Desistir ou continuar na universidade o que devo fazer?

ManuelCorreia

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Olá Boa noite,

Eu sou o Manuel e tenho 20 anos, eu tenho ouvido falar muito deste fórum por amigos que estão cá e gostaria de ter um feedback vosso em relação ao seguinte.

Eu atualmente estou no curso de estudos asiáticos na flul, só que é o seguinte eu tenho andado descontente e muito triste com a flul porque há um ano mudei de casa e a mudança tem sido muito difícil.

E fui para a universidade porque realmente eu gostei do curso e o curso era aliciante e atrativo, tive 17 no exame de história (embora estavamos no início da época covid) e na altura foi o melhor dia da minha vida quando entrei, especialmente porque tenho dificuldades e tenho síndrome de Asperger e Transtorno Obcessivo Compulsivo (TOC).

E eu fui para a faculdade feliz mas deixando-me de enigmas eu vou ser direto, eu tenho andado no curso e tenho andado muito perdido, mal conheço gente, só muito pouca, mas muito boa e eu apercebi-me que o curso não era o que eu queria, eu esforçava-me, dava o meu melhor só que eu enquanto que línguas tinha muito boas notas, em duas cadeiras, Introdução aos Estudos Asiáticos e Fontes e Métodos para os Estudos Asiáticos, chumbei-as com péssimas notas, uma com 5, a outra nem nota tive.

Isso deixou-me muito desiludido, eu mesmo assim fui a exame a uma delas e tive pior nota ainda com 4, e isso deixou-me frustrado porque eu era tão bom aluno no secundário e agora penso, sou uma porcaria que não presto e que não valo nada, e tive duas cadeiras no 2º semestre e com o objetivo que se chunbasse eu ia me embora da faculdade.

Mas a questão é que passei mas com 10, uma porque pedi ajuda num teste à minha mãe e noutra por causa de um trabalho que demorei duas semanas a fazer e eu senti um gozo, que só podem estar a brincar com a minha cara. Porque eu esforcei-me dei o meu melhor, excedi a minhas barreiras e limites e tive 10, e eu não entendo como é que havia pessoas que tinham 14, 16, 19 e eu com o esforço que fiz nada só 10.

Então eu fartei-me do curso só que entretanto eu tive neste ano mais coisas a meio como uma separação de uma relação que me deixou bastante triste com a essa pessoa, que não vou estar a mencionar, e estudei um ano chinês porque tive de anular a cadeira porque entrei num ciclo vicioso de pressão e não pode continuar porque segundo as regras da universidade só se pode repetir como melhoria de nota e só por exame é não posso assistir às aulas quando esse era o meu objetivo, aprender chinês do 0 e ir às aulas.

E resumindo eu com isto fartei-me só que por um lado eu não quero desiludir o meu coordenador de curso até porque ele tem sido uma pessoa fantástica, que como um mentor mas ao mesmo tempo não quero continuar porque eu já não me sinto motivado a ir para a universidade sinto que é uma tortura, um martírio e ninguém entende o que é ter problemas e muitas vezes chegar atrasado e não conseguir fazer nada porque me sinto cansado por causa do TOC e das minhas compulsões o que ten sido bastante difícil estes últimos dias e com isto da universidade fiquei muito defraudado e desiludido porque sinto que escolhi o curso errado.

E com isto a questão é acham que com isto tudo eu devo continuar ou que deva sair da universidade?

E se sim, acham que vale a pena fazer o 2º semestre do curso ou sair duma vez?

E se sair (apesar de saber que esta parte podia ser outro tópico), acham que devia começar a trabalhar ou estudar num sítio mais leve tipo secundário, e se estudar existe sitos fora de Portugal onde possa estudar de uma forma mais leve e não tão teórica como a universidade, e se sim quais são os processos para me aplicar lá?

Peço imensa desculpa pela desabafo enorme mas é o que estou a sentir agora e estou a escrever com o coração.

martaamachado

Membro
Matrícula
21 Abril 2021
Olá Manuel!

É muito difícil quando estamos constantemente a dar o nosso melhor e a esforçar-nos ao máximo e, mesmo assim, os resultados não são os esperados. Inevitavelmente duvidamos de nós e entramos num ciclo de tristeza.
Na minha opinião, e quanto a desistires do curso, o que eu acho que tens de perceber é se "Estudos Asiáticos" é realmente a tua paixão. Se sim, tens de perceber também se vale a pena todo o esforço por essa paixão.
Penso que deves também pensar na questão da universidade. Às vezes, por muito que gostemos de alguma coisa, o que está em seu redor prejudica e deixamos de gostar tanto.

(Isto está a ficar um bocado confuso)

Basicamente, acho que deves pensar no teu gosto pelo curso, no teu gosto pela universidade, se há outras universidades com o mesmo curso, etc.
Seja quais forem as tuas respostas, desistir ou parar um ano nunca é tempo perdido. Podes sim, trabalhar ou fazer outras coisas que te ajudem a perceber o que que realmente queres e gostas. E se perceberes que o ensino superior não é para ti (não por falta de capacidades mas porque não queres!), está tudo bem na mesma. Não vamos todos ser doutores e ainda bem!

ManuelCorreia

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Olá Marta,

Agradeço bastante a tua resposta, mas indo para o 1º ponto, eu na verdade eu só vim para os Estudos Asiáticos porque queria aprender japonês como deve de ser, e entretanto na altura (estava eu no 10º ano), eu vi as cadeiras de línguas e história eu adorei, mas com o tempo e com as notas, eu apercebi-me que não gosto muito de estudos asiáticos nem de trabalhos académicos e de bibliografias, mas com o tempo, as notas, o chinês e a tal relação, eu tenho ficado desiludido e não tenho vontade para continuar.

Na verdade o que eu gosto é viagens e viajar mas sendo que viajar é um conceito muito vago então eu decidi fazer um teste psicotécncio na Faculdade de Psicologia, embora eu ainda não o tenha começado, e ver o que aí dá.

Na verdade já não gosto do curso e da universidade no geral, e eu com isto queria fazer um ano sabático. Só que para isso eu ainda estou a este ano na universidade a poupar dinheiro com o dinheiro do troco da ida de táxi, porque eu moro num sitio onde não há metro, para o fazer.

Na verdade a única coisa que me motiva ir lá é o curso livre que tenho que é o de catalão, de resto nada me motiva, é um martírio.

E eu não me importava de estudar mas se estudasse tinha de ser em algo tipo secundário ou uma coisa assim leve e não tão académica, tão bibliográfica.

A única coisa que sei é que não quero continuar no curso e quero descansar e fazer um ano sabático.

Mas a questão é acham que devo parar e continuar a estudar só que numa coisa mais leve como disse acima? Ou acham que devia logo começar a trabalhar?

E se for estudar em algo mais leve sabem como é que posso estudar no estrangeiro (sendo que gostava de ter a minha 1ª experiência internacional) mas assim numa coisa mais leve como a que disse acima?

E se fosse trabalhar quais são algumas profissões que podia fazer e ao mesmo tempo viajar (embora isto podia ser outro tópico)?

Peço imensa desculpa pelas questões todas mas é que atualmente são as questões que sinto que tenho.