achas que o teu futuro, naquela área, apenas será um tédio e um constante sacrifício.

Em relação ao dinheiro e ao tempo gasto, não acho que esses devam ser fatores que devam pesar na tua consideração final (até porque o dinheiro, se analisarmos no fim da vida, é somente um bem material e o tempo gasto será muito maior se, caso não te vejas a ser feliz num futuro emprego na tua área, do que aquele que dispendeste até hoje para o teu curso).

Já passei por uma situação semelhante à tua, e por acaso tinha uma excelente média (e quando digo excelente, digo excelente mesmo), no entanto, no final do primeiro ano refleti e conclui que não era aquilo que queria fazer no futuro (não é que até desgostasse do curso a 100%, mas não via um futuro/ um espaço/ um interesse profissional para mim), não era de facto aquilo de que gostava, apesar de achar, para mim, o curso relativamente acessível (não tinha enormes dificuldades em compreender a matéria) e acreditar que até seria um excelente trabalhador (a nível de produtividade), mas aquilo não me faria muito provavelmente feliz e me proporcionaria a realização pessoal que, no final duma vida, deve ser isso que mais importa!!! E isso, no fundo, é tudo o que importa... como tal, e deves calcular, mudei de curso no final do primeiro ano :)

O que deves realmente refletir e responder a esta questão (e não te quero influenciar de forma alguma) é: As saídas profissionais que me dão este curso, quando eu o terminar, me deixarão feliz e satisfeita (realização pessoal)? Se sim, provavelmente isto será apenas uma má fase e deverás continuar a lutar por este curso; se achares que não, sinceramente, deves pensar seriamente em mudar de curso... pensa que pior do que perder 2 anos seria chegares ao fim de uma vida e pensares que nunca fizeste o que sempre, e realmente, quiseste...