Desporto Universitário

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Ah sim... O nosso querido Toureiro 😂 tive-o como professor durante 2 anos.
É mesmo como disseste, temos de acompanhar bem, mas acho que com esforço consegue-se
Ele não foi o meu professor em termos de turmas, mas para mim, é um dos melhores professores que a escola tem de Educação Física. O que não gosto é do Galrito (o professor que vem de um triciclo). E eu tive aulas com ele, 2 anos, durante o curso de desporto.
Em termos do Desporto Universitário, vais conseguir. Como eu disse, é questão de tentares falar com a Associação Académica/Estudantes da faculdade onde vais candidatar. Normalmente, as competições de Ginástica são sempre em Junho, até lá, é treinares e melhorares.

NeiaJ

Membro Veterano
Matrícula
20 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
ES Augusto Cabrita
Ele não foi o meu professor em termos de turmas, mas para mim, é um dos melhores professores que a escola tem de Educação Física. O que não gosto é do Galrito (o professor que vem de um triciclo). E eu tive aulas com ele, 2 anos, durante o curso de desporto.
Em termos do Desporto Universitário, vais conseguir. Como eu disse, é questão de tentares falar com a Associação Académica/Estudantes da faculdade onde vais candidatar. Normalmente, as competições de Ginástica são sempre em Junho, até lá, é treinares e melhorares.
Por acaso não conheço o Galrito, nunca o tive nem vi ahahaha vamos lá ver, ainda tenho de conseguir entrar primeiro 😂

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Olá @P1NH31R0
Boas, alguém sabe se e como se irão realizar as competições de desporto universitário na região de Lisboa este ano? Candidatei-me para Lisboa e gostava de continuar a prática de desporto, agradecia se alguém soubesse responder.
Quer sobre as competições quer da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (Campeonatos Universitários de Lisboa), quer pela Federação Académica do Porto (Campeonatos Académicos do Porto), quer pela Federação Académica do Desporto Universitário (Campeonatos Nacionais, Fases Finais e Apuramentos Zonas Norte, Centro e Sul), ainda não há nada, mas vou deixar um link de ambos os sites, para ficares atento (e também para quem está interessado), portanto esta informação deve ser dada em Setembro/Outubro.

Federação Académica do Desporto Universitário (FADU): www.fadu.pt
Federação Académica do Porto (FAP/CAP): www.fap.pt
Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL/CUL): www.adesl.pt

Olá @Marco Aparício
Será que alguém me pode falar sobre a equipa de futsal da UE?
Eu joguei uma vez contra a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), futsal e basquetebol em 2019 e a fase de apuramento NCS da FADU é diferente do CUL e do CAP Eles tem uma boa equipa, mas não uma excelente equipa, porque futsal a zona NCS, tens o Politécnico de Leiria (P. Leiria), a Universidade do Minho (AAUM), a Universidade de Coimbra (AAC) e o Politécnico de Coimbra (IPC), e estes são muito fortes, a AAUM é 3º lugar Europeu e a AAC é campeã nacional. Mas também tens algumas que podem dar luta como a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD), Universidade do Aveiro (AAUAv), a Universidade do Algarve (AAUAlg) e possívelmente a Universidade da Beira Interior (AAUBI), isso só no futsal e não estou a contar as da ADESL (Área Metropolitana de Lisboa) nem do FAP (Área Metropolitana do Porto).
Mensagem fundida automaticamente:

Para os interessados no Desporto Universitário, já saíram as normas da Direção Geral de Saúde, sobre as competições. Agora é questão de aguardar as normas quer da FADU, quer da ADESL, quer da FAP, quer das Associações Académicas/Estudantes/Instituições de Ensino Superior

Última edição:
Matrícula
17 Maio 2020
Pessoal, queria saber um pouco das vossas experiências pessoais em relação à prática desportiva na universidade. Gostava de saber como é que foi a vossa adaptação nesse aspeto, se é difícil/fácil conciliar o desporto com a universidade... Eu adoro desporto ( gosto bastante de futebol/futsal) e caso seja possível entrar no desporto universitário (face à pandemia pode não ser possível) estou bastante interessada em participar, mas tenho algum receio de perder o foco nos estudos, podendo ser prejudicial... Como é foram as vossas experiências?

