Desporto na FADEUP vs ESE-Porto

PedroD_Vieira

Membro
Matrícula
28 Outubro 2020
Boas,

Gostava de saber se há aqui alguém a tirar licenciatura em Desporto na ESE- Porto e me pudesse falar um pouco acerca do curso e instituição, assim como se há alguém com conhecimentos acerca de Ciências do desporto na FADEUP que também me elucida-se sobre o mesmo.
Tenho interesse em concorrer a uma destas instituições, mas estou um pouco confuso visto que o plano de estudos de ambos parece semelhante e gostava de saber as diferenças entre os dois.
Obrigado.

C4rla

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2019
Curso
Ciências do Desporto | Biologia
Instituição
UTAD | UC
Penso que a única diferença seja ao nível da especialização. Ciências do desporto permite, no 3º ano, enveredar por vários ramos de especialização como treinador de futebol, de voleibol, prescrição do exercício, etc. Desporto já não tem esse 3º ano de especialização, sendo mais genérico.

legitium

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Penso que a única diferença seja ao nível da especialização. Ciências do desporto permite, no 3º ano, enveredar por vários ramos de especialização como treinador de futebol, de voleibol, prescrição do exercício, etc. Desporto já não tem esse 3º ano de especialização, sendo mais genérico.
Okay, acho que faz sentido! Obrigado

PedroD_Vieira

Membro
Matrícula
28 Outubro 2020
Obrigado pelo esclarecimento!

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Eu penso que a diferença estão nas saídas do curso. Na FADEUP, pelo que vi, tens quatro saídas (Treino Desportivo, Populações Especiais, Gestão Desportiva e Exercício Físico). Já na ESE Porto, tens apenas duas saídas (Treino Desportivo ou Exercício Físico). Ou seja, se fores para a FADEUP, tens mais áreas para escolher do que na ESE Porto. Exemplo: se fores para Gestão Desportiva, apenas na FADEUP podes ter esse minor, na ESE Porto não.

PedroD_Vieira

Membro
Matrícula
28 Outubro 2020
Eu penso que a diferença estão nas saídas do curso. Na FADEUP, pelo que vi, tens quatro saídas (Treino Desportivo, Populações Especiais, Gestão Desportiva e Exercício Físico). Já na ESE Porto, tens apenas duas saídas (Treino Desportivo ou Exercício Físico). Ou seja, se fores para a FADEUP, tens mais áreas para escolher do que na ESE Porto. Exemplo: se fores para Gestão Desportiva, apenas na FADEUP podes ter esse minor, na ESE Porto não.
Pois foi o que reparei!
Mas acho que esclareceste bem a minha dúvida! :D Obrigado!

• Like
Reactions: Ricardo Santos Rosa
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
L ESEPPorto CTESP Desporto ESE Porto Instituto Politécnico do Porto 0
D IPS Nutrição no desporto Instituto Politécnico de Setúbal 0
A Licenciatura em Desporto, Atividade Física e Saúde Desporto e Artes do Espetáculo 1
Valentina Guedes Questionário de Desporto (DGES) Ensino Superior - Geral 2
D Desporto e Bem-Estar - IPLeiria Desporto e Artes do Espetáculo 0
D IPLeiria Desporto e Bem-Estar Instituto Politécnico de Leiria 0
F FCUL Desporto Universitário na FCUL 2020/2021. Dúvidas para esclarecer Universidade de Lisboa 1
Marco L. Lista de Candidatos a Desporto - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 21
M IPV Curso de Desporto na ESEV Instituto Politécnico de Viseu 0
L Desporto Universitário Ensino Superior - Geral 59
Ricardo Santos Rosa IPG Desporto Instituto Politécnico da Guarda 0
Ricardo Santos Rosa IPG Desporto Universitário - IPG Instituto Politécnico da Guarda 0
Ricardo Santos Rosa Caloiros Ciências do Desporto/Desporto 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 14
dani_filipa UMinho Desporto universitário Universidade do Minho 2
C Pré-Requisitos - Curso de Desporto Pré-Requisitos 2
iLeandro Diferença: Ciências do Desporto vs Desporto? Desporto e Artes do Espetáculo 2
A Desporto em Lisboa Ensino Superior - Geral 0
Jéssica Melo Nutrição e Desporto Saúde 1
T Praxes de Desporto na Lusófona Tradições Académicas 0
T Saída profissional Desporto Desporto e Artes do Espetáculo 3
E FMHUL Gestão de Desporto - FMH Universidade de Lisboa 2
T Desporto Lusófona Candidatos 2019/2020 0
Crisgante Mudar de Desporto para Nutrição... Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
C Desporto na Guarda, desporto e atividade física em Castelo Branco ou desporto, condição física e saúde em Rio Maior? Desporto e Artes do Espetáculo 1
T Pratica de desporto no ensino superior Candidatos 2018/2019 4
Carlitos Magalhães Aulas e desporto, combina? Ensino Superior - Geral 1
J FCTUNL Desporto Universitario Universidade Nova de Lisboa 1
NeiaJ Cursos de Desporto Concurso Nacional e Locais - Público 4
AiAna ULisboa Desporto e faculdade Universidade de Lisboa 0
A Ciências do Desporto (Dúvidas) Desporto e Artes do Espetáculo 0
L Ciências do Desporto/Educação Física Desporto e Artes do Espetáculo 0
Kryniawild Ciências do Desporto (FMH) Feedback Desporto e Artes do Espetáculo 1
J UBI Ciências do Desporto Universidade da Beira Interior 0
M Ciências do Desporto, Fisioterapia ou Reabilitação Psicomotora? Desporto e Artes do Espetáculo 2
F Média Faculdade de Nutrição e Desporto Desporto e Artes do Espetáculo 1
L IPSantarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Instituto Politécnico de Santarém 1
Z ULHT Educação Física e Desporto Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
JRaminhos FADEUP Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Universidade do Porto 1
D Candidatos Desporto/Ciências do Desporto 2017/2018 Candidatos 2017/2018 8
diogofabrício Direito depois de Desporto! Estratégias para isto... Ensino Secundário 0
Anarfr Curso de Desporto no Secundário? Ensino Secundário 2
Nisoares98 ISMAI Desporto Instituto Universitário da Maia 1
R Desporto Universitário Ensino Superior - Geral 4
L IST Desporto no Técnico Universidade de Lisboa 1
Sílvia C Oliveira IPVC Desporto Instituto Politécnico de Viana do Castelo 0
João Neves1 ULisboa Desporto Universitário - Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 6
J Ciências do desporto Desporto e Artes do Espetáculo 65
NGomes Gestão do Desporto Desporto e Artes do Espetáculo 7
Joana.SGaspar IPSantarém ESE-IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém 0
Salomé Baptista Caloiros Ese-Ipp Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0