Desistir? Mudar de curso? Sinto-me perdida!

Matrícula
2 Agosto 2021
Olá!

Não sei se me conseguirão ajudar ou orientar… entrei no ensino superior este ano, o meu maior objetivo, no entanto estou a trabalhar ao mesmo tempo e estou num curso de Farmácia, tenho cerca de 8/9h de curso mais 4h de trabalho todos os dias. Está a ser complicado gerir, não tenho tempo para mim, sinto que tenho que abdicar de tempo para mim ou abdicar de umas coisas em detrimento de outras (quase não saio com amigos por exemplo, não tenho sequer tempo para pensar nisso). A juntar a esse facto, não sei se estou feliz naquele curso. Não estou contente com as saídas profissionais porque sei que mesmo mais tarde fazendo um mestrado nunca poderei ser farmacêutica e depois porque achei que o curso se incidiria sobre o laboratório mas não tanto, algo que eu não me vejo muito a fazer (passar muito tempo num laboratório). Só fiz o exame de biologia e geologia. Pensei em mudar de curso no próximo ano, mesmo entrando com os +23, numa área totalmente diferente como gestão ou contabilidade mas não tenho bases de matemática (não terminei o secundário em Portugal) e estudar sozinha iria ser muito complicado. Não queria desistir deste curso sem saber se entraria noutro mas também não me sinto feliz. Estou totalmente perdida.

Sei que é algo mais pessoal mas queria que me mostrassem, se souberem, soluções, opções diferentes de percursos… estou mesmo esgotada.

• Like
Reactions: vascosv_

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
Primeiro de tudo queria dizer que desistir nunca é a melhor opção, há sempre outras opções.
Se realmente não te vês a trabalhar numa área do teu curso não acho que faça sentido continuares. Tenta descobrir que área/emprego gostarias de trabalhar para teres algumas ideias de cursos que gostarias de entrar.
Em relação a bases de matemática, não querendo estudar sozinha, podes sempre tentar encontrar outras pessoas em situações semelhantes como a tua (em fóruns como este) e estudar com elas, ou até mesmo arranjar um explicador que te consiga orientar.

• Like
Reactions: AndreiaSilva1998
Matrícula
2 Agosto 2021
Olá e desde já obrigada pela tua resposta. O problema aqui é que não tenho tempo que consiga despender para ir a explicações ou estudar com alguém estando no curso e a trabalhar… parece que estou presa e não consigo sair disto.

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá e desde já obrigada pela tua resposta. O problema aqui é que não tenho tempo que consiga despender para ir a explicações ou estudar com alguém estando no curso e a trabalhar… parece que estou presa e não consigo sair disto.
Se tiveres a certeza que vais sair desse curso, na minha opinião, não vale a pena perderes mais tempo nele (a não ser que te dê equivalências para o curso que queres entrar).

Apoptosee

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2020
Hey, como tás ?
Então, tive uma situação parecida que não sabia se continuava no curso ou desistia dele por completo.
Terminei o primeiro Biotecnologia que, apesar de parecer ser um ótimo curso, não é o que pretendo seguir futuramente. Algo que me ajudou muito a conseguir gerir melhor minhas escolhas, foi um acompanhamento com um psicólogo e exercícios mentais de como gostava de estar e etc.
Pelo que percebo, acredito que o psicólogo é quem realmente pode te ajudar a definir que caminho deves seguir. Não desista, mesmo sendo muito complicado, sempre há outras opções !!

Matrícula
2 Agosto 2021
Hey, como tás ?
Então, tive uma situação parecida que não sabia se continuava no curso ou desistia dele por completo.
Terminei o primeiro Biotecnologia que, apesar de parecer ser um ótimo curso, não é o que pretendo seguir futuramente. Algo que me ajudou muito a conseguir gerir melhor minhas escolhas, foi um acompanhamento com um psicólogo e exercícios mentais de como gostava de estar e etc.
Pelo que percebo, acredito que o psicólogo é quem realmente pode te ajudar a definir que caminho deves seguir. Não desista, mesmo sendo muito complicado, sempre há outras opções !!
Olá! Obrigada pelo conselho! Boa sorte também para ti, espero que tudo corra bem!