Devo mudar de Licenciatura?

Raquel Pudim

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2020
Olá a todos.

Estou a meio do 2º ano da Licenciatura em Bioquímica, na FCT-UNL.

Ultimamente, tenho-me sentido insatisfeita com o curso. Embora continue a ser interessante, sinto que há muitas coisas que gostaria de aprender, mas que este curso não me oferece. Não sei até que ponto conseguirei complementar a minha formação como idealizo através de um Mestrado, ou se a solução teria de passar mesmo por uma mudança de curso.

Até agora, pelo menos na FCT, a Licenciatura é muito focada em Química e mecanismos moleculares - o que eu adoro, mas não me "sacia a curiosidade". Sinto falta de estudar o corpo humano e as implicações que os processos químicos gerais que ando a aprender têm efetivamente na vida, que é o que me interessa. Para além disso, o meu curso não engloba nenhuma cadeira de Imunologia ou Patologia, que se enquadram no grupo de coisas que eu gostaria de aprender para além da formação académica que tenho disponível agora. É certo que posso estudar sobre estes temas de forma autónoma, através de cursos online, mas a verdade é que os diplomas são caros.

Bioquímica abre portas, essencialmente, para carreiras de investigação (ou de qualquer trabalho em laboratório - que também é o meu objetivo). Ainda não sei qual é a saída profissional que quero perseguir ao certo, mas sei que quero saber mais do que a Licenciatura me está a entregar neste momento.
Um Professor meu, com quem falei sobre isto, disse-me que devia ir para Medicina... Realmente, o plano curricular apela aos meus interesses, mas a questão é que eu não quero ser médica e parece-me uma perda de tempo quando não é esse o meu objetivo. Eu só quero o conhecimento.

Posto isto, gostaria de saber se alguém conhece algum Mestrado dentro destas linhas, ou que complemente o meu curso com os conhecimentos extra que procuro. Ou se acham que eu devia mesmo mudar de curso (também não sei se existirá um que satisfaça todas as minhas "exigências").
Em termos de Mestrado, gostava mesmo de encontrar algo que aplicasse o que estou a aprender à saúde - o que mais gosto é perceber o efeito de, por exemplo, fármacos no organismo - o que é que o organismo faz aos fármacos e vice-versa; para além de Imunologia e Patologia.

Alguém poderia dar uma opinião? :)

Obrigada a todos!

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
O objectivo primordial da formação universitária é a obtenção de emprego que requer qualificações superiores. Não deves comprometer seguir a profissão que queres seguir por curiosidade. O conhecimento, podes adquirir fora do curso - com ou sem aulas (UC isolada ou independentemente). Aproveita que estás numa universidade e utiliza a biblioteca da mesma, por exemplo - sem dúvida terá livros sobre estes temas que queres explorar.

A minha opinião é que trocar de curso só se justifica se o curso em que estás não te permite seguir a profissão que queres, ou, pelo menos, se o outro curso o permite melhor. Podes sempre complementar o conhecimento por fora.

Última edição:

vasopressina

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2021
Instituição
ESS-Ipp
Na minha opinião, visto que não te sentes realizada deverias mudar de curso. Não há problema em mudar e começar tudo de novo. A motivação é outra.

Por isso, dado os teus interesses sugiro alguns cursos dos politécnicos.
- ciências biomedicas laboratóriais
- Biotecnologia medicinal

Matrícula
27 Dezembro 2019
Olá a todos.

Estou a meio do 2º ano da Licenciatura em Bioquímica, na FCT-UNL.

Ultimamente, tenho-me sentido insatisfeita com o curso. Embora continue a ser interessante, sinto que há muitas coisas que gostaria de aprender, mas que este curso não me oferece. Não sei até que ponto conseguirei complementar a minha formação como idealizo através de um Mestrado, ou se a solução teria de passar mesmo por uma mudança de curso.

Até agora, pelo menos na FCT, a Licenciatura é muito focada em Química e mecanismos moleculares - o que eu adoro, mas não me "sacia a curiosidade". Sinto falta de estudar o corpo humano e as implicações que os processos químicos gerais que ando a aprender têm efetivamente na vida, que é o que me interessa. Para além disso, o meu curso não engloba nenhuma cadeira de Imunologia ou Patologia, que se enquadram no grupo de coisas que eu gostaria de aprender para além da formação académica que tenho disponível agora. É certo que posso estudar sobre estes temas de forma autónoma, através de cursos online, mas a verdade é que os diplomas são caros.

