Desmotivação com o curso. Não sei se devo mudar

ErIcAD

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2017
Olá, bom dia. Eu estou no primeiro ano de MICF, Mestrado integrado em ciências farmacêuticas na universidade de Coimbra e sinto-me desmotivada porque apesar de estudar, (se é um estudo efetivo? Não sei) tiro notas muito baixas em relação às minhas expectativas e em comparação aos meus amigos do meu curso e de outros cursos. Supostamente já devia ter passado a fase da adaptação e agora estar melhor, tirar melhores notas, mas vejo-me aflita a passar às cadeiras do segundo semestre e AINDA SÓ ESTOU NO PRIMEIRO ANO. No primeiro semestre tirei notas baixas e chumbei a uma cadeira. Não sei se deva mudar de curso, no fundo sei que quero desistir por parecer mais fácil desistir do que continuar a tirar piores notas que os outros, ou se devo continuar no curso mesmo com estas notas fracas. Sei que a média conta para a entrada profissional e já não há muito emprego para farmacêuticos, o que agrava mais a minha situação.
Mais uma pergunta, se eu decidir mudar de curso pedindo transferência de curso, ainda tenho direito a bolsa?
Obrigada!!

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Olá, bom dia. Eu estou no primeiro ano de MICF, Mestrado integrado em ciências farmacêuticas na universidade de Coimbra e sinto-me desmotivada porque apesar de estudar, (se é um estudo efetivo? Não sei) tiro notas muito baixas em relação às minhas expectativas e em comparação aos meus amigos do meu curso e de outros cursos. Supostamente já devia ter passado a fase da adaptação e agora estar melhor, tirar melhores notas, mas vejo-me aflita a passar às cadeiras do segundo semestre e AINDA SÓ ESTOU NO PRIMEIRO ANO. No primeiro semestre tirei notas baixas e chumbei a uma cadeira. Não sei se deva mudar de curso, no fundo sei que quero desistir por parecer mais fácil desistir do que continuar a tirar piores notas que os outros, ou se devo continuar no curso mesmo com estas notas fracas. Sei que a média conta para a entrada profissional e já não há muito emprego para farmacêuticos, o que agrava mais a minha situação.
Mais uma pergunta, se eu decidir mudar de curso pedindo transferência de curso, ainda tenho direito a bolsa?
Obrigada!!
Olá. Se achas que não estás a gostar do curso acho que deves mudar. Como dizes, o futuro dos farmacêuticos é muito incerto. Claro que esse curso tem mais saídas mas a grande maioria das pessoas que tira CF está a trabalhar numa farmácia. Porque para investigação, trabalho laboratorial penso que dão mais prioridade a outros cursos tipo bioquímica, ciências biomédicas...Eu também tinha pensado em CF mas felizmente apercebi-me a tempo que é um curso em que não vale a pena apostar muito. Não sei se gostavas de continuar numa área relacionada mas se sim até podes ter equivalências a algumas cadeiras e, portanto, não perdes completamente o ano!
Para manteres a bolsa tens que fazer, pelo menos, 36 créditos este ano.
Fica bem 😘

• Like
Reactions: ErIcAD

ErIcAD

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2017
Olá. Se achas que não estás a gostar do curso acho que deves mudar. Como dizes, o futuro dos farmacêuticos é muito incerto. Claro que esse curso tem mais saídas mas a grande maioria das pessoas que tira CF está a trabalhar numa farmácia. Porque para investigação, trabalho laboratorial penso que dão mais prioridade a outros cursos tipo bioquímica, ciências biomédicas...Eu também tinha pensado em CF mas felizmente apercebi-me a tempo que é um curso em que não vale a pena apostar muito. Não sei se gostavas de continuar numa área relacionada mas se sim até podes ter equivalências a algumas cadeiras e, portanto, não perdes completamente o ano!
Para manteres a bolsa tens que fazer, pelo menos, 36 créditos este ano.
Fica bem 😘
Muito obrigada por responderes!
Vi que estás em engenharia química, o que achas do curso? Eu sempre pensei em engenharia, mas como tinha matemática e não tinha muitas oportunidades de emprego eu descartei a ideia, consegues-me falar um pouco do teu curso?
Para mim CF é o mais indicado porque eu sempre quis trabalhar em algo relacionado com fábricas é algo relacionado com saúde, por isso é que pensei em cf, mas o primeiro ano é muito geral. Também pensei em mudar para o Porto, mas não sei se o ambiente é acolhedor como Coimbra.
Se calhar dou mais uma oportunidade e se as coisas não correrem bem no segundo ano mudo
Obrigada ❤