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Olá @Lara Oliveira Rodrigues
Pessoal, queria saber um pouco das vossas experiências pessoais em relação à prática desportiva na universidade. Gostava de saber como é que foi a vossa adaptação nesse aspeto, se é difícil/fácil conciliar o desporto com a universidade... Eu adoro desporto ( gosto bastante de futebol/futsal) e caso seja possível entrar no desporto universitário (face à pandemia pode não ser possível) estou bastante interessada em participar, mas tenho algum receio de perder o foco nos estudos, podendo ser prejudicial... Como é foram as vossas experiências?
Vou contar a ninha experiência. Entrei no IPG em 2017, no entanto só entrei nas equipas universitárias em 2018. A minha adaptação foi fácil no futsal e ok no basquetebol (e eu digo OK, porque com os meus colegas foi fácil, mas o treinador, não muito). No meu caso, foi fácil conciliar o Desporto Universitário com as aulas. Em relação ao perder o foco nos estudos, não vais perder, é uma maneira de aliviar o stress das aulas e a pressão dos trabalhos que tens ao longo do ano. Mas quer o foco nos estudos, quer conciliar aulas com o desporto universitário, variam sempre de aluno para aluno.

Carolina1311

Membro
Matrícula
15 Junho 2019
Curso
Matemática Aplicada
Instituição
FCUL
Olá!!

Na candidatura, na parte do desporto coloquei não, porque eu não fiz desporto neste passado ano letivo, mas mesmo assim poderei entrar em alguma equipa na universidade para onde for?

Na altura da candidatura não sabia bem para que servia aquela pergunta e como não pratiquei nada durante este ano acabei por colocar não (visto que não é continuar pois não estava a fazer nada 😅)...

Obrigada desde já pelas futuras respostas!!!

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Olá!!

Na candidatura, na parte do desporto coloquei não, porque eu não fiz desporto neste passado ano letivo, mas mesmo assim poderei entrar em alguma equipa na universidade para onde for?

Na altura da candidatura não sabia bem para que servia aquela pergunta e como não pratiquei nada durante este ano acabei por colocar não (visto que não é continuar pois não estava a fazer nada 😅)...

Obrigada desde já pelas futuras respostas!!!
Olá! Sim, podes sempre candidatar. Acho que aquela pergunta era para saber se querias frequentar uma equipa universitária. Quando fizeres a matrícula informa junto a Associação Académica/Estudantes ou a Instituição de Ensino Superior

• Like
Reactions: Carolina1311

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Boas, o IST (ou a ULisboa) têm natação ou têm pelo menos equipa para os campeonatos universitários? Tinha ideia que tinha, mas fiz uma pequena pesquisa e não encontrei nada em concreto.

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Boas, o IST (ou a ULisboa) têm natação ou têm pelo menos equipa para os campeonatos universitários? Tinha ideia que tinha, mas fiz uma pequena pesquisa e não encontrei nada em concreto.
Boas, tem sim, quer a ULisboa, quer o IST. É questão de informares quer na ULisboa, quer na AEIST, que queres competir na Natação

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Boas, tem sim, quer a ULisboa, quer o IST. É questão de informares quer na ULisboa, quer na AEIST, que queres competir na Natação
Thanks, pode ser que assim a entrada no ensimo superior não seja sinónimo do fim da minha jornada enquanto praticante da modalidade.

• Like
Reactions: Ricardo Santos Rosa

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Thanks, pode ser que assim a entrada no ensimo superior não seja sinónimo do fim da minha jornada enquanto praticante da modalidade.
No problem. Contudo ensino superior ou não, federado ou não, não deves abandonar os teus sonhos. Eu não sou federado e jogo futsal e basquetebol da minha faculdade. Abraço e boa sorte

AnaBarbosa02

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2020
Eu candidatei me à ESEP e gostava mesno de saber quais os desportos e onde é que posso participar neles

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Eu candidatei me à ESEP e gostava mesno de saber quais os desportos e onde é que posso participar neles
Olá
" O Centro Desportivo do Politécnico do Porto (cde@sc.ipp.pt) oferece à sua comunidade académica um conjunto de instalações desportivas de qualidade, que possibilitam a prática de diversas modalidades desportivas no âmbito da recreação e da competição, com destaque para o atletismo, basquetebol, badminton, bodyboard, canoagem, escalada, orientação, karaté, judo, taekwondo, natação, remo, surf, ténis, ténis de mesa, futebol, futsal, voleibol e voleibol de praia. Deste modo, e de forma a assegurar e a promover estas práticas, o Centro dispõe de um Pavilhão Desportivo, dois Campos de Ténis, dois Campos de Areia e um Espaço Fitness."
Fonte - Politécnico do Porto

