Olá! Entendo perfeitamente o que sentes. Entrei em direito na fduc, que foi a minha primeira opção, mas sempre disse que não queria nada relacionado com direito no futuro. Só vim para este curso porque tinha muitas saídas, gostava imenso de filosofia (e o direito está muito ligado à ética), e também gostava de argumentar, mas sempre disse que depois faria mestrado noutra área, talvez jornalismo, ciência política, e outras ideias que tinha.
No ano passado desmotivei imenso com o curso, não correspondeu minimamente às minhas expectativas e, para ''ajudar'' na situação, não gosto propriamente da minha faculdade. Pensei em pedir transferência de instituição (esta hipótese ainda não descartei) e até mesmo mudar de curso e ir para filosofia ou psicologia (dois cursos que acho extremamente interessantes). Este ano a parte de não gostar da minha faculdade mantém-se (e entendo o que dizes a nível da exigência, porque a fduc assemelha-se bastante à fdul nesse aspeto ), mas tenho percebido que se calhar até me imagino a exercer algumas profissões jurídicas, em particular a advocacia. No entanto, não percebi isso com a minha faculdade, percebi-o ao pesquisar sobre temas que me interessavam no âmbito do direito (coisas mais específicas, que não são tão abordadas na licenciatura, em que é suposto dar as bases apenas, mas abordadas em contexto de mestrados e pós graduações ) e ao ver que alguns advogados exerciam nessas áreas e que existia forma de interligar o direito a outras áreas do saber que me interessavam.
Posto isto, não te estou a dizer que se procurares por ti outras coisas vais encontrar algo no direito que te faça gostar mais dele, mas acho que não perdes nada em tentar até porque este ano estás aí e estás e, por isso, até é uma forma de te ajudar a perceber se consegues gostar se forem coisas mais específicas do teu agrado, ou não (até porque até que alguém se possa especializar em algo, primeiro tem de ter as bases, mesmo que isso implique levar com coisas que ache chatas (e eu que o diga

)).
Se gostas de relações internacionais, recomendo-te a procurares sobre direito internacional (na fdul penso que só dão no 2º ano, na fduc temos logo no 1º e até é uma cadeira interessante se tentares enquadrar a matéria teórica em contextos práticos) e procurares sobre as saídas profissionais que o direito te pode dar nessas áreas, como a diplomacia, trabalhar em organizações da UE, empresas multinacionais que contratam pessoas para departamentos jurídicos, etc, e veres se o trabalho que essas pessoas desenvolvem é algo que te imaginarias a fazer. Com a licenciatura em direito também podes tirar mestrado em relações internacionais, btw.
Acredito que ninguém se deve sentir inteiramente contrariado naquilo que faz. Claro que por vezes temos de nos sujeitar a coisas chatas para que mais tarde possamos fazer algo de que gostamos, mas há uma diferença entre viver em sacrifício ou fazer sacrifícios por vezes...
Isto em relação ao direito em si, que é aquilo em que te consigo ajudar mais. Agora, em relação às linguas e literaturas, é verdade que os cursos dessas áreas são mais limitados em termos de saídas profissionais, mas elas existem à mesma! Se o que te está a deixar de pé atrás em relação à mudança é mesmo só a questão das saídas profissionais, sugiro que faças o mesmo que te aconselhei a fazer com direito: ires ver concretamente o que são as saídas. Não pensar só ''ah posso ser professora, tradutora, etc'' mas ver mesmo ''o que faz realmente um professor ou um tradutor no seu dia a dia?'' (dei o exemplo destas duas saídas porque são logo aquelas que me vêm à cabeça quando penso nesse curso ) e veres se são coisas que te imaginas a fazer.
Por último, quero dizer também que, por vezes, até chegarmos a um sítio de que gostamos temos de passar por caminhos mais atribulados, mas são alguns momentos mais exigentes até que no final tenhamos uma recompensa satisfatória e duradoura.
E em relação aos cursos, desejo-te a maior sorte do mundo nessa decisão (se alguma vez precisares de desabafar sobre o curso hmu, ajudo no que puder :) ) e quero lembrar-te que, mesmo que continues em direito, nada te impede de mais tarde ires tirar uma licenciatura em LLC ou outra similar dentro daquilo que te apaixona, conheço várias pessoas que fizeram isso! Nada é 100% definitivo e o importante é que estejamos felizes