Desistir ou continuar?

Inês Manta

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2018
Olá! Decidi publicar aqui pois encontro-me com um sério dilema...
Estou no último ano do curso de licenciatura em enfermagem, tenho 22 anos... entrei para este curso depois do secundário porque não sabia bem o curso ou a área que eu gostava mais e queria fazer para a vida e então fui para Enfermagem. Pensei que era um curso que eu ia gostar porque ia exercer uma profissão em que poderia ajudar outras pessoas, uma profissão de responsabilidade e grande respeito... e além disso sempre fui mentalizada pelos meus pais que devia tirar um curso superior, especialmente na área das ciências porque essa área é que dava mais perspectivas de emprego... o que acontece é que sempre fui uma pessoa muito introvertida, muito tímida, com grande dificuldade em fazer amizades e me relacionar com as pessoas é sempre sofri com isso. Sempre me senti inferiorizada, com muito pouca auto estima.
Entrei para o primeiro ano do curso cheia de medo do que poderia acontecer mas também com grandes expectativas de recomeçar de novo, de conhecer novas pessoas, de ser muito feliz, fazer muitos amigos etc... mas a realidade não correspondeu, devido à minha personalidade, fiz 1 ou 2 amigos/conhecidos com quem neste momento nem falo, não consegui madrinha/padrinho de curso, enquanto que via todos os outros à minha volta mais felizes que eu e senti me mesmo mal...
entrei numa depressao e começei a tomar antidepressivos e ansioliticos e ajuda psicológica
as minhas notas eram muito baixas no primeiro ano
Consegui passar e no segundo ano da faculdade, no momento do ensino clinico, na prática propriamente dita é que me apercebi do que realmente enfermagem significa
Tive bastante má prestação, tive muitos problemas de ansiedade, no meu caso ansiedade social e acabei por isso por ter má nota mas deu para ficar aprovada
A partir daí, foram todos os estágios assim
Sempre procurei ajuda para ultrapassar o meu problema mas mesmo assim em todos os estágios que eu fiz até agora foram todos iguais
Cheguei ao ponto que disse aos meus pais que não queria continuar, queria desistir, mas eles disseram para eu continuar porque já estava no terceiro ano e mesmo que não gostasse do curso, devia acabá-lo e depois logo se via o que eu queria fazer
Cheguei ao quarto ano, fiz o estágio e foi aí que eu estava farta de lutar, de tentar resistir e reprovei
Enfermagem é uma profissão em que é necessário ter boas competências comunicacionais, o que eu não tenho e apesar de me esforçar e tentar superar, e reprovei
Podia não desistir e continuar para tentar acabar mas não quero chumbar outra vez para o ano e perder mais dinheiro e gastar mais tempo numa coisa que não dá
Se eu desistir, não faço ideia daquilo que quero fazer, nem a minha área de interesse
já tenho 22 anos e tenho receio de nunca vir a descobrir aquilo que realmente eu quero para mim
Devido ao eu ser tímida e introvertida, não sei se algum dia irei conseguir arranjar alguma profissão em que eu seja bem sucedida ou que tenha sucesso e que goste realmente
Sinto me uma desilusao e um fracasso, tanto para mim como para os meus pais

se alguém me puder oferecer alguns conselhos/opiniões ficarei muito agradecida.

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá! Lamento que estejas a passar por tudo isso e que aquilo que o curso e a vida académica não tenha correspondido às tuas expectativas! :/ Não sei muito bem como te ajudar porque enfermagem não é a minha área, mas já pensaste em pedir ajuda a um psicólogo? Ajuda psicológica é fulcral quando não conseguimos lidar connosco sozinhos. Pode ajudar-te a ultrapassar as tuas fobias e ansiedades sociais! Quanto a desitires do curso acho que deves ponderar muito bem, sobretudo pelo facto de estares quase a acabar!
Espero que corra tudo bem!
Força! 😊

Inês Manta

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2018
Obrigada pelos concelhos
Neste momento encontro me numa depressao, e vou começar a tomar medicação para começar a tratar disto assim como vou ter ajuda psicológica
Eu não queria mesmo desistir mas com esta depressao não sei se vou conseguir, pois no estágio anterior que eu chumbei, a razão foi basicamente o meu estado depressivo, não conseguia estudar, não me conseguia concentrar, ia para lá tipo “zombie”
Mesmo que não seja aquilo que eu queira fazer na vida, queria acabar mesmo só para ter um diploma, pois isso já ajuda muito no mercado de trabalho
Não é só por eu não ter um curso superior que os outros são melhores que eu, se não conseguir acabar também não é o fim do mundo certo?

LuisPN

Membro
Matrícula
11 Dezembro 2016
Obrigada pelos concelhos
Não é só por eu não ter um curso superior que os outros são melhores que eu, se não conseguir acabar também não é o fim do mundo certo?
Certo! Há muita gente que não acaba os seus cursos superiores porque entretanto se farta do curso e vê que não era oq queria para a vida ou por outras situações.. independentemente do que faças não ligues à opinião dos outros e faz o que achares melhor para o teu futuro e que te faça feliz.

• Like
Reactions: mariana faria

Inês Manta

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2018
Porque na altura eu nao sabia a área de estudos que eu realmente queria mudar então continuei a pensar que ia acabar por gostar à medida que ia estagiando... foi um enorme erro, eu sei

• Like
Reactions: Rui Veiga

Inês Manta

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2018
Certo! Há muita gente que não acaba os seus cursos superiores porque entretanto se farta do curso e vê que não era oq queria para a vida ou por outras situações.. independentemente do que faças não ligues à opinião dos outros e faz o que achares melhor para o teu futuro e que te faça feliz.

Até posso tirar outro curso que goste mais tarde
Conheci varias pessoas no curso de enfermagem que já tinham mais de 30 anos, e que estão a gostar do curso
Isso é prova de que nunca é tarde de mais para tirar um curso e se fazer o que realmente se gosta
Post automatically merged:

pois mas faltando tão pouco devias tentar acabar
Eu vou tentar acabar, isso vou

• Like
Reactions: LuisPN

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
sim há pessoas que depois de tirarem um curso depois tiram outro de uma área totalmente diferente. ( ou outro da mesma área para complementar o primeiro)