Bioquímica abre portas, essencialmente, para carreiras de investigação (ou de qualquer trabalho em laboratório - que também é o meu objetivo). Ainda não sei qual é a saída profissional que quero perseguir ao certo, mas sei que quero saber mais do que a Licenciatura me está a entregar neste momento.
Um Professor meu, com quem falei sobre isto, disse-me que devia ir para Medicina... Realmente, o plano curricular apela aos meus interesses, mas a questão é que eu não quero ser médica e parece-me uma perda de tempo quando não é esse o meu objetivo. Eu só quero o conhecimento.

Posto isto, gostaria de saber se alguém conhece algum Mestrado dentro destas linhas, ou que complemente o meu curso com os conhecimentos extra que procuro. Ou se acham que eu devia mesmo mudar de curso (também não sei se existirá um que satisfaça todas as minhas "exigências").
Em termos de Mestrado, gostava mesmo de encontrar algo que aplicasse o que estou a aprender à saúde - o que mais gosto é perceber o efeito de, por exemplo, fármacos no organismo - o que é que o organismo faz aos fármacos e vice-versa; para além de Imunologia e Patologia.

Alguém poderia dar uma opinião? :)

Obrigada a todos!
Olá Raquel.
Se estás a gostar de Bioquímica a meu ver deves continuar no curso pois é uma licenciatura que te permite seguir Investigação no futuro que aparenta ser o que desejas.
Na minha opinião, Bioquímica, excetuando Medicina, é o curso que mais se enquadra naquilo que tu gostas. Por exemplo não faria sentido mudar para Biologia,pois nesta licenciatura terás de estudar muita botânica e zoologia e não terás oportunidade de conhecer muito sobre os mecanismos biológicos do ser humano.

Por outro lado, os teus interesses vão de encontro ao curso de Medicina. E apesar de não quereres seguir a carreira de médica, podes sempre optar pelo ramo da investigação, concluídos os 6 anos de medicina. Não tens de propriamente atender pacientes, podes também trabalhar em laboratórios.

Tudo de bom. Beijinhos 😘

• Like
Reactions: phynd and sigis

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
Se estás num curso e nao gostas, nunca irás ser bem sucedido.
Posso concordar com a ideia geral, pressupondo que o que é feito no curso se vai assemelhar às profissões a que o curso leva, mas isto não é aplicável. A @Raquel Pudim não disse que não gostava do curso, antes pelo contrário. Gosta do curso, mas também gosta de outras coisas que o curso não oferece.
N tenham medo de mudar.
Novamente, concordo com a ideia geral, mas é preciso qualificá-la: há situações em que se justifica mudar e não se deve ter medo, certo, mas também não se pode atirar tempo e dinheiro fora a mudar frivolamente, é preciso ponderar uma decisão dessas com seriedade.

Katy23

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2023
Pa eu discordo disso.
Se estás num curso e nao gostas, nunca irás ser bem sucedido. N tenham medo de mudar.
Um pouco fora do contexto aqui, mas não sabia de que outra maneira o fazer. Estou a concorrer para a Uminho (medicina licenciados) e gostava de saber se tem/pode disponibilizar resumos da matéria de biologia de secundário; e matéria da Biologia Celular (Alberts)? Obrigada

Matrícula
27 Dezembro 2019
Um pouco fora do contexto aqui, mas não sabia de que outra maneira o fazer. Estou a concorrer para a Uminho (medicina licenciados) e gostava de saber se tem/pode disponibilizar resumos da matéria de biologia de secundário; e matéria da Biologia Celular (Alberts)? Obrigada
Olá. Tenho resumos de BG 10 e 11 ano. Diz-me por favor o teu email.

Matrícula
27 Dezembro 2019
catiabaptistasousa@gmail.com
Obrigada 🙏🏻
Post automatically merged:

E fundamentos da biologia celular .. tens ou sabes quem tenha?
Olá Cátia.
Em relação a biologia celular de que precisas em concreto? Encontrei umas sebentas elaboradas por alunos de medicina da faculdade de medicina de Lisboa. Vou enviar-te e depois vês se é aquilo que pretendes.

PS: Os resumos de BG que te enviei não são meus. Eu utilizei-nos durante o estudo para o exame de BG mas foram elaborados por outra pessoa que os publicou aqui no Uniarea.

catiabaptistasousa@gmail.com
Obrigada 🙏🏻

E fundamentos da biologia celular .. tens ou sabes quem tenha?
Tens este site com resumos de biologia 12 ano. A minha prof de bg 10 ano utilizava este site para complementar a matéria

Última edição:
  • Like
Reactions: Katy23