Pela minha experiência, às vezes embirramos com certas cadeiras e fica na cabeça que nunca vamos conseguir terminar e que é impossível passar e que nós simplesmente não fomos feitos para isto. A verdade é que muitas vezes isso é completamente psicológico e não traduz, em nada, a real dificuldade da cadeira nem a nossa capacidade de a fazer ou não. Eu lembro-me que embirrei com algumas cadeiras na minha licenciatura mas eventualmente consegui fazê-las depois de tentar deconstruir as minhas expectativas da cadeira.
A minha sugestão é continuares e terminares as 5 cadeiras, principalmente se gostas da área do teu curso. Pega nas cadeiras de raiz, não comeces a estudar o último capítulo nem a estudar 5 minutos à espera de perceber tudo. Começa pelo básico, perceber as definições, ... ao longo do estudo vai fazendo checks em ti própria "Ok, sei o que é isto? Há alguma coisa que me é desconhecida? Consigo perceber exatamente o que se está a fazer aqui?". Quando a resposta for não, pára. Volta atrás, revê os conceitos e vai fazendo progresso assim. A partir de um momento há normalmente um "unlock" em que percebemos que afinal a cadeira é fazível e que já não nos amedronta tanto.
Relativamente à motivação, acho que é o aspeto mais difícil porque não passar a cadeiras é normalmente devastador e ficamos em baixo com a situação. A minha mentalidade sempre foi: "Se não passei a uma cadeira é porque não era a minha altura para a passar e não sabia o suficiente. Esta é uma nova oportunidade para poder tirar boas notas e de facto compreender aquilo que estou a estudar. Não passar a uma cadeira não diz rigorosamente nada sobre a minha inteligência ou capacidade, apenas que naquela altura específica não estive à altura do desafio por alguma razão". Não tentes forçar ou pensar "Epa, ou passo isto a bem ou a mal" porque os pensamentos negativos vão acabar por funcionar de forma retroativa sobre as tuas experiências nessas cadeiras, os teus medos, etc.
Boa sorte! Estás à vontade para usar o fórum para apoio!

Temos também várias pessoas de farmacêutica, medicina, biologia, ... por isso talvez até possas tirar dúvidas por cá.