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Muito obrigada por responderes!
Vi que estás em engenharia química, o que achas do curso? Eu sempre pensei em engenharia, mas como tinha matemática e não tinha muitas oportunidades de emprego eu descartei a ideia, consegues-me falar um pouco do teu curso?
Para mim CF é o mais indicado porque eu sempre quis trabalhar em algo relacionado com fábricas é algo relacionado com saúde, por isso é que pensei em cf, mas o primeiro ano é muito geral. Também pensei em mudar para o Porto, mas não sei se o ambiente é acolhedor como Coimbra.
Se calhar dou mais uma oportunidade e se as coisas não correrem bem no segundo ano mudo
Obrigada ❤
Como tu, também queria trabalhar em algo relacionado com a saúde mas não diretamente. Na altura, queria trabalhar na indústria farmacêutica e vi que Engenharia Química seria o mais adequado para tal. Depois de entrar aqui, percebi que há muitas saídas e áreas diferentes onde posso trabalhar mas ainda tenho o desejo de experimentar a indústria farmacêutica e ver como é. Para se trabalhar na indústria farmacêutica os cursos mais indicados são Engenharia Química, Bioengenharia, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Bioquímica...
Relativamente à matemática, eu no 12ºano também me saturei um bocado de matemática e quando me candidatei a Engenharia fi-lo com receio de não conseguir aguentar a matemática na faculdade. A verdade é que correu melhor do que eu esperava. Porque acho que comecei a entender a utilidade de certas coisas da matemática agora na faculdade. Claro que há cenas chatas e aborrecidas mas até agora passei a todas as cadeiras relacionadas com matemática. Outra coisa que eu notei que fez muita diferença no meu "sucesso" foi o pessoal que conheci. Tive sorte porque fiz amizades incríveis na faculdade (melhores do que no secundário) e isso dá-me motivação para estudar mesmo quando as coisas não correm sempre bem. Não conheço muita gente na FFUP mas não parece haver mau ambiente ou muita competição. És do Porto? :)
Mas sim fazes bem em continuar e vais indo e vendo. Se no 2º ano continuares a não achar muita piada ao curso, mudas! Ainda vais muito a tempo.
Qualquer coisa podes mandar mensagem privada.

De nada <3

ErIcAD

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2017
Como tu, também queria trabalhar em algo relacionado com a saúde mas não diretamente. Na altura, queria trabalhar na indústria farmacêutica e vi que Engenharia Química seria o mais adequado para tal. Depois de entrar aqui, percebi que há muitas saídas e áreas diferentes onde posso trabalhar mas ainda tenho o desejo de experimentar a indústria farmacêutica e ver como é. Para se trabalhar na indústria farmacêutica os cursos mais indicados são Engenharia Química, Bioengenharia, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Bioquímica...
Relativamente à matemática, eu no 12ºano também me saturei um bocado de matemática e quando me candidatei a Engenharia fi-lo com receio de não conseguir aguentar a matemática na faculdade. A verdade é que correu melhor do que eu esperava. Porque acho que comecei a entender a utilidade de certas coisas da matemática agora na faculdade. Claro que há cenas chatas e aborrecidas mas até agora passei a todas as cadeiras relacionadas com matemática. Outra coisa que eu notei que fez muita diferença no meu "sucesso" foi o pessoal que conheci. Tive sorte porque fiz amizades incríveis na faculdade (melhores do que no secundário) e isso dá-me motivação para estudar mesmo quando as coisas não correm sempre bem. Não conheço muita gente na FFUP mas não parece haver mau ambiente ou muita competição. És do Porto? :)
Mas sim fazes bem em continuar e vais indo e vendo. Se no 2º ano continuares a não achar muita piada ao curso, mudas! Ainda vais muito a tempo.
Qualquer coisa podes mandar mensagem privada.

De nada <3
Muito obrigada! Já mandei mensagem privada!

• Fabulous
Reactions: Ms. Angie

mhqfs

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2020
Curso
MICF
Instituição
FFUP
Obrigada!!
Olá! Queria só dizer que já estive exatamente na mesma situaçao que tu! Estou no micf na ffup no 3º ano. No primeiro ano, tal como tu, tirei notas baixas e chumbei a 1 cadeira no primeiro semestre sendo que o segundo semestre foi uma total luta pela sobrevivência e acabei por conseguir fazer só 2 cadeiras (espero que não te aconteça o mesmo!). Fiquei bastate desanimada porque estava habituada a tirar más notas no secundário quando não estudava e não quando me esfalfava a estudar... Ainda assim e também porque não me imaginava noutro curso por mais pesquisas que fizesse deicidi continuar! Agora estou no terceiro ano e o meu segundo semestre continua um bocado confuso, todo um malabarismo de cadeiras mas sinto-me muito mais motivada e ambientada :)
Tens razão quando dizes que o primeiro ano é muito geral, imagino que as vossas cadeiras sejam parecidas com as nossas e acho que no segundo ano fica mais interessante!
Em relação a estares no segundo semestre e supostamente teres passado já a fase de adaptação: cada um tem o seu tempo, acho que a minha fase de adaptação durou para aí um ano e meio ou mais ahah Quando vim para este curso sabia que ia ser difícil mas não sabia que ia ser tãoo difícil e foi uma chapada na cara mas agora acho que estou no sítio certo e estou a seguir ao meu ritmo. É um bocado chato andar com cadeiras para trás e ver os nosso amigos a continuarem mas não é o fim do mundo.
Em relação a mudar para a ffup, não ouço dizer que cá seja mais fácil que Coimbra, pelo contrário mas conheço algumas pessoas que fizeram isso!

