Desistir do mestrado integrado - no último ano.

lostboy

Membro Caloiro
Matrícula
9 Outubro 2020
Olá.

Há uns tempos fiz uma publicação sobre as minhas dúvidas e desmotivação e hoje, tantos meses depois, continuo basicamente na mesma. Tenho 26, quase nos 27 anos.
Entrei no Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica em 2012. Em 2017 acabei a última cadeira do curso, média de 15.4. Ficou a faltar a tese. Desde então, já lá vão mais 4 matrículas a pagar propinas e a minha situação não se altera. Neste tempo, fui saltitando entre part-times, professores e temas de dissertação mas nada resultou. A minha desmotivação, falta de concentração e de disciplina e o sentimento de que sou insuficiente e incapaz são cada vez maiores. Não me imagino a trabalhar nesta área o resto da vida (mas honestamente não me imagino a trabalhar o resto da vida seja em que área for...).

Segundo o site da universidade, ao fim de 6 semestres e 180 créditos, obtenho o grau de licenciado em ciências da engenharia aeronáutica. Segundo sei, é uma licenciatura que poucas ou nenhumas portas abre a nível profissional em Portugal (especialmente agora, com a aviação em baixo). Não sei se é reconhecida pela Ordem dos Engenheiros e por isso se consigo ser "engenheiro" apenas com esse grau. De qualquer forma, é indiferente.

Deverei continuar a insistir, a pagar propinas (e aproximar-me do prazo da prescrição e até da incerteza da continuação da acreditação do curso pois correm rumores que deixará de haver mestrado integrado neste curso) ou deverei desistir? Poderei fazer transferência para outro curso ou isso não faz sentido visto que supostamente já tenho a "licenciatura"? Se sair e um dia mais tarde quiser voltar, poderei fazê-lo? Custa-me um pouco estar a deitar 3 semestres de cadeiras do mestrado ao lixo, mas custa-me sinceramente mais continuar muito mais tempo nesta indecisão. Ultimamente ando a interessar-me bastante pelo mundo financeiro... mas são fases, já me interessei bastante pelo mundo literário, por arquitectura e até por direito.... como é que é suposto estar a escolher algo para a vida toda?! Não é uma noção ultrapassada, essa de se ter uma mesma carreira e profissão durante 40, 40 e tal anos...? Não sei, isso faz-me muita comichão.

Que sugestões me dão? Agradeço! :D

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @lostboy
Poderei fazer transferência para outro curso ou isso não faz sentido visto que supostamente já tenho a "licenciatura"?
Já tendo uma licenciatura poderias concorrer a outro mestrado. Se quiseres mesmo fazer uma outra licenciatura poderias concorrer pelo concurso nacional ou via o concurso especial para titulares de outros cursos superiores, que inclui os licenciados.

Se sair e um dia mais tarde quiser voltar, poderei fazê-lo?
Sim, poderias reingressar depois.

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
O Davis diz que podes reingressar e ele entende mais disto do que eu. Só que se os mestrados integrados vão terminar não terás para onde reingressar.
Mesmo que haja um mestrado igual, vai sofrer alterações com sorte podes ter algumas equivalências

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
P Desistir Mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
F Desistir do mestrado? - Completamente perdido Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 2
A Desistir do curso no secundário Ensino Secundário 1
Tatiana_nunes07 Desistir do curso - ISCTE Ensino Superior - Geral 1
Adri18 Desistir ou continuar? Ensino Superior - Geral 11
S Duvidas sobre candidatura depois de desistir Concurso Nacional e Locais - Público 7
R Quero desistir Ensino Superior - Geral 7
K Desistir de uma cadeira opcional Ensino Superior - Geral 4
A Desistir da praxe Tradições Académicas 5
12345teste Candidatar à residência mas desistir? Alojamento Universitário 1
F Desistir da licenciatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
A Desistir de Direito no 3º ano Ensino Superior - Geral 4
C Desistir do curso Ensino Superior - Geral 6
C Desistir da universidade em Setembro Ensino Superior - Geral 4
Pedro Rafael Desistir do curso Ensino Superior - Geral 2
P Desistir? Ensino Superior - Geral 2
M Desistir do curso Ensino Superior - Geral 1
A Desistir ou continuar? Ensino Superior - Geral 14
C tarde para desistir? Ensino Superior - Geral 22
I Desistir ou continuar? Ensino Superior - Geral 12
P Desistir da Universidade e voltar ao 12°ano Ensino Superior - Geral 3
Daniela Alexandra Costa Desistir do secundário e retomá-lo no próximo ano letivo? Ensino Secundário 1
Ariana Carolina Avançar ou desistir do ensino superior Ensino Superior - Geral 17
Raquel Oliveira Desistir do curso Ensino Superior - Geral 1
MariaR Desistir do curso, continuar ou parar um semestre? Ensino Superior - Geral 2
L Desistir da Candidatura 2.ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 13
M Desistir de um exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
Annie_ Devo desistir de enfermagem e mudar para psicologia? Ensino Superior - Geral 8
W Desistir ou mudar de curso/faculdade? Ensino Superior - Geral 9
L Mestrado em Ciências Biomédicas (UBI) Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
CatarinnaL Mestrado em Conservação e Restauro Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
A Licenciatura em direito e mestrado em RI Ciências Sociais e Serviços 0
D Mestrado área ciências da vida Saúde 0
D Mestrado área ciências da vida Ciências 0
D Onde tirar mestrado de Biomedicina/Bioquímica/Genética Ciências 2
D Mestrado em Direito com licenciatura em Solicitadoria Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
S FAUL Se deixar disciplinas por fazer posso passar para o 4 ano de mestrado integrado ?-FAUL Universidade de Lisboa 0
D ESSPPorto Mestrado Bioquímica Instituto Politécnico do Porto 0
D IPPorto Mestrado em Bioquímica em Saúde ESSPorto Instituto Politécnico do Porto 0
A Mestrado em EGI: ISEP ou UA Tecnologias 0
Catarina_Gui ULusíada Mestrado em psicologia clínica na lusíada do Porto Universidade Lusíada 0
J Mestrado nos EUA Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
S IPG Mestrado Marketing e comunicação IPG Instituto Politécnico da Guarda 0
C ISEG ISEG- mestrado Universidade de Lisboa 0
C Licenciatura em Desporto e Mestrado em Fisioterapia Saúde 0
I Trajar no Mestrado Tradições Académicas 2
Rafael. UA Bioinformática | Mestrado em Bioinformática Clínica | 1ª Edição - 2021/2022 | Universidade de Aveiro 0
Carlitos Magalhães UMinho Mestrado na U.Minho Ciências da Comunicação Universidade do Minho 0
joaopedrofernandes8 Mestrado em Economia com Licenciatura em EGI Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
telden Mestrado em Ensino - Trabalhadores estudantes - estágio e pós laboral inexistente Educação 3