Matrícula
9 Janeiro 2020
Curso
Biologia
Instituição
FCUL
E concorri a Biologia na FCUL, e gostava de poder entrar para uma equipa do desporto universitário, em principio no basquetebol. Depois de pesquisar ainda há alguma coisas para as quais consegui encontrar informação:
Como é que eu me consigo inscrever e entrar na equipa?
Há captações organizadas?
Eu até acho que jogo bem, mas nunca joguei numa equipa, é realista pensar que entro? O nível da FCUL nos desportos é muito alto? Ou muito fraco?
Por último, vai haver equipas e competição mesmo com a pandemia, ou não?

Valentina Guedes

Membro Veterano
Matrícula
8 Março 2017
Curso
Comunicação e Media
Instituição
IPLeiria - ESECS
Joguei basquetebol federada, de 2013 a 2019, alguém sabe se o Politécnico de Leiria tem equipa?

Joguei basquetebol federada, de 2013 a 2019, alguém sabe se o Politécnico de Leiria tem equipa?
Julgo que neste aspeto possam estar ligados ao BC Lis, o clube de basquetebol de lá e com o qual já joguei contra

Última edição:

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Olá @Francisco Ricca
E concorri a Biologia na FCUL, e gostava de poder entrar para uma equipa do desporto universitário, em principio no basquetebol. Depois de pesquisar ainda há alguma coisas para as quais consegui encontrar informação:
Como é que eu me consigo inscrever e entrar na equipa?
Há captações organizadas?
Eu até acho que jogo bem, mas nunca joguei numa equipa, é realista pensar que entro? O nível da FCUL nos desportos é muito alto? Ou muito fraco?
Por último, vai haver equipas e competição mesmo com a pandemia, ou não?
Competição, de acordo com a FADU, sim. Mas tens que aguardar indicações da FADU (www.fadu.pt) e da ADESL (www.adesl.pt)
Em relação a equipa, não consigo dizer-te, porque estou a estudar numa faculdade fora da AML e as competições da minha faculdade é diferente da ADESL.
Em relação a treinos de captações, treinos e competições, convêm pedires informação a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da ULisboa
Em relação a equipas, há varias pessoas que nunca jogaram federadas e estão nas equipas universitárias. Eu nunca joguei federado, quer futsal, quer basquetebol e estou nas equipas universitárias. Não há nada como arriscares e se tiveres sorte, até entras sem qualquer problema. Boa sorte

Olá @Valentina Guedes

Julgo que neste aspeto possam estar ligados ao BC Lis, o clube de basquetebol de lá e com o qual já joguei contra
O Politécnico de Leiria de acordo com o site, tem equipa universitária de basquetebol feminino, mas é questão de saber se vai haver treinos, pois podem abrir e não terem equipa.

• Fabulous
Reactions: Valentina Guedes

MARF_R

Membro
Matrícula
15 Agosto 2020
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá
" O Centro Desportivo do Politécnico do Porto (cde@sc.ipp.pt) oferece à sua comunidade académica um conjunto de instalações desportivas de qualidade, que possibilitam a prática de diversas modalidades desportivas no âmbito da recreação e da competição, com destaque para o atletismo, basquetebol, badminton, bodyboard, canoagem, escalada, orientação, karaté, judo, taekwondo, natação, remo, surf, ténis, ténis de mesa, futebol, futsal, voleibol e voleibol de praia. Deste modo, e de forma a assegurar e a promover estas práticas, o Centro dispõe de um Pavilhão Desportivo, dois Campos de Ténis, dois Campos de Areia e um Espaço Fitness."
Fonte - Politécnico do Porto
Só quero adicionar que a Universidade do Porto também tem diversas instalações que podem ser reservadas através do site da CDUP (www.cdup.up.pt).
Se estiveres a perguntar quais desportos que podes fazer representando a faculdade/universidade (isto é, desporto universitário), aí é como o @Ricardo Santos Rosa tem dito, questão de indagar junto da Associação de Estudantes da faculdade.