ErIcAD

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2017
Olá! Obrigada por responderes, sinto-me melhor por ver que também há pessoas como eu ahaha
Eu também não me vejo noutro curso, por isso é que estou mesmo a tentar não desistir e achar que é só uma fase! Estou em época de exames e já passei a 2 cadeiras, mas não estou muito confiante com as outras 😅 Sim, andar com cadeiras para trás não é o fim do mundo, mas eu quero mesmo tentar fazer todas na sua altura para acabar o curso nos 5 anos e voltar para o meu norte. Ainda não me ambientei com a cidade e a distância prejudica-me, mas ir para o Porto é começar tudo de novo e acho que dava em maluca (ainda mais). Desmotiva-me muito ver os outros a conseguir e eu não, nunca pensei que fosse TÃO difícil para mim! O segundo ano vai ser decisivo!
Enfim, obrigada! Boa sorte para o resto do curso!

mhqfs

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2020
Curso
MICF
Instituição
FFUP
Acho que se mudares para o Porto não tens de começar tudo de novo porque consegues algumas equivalências! Estar ambientada na cidade em que vives é importante por isso não ponhas essa hipótese totalmente de lado!
Força neste fim de semestre, já faltou mais!

• Like
Reactions: Ms. Angie
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Carla Cavalheiro Desmotivação com o curso... não sei se devo mudar Ensino Superior 3
M Indecisão no curso, desmotivação. Ensino Secundário 1
C Desmotivação para estudar para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
N Desmotivação e notas Ensino Secundário 13
I Desmotivação ao terminar a licenciatura Ensino Superior 0
Luís_Sousa Desmotivação! Ensino Secundário 4
P Mudança de par instituição/curso com exames da segunda fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
S Exame de BG com a estrutura deste ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
P Media de 10 com 2 negativas Ensino Secundário 1
M Escola no Porto com MACS e ALEMÃO 11°ano Ensino Secundário 1
E O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Curso de Línguas e Humanidades com Economia? Ensino Secundário 2
P Nota atual da disciplina e se posso finalizar a disciplina com o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Rpaiva Transferência com unidades curriculares reprovadas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
L Mudar de país com o curso por acabar Ensino Superior 4
C Mestrado em gestao com licenciatura em ciencias empresariais Ciências Económicas e Empresariais 0
Matheus Abreu brasileiro com nacionalidade Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Portanto, que formacoes superiores obter para trabalhar com ambiente ou natureza, sem possuir licenciatura de base? Recursos Naturais 3
D Passar com negativa 10 ano Ensino Secundário 6
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
A Soluções endirecto.com 2 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Universidades com prazos diferentes. Concursos Institucionais – Privado 2
Luís Franco Linguahouse.com Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
inesgomesfonseca olá, alguém me podia solicitar as soluções do manual "encontros" de português 12º ano? Com urgência Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Debora_Catarina Como obter o 12 ano com o 9 ano? Ensino Secundário 1
Eupropria iTeen 10º ano soluções alguém me arranja urgente! eduardacarvalho2607@gmai.com Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Juam Concorrer com apenas uma prova ingresso? Concurso Nacional e Locais - Público 2
G Cursos relacionados com a parte humana Saúde 2
J Bom dia, alguém tem o manual do professor do Planeta com Vida, 12o ano? Obrigado Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
V Manual do professor Biologia 12º - Planeta com vida Pedido de Recursos - Ensino Secundário 10
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
L Posso trajar com o traje masculino? Tradições Académicas 1
V Candidatura ao Ensino Superior com SAT Concurso Nacional e Locais - Público 0
T Livro do " Chinês" - FQA - está de acordo com o programa? Ensino Secundário 4
C Estudante com ensino secundário estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 3
R Endirecto.com 5 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
F Acesso ao ensino superior com exame 2018 Concurso Nacional e Locais - Público 11
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 2
A Para acabar com as Fake News Exames Nacionais e Provas de Ingresso 101
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
beatriznsantos02 De alunos para alunos: Projeto Com Ânimo, Sem Pânico Geral 9
D Inscrição para os exames nacionais com cartão de residência on-line Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Recursos do professor (com Soluções) Matemática em acção 9 Editora Raiz Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Onilau Ajuda com método de estudo Ensino Secundário 0
F Recursos do Professor (com soluções) Português - 9° Ano - Conto Contigo 9 (Porto Editora) Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
E Passe do metro com mais de 23 anos Bolsas e Residências 4
Marcello Martins Ficar com a disciplina feita Ensino Secundário 3
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 1
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0