Devo optar por um curso profissional?

Matheus s

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2016
Olá a todos, esta é a segunda vez que chumbo no 10 ano, pode parecer mas não é por falta de capacidades, mas sim por uma preguiça aguda de estudar e por pôr futebol sempre como prioridade em relação aos estudos. Devo " atrasar mais um ano de vida " e fazer outra vez o 10 ano com uma nova mentalidade até porque tenho capacidades para ingressar na universidade ou devo optar por um curso profissional?

Kappa

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2015
Olá a todos, esta é a segunda vez que chumbo no 10 ano, pode parecer mas não é por falta de capacidades, mas sim por uma preguiça aguda de estudar e por pôr futebol sempre como prioridade em relação aos estudos. Devo " atrasar mais um ano de vida " e fazer outra vez o 10 ano com uma nova mentalidade até porque tenho capacidades para ingressar na universidade ou devo optar por um curso profissional?

Futebol não dá nada, a ver se tens juízo e estudas. Pede aos teus pais para te meterem num centro de estudo onde estejas acompanhado umas 2 ou 3 horas por dia. Em último caso vai para humanidades, agora profissionais não faças isso à tua vida.

Matheus s

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2016
Futebol não dá nada, a ver se tens juízo e estudas. Pede aos teus pais para te meterem num centro de estudo onde estejas acompanhado umas 2 ou 3 horas por dia. Em último caso vai para humanidades, agora profissionais não faças isso à tua vida.
Por acaso o futebol nestas dias últimas épocas correram extremamente bem, fui por várias vezes elogiado e reconhecido por vários treinadores do meu escalão, mas tenho completa noção que pode não dar em nada. É assim tão mau o curso profissional?

Kappa

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2015
Por acaso o futebol nestas dias últimas épocas correram extremamente bem, fui por várias vezes elogiado e reconhecido por vários treinadores do meu escalão, mas tenho completa noção que pode não dar em nada. É assim tão mau o curso profissional?

Podem vir dizer-te muita coisa neste fórum, mas eu vou dar-te a resposta mais verdadeira que tu vais ter de ler e absorver antes de alguém apagar o meu comentário:

Sim.

Iphilipa

Membro
Matrícula
13 Julho 2016
Olá, por experiência própria os profissionais só são bons no facto de apressares a vida! Tirei o 12º ano no ensino profissional, e perdi dois anos da minha vida (desde 2014 até hoje) por deixar módulos para trás e não consegues fazer mais nada, sem acabares tudo!
Os profissionais é a pior coisa para quem quer ingressar na faculdade, pois a matéria é posta em cima da mesa e se aprendeste, aprendeste, se não, DESENRASCA-TE! Perdes 3 anos assim! e Depois chega a hora de exames nacionais porque queres fazer mais da tua vida e não sabes nada! Tens que aprender 2 disciplinas de 3 anos cada uma!Se deus quisere, para o próximo ano vou a exames, até lá, vou passar 1 ano a estudar, os três que perdi da minha vida! "Acabei" o curso em 2014, se tivesse tudo bem dado, iria agora para ultimo ano da faculdade, assim, só entro para o ano! Não vás para profissional, se queres ir para a faculdade é a pior coisa que fazes! Espero que tenha ajudado :)

CláudiaG

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2016
Curso
Técnico de Design de Moda
Olá, apesar deste tópico já ter 1 semana vou deixar aqui escrito o meu caso. Eu fiz o 11º ano em CT e chumbei 1x no 10º ano. Logo no inicio do 11º ano já estava inclinada a mudar para o curso de Artes Visuais do ensino regular ou para um curso profissional relacionado com artes porque no fundo sempre me vi a trabalhar em algo relacionado com design ou multimédia. Terminei o 11º ano em CT com uma média de 11/12 e com negativa a 2 disciplinas fundamentais as quais eram Mat A e FQ e assim optei por um curso profissional e foi das melhores escolhas que fiz na vida. Os cursos profissionais não são mais fáceis, simplesmente não são tão teóricos e são mais práticos. Terminei o curso profissional com média de 15 e fiz este ano os exames nacionais exigidos aos quais tive 17 a Desenho A, 14 a Geometria Descritiva e 8 a Português. Só tive esta nota a Pt porque no dia anterior tive que entregar a minha PAP e não tive tempo para estudar.
No fundo, o que eu quero dizer-te é para seguires algo que realmente gostes, independente de ser um curso profissional ou regular. Se optares por um curso profissional, escolhe uma boa escola. Independente do curso que escolheres, vais ter de moer a cabeça para os exames nacionais. :)

• Like
Reactions: Liliana Queiroz

FC97

Membro Veterano
Matrícula
16 Junho 2016
A vida é o que tu fazes dela, se fores para um profissional e te aplicares, pode-te abrir portas, até pela oportunidade de te destacares no estágio por exemplo, o que te dá a oportunidade de ficares a trabalhar na entidade acolhedora. É como tudo, se fores para ensino regular e te baldares à grande e à francesa, das duas uma, ou nem sequer acabas o curso, ou acabas com média baixa que não te dá para nada. Essa ideia feita do ensino profissional ser a ovelha negra não pode estar mais errada, é como em tudo, há quem se aplique e há quem queria ter o 12º para depois ir tocar viola.

• Like
Reactions: Maria_ Silva99

Scorpio

Membro
Matrícula
2 Janeiro 2016
Curso
Biotecnologia
Instituição
Universidade de Aveiro

O facto de optares por um curso profissional não significa que mais tarde não possas ingressar na universidade. Acabas o secundário e inscreves-te nos exames necessários como prova de ingresso para o curso que queres. A única desvantagem é que o curso profissional não te dá as bases necessárias para os exames. Assim sendo, tens de trabalhar duas vezes mais para eles, estudando diariamente, sozinho ou com a ajuda de um explicador/professor. Mas, com vontade e dedicação, nada é impossível!
Na tua situação, como reprovaste duas vezes e a desmotivação deve ser muita, eu tinha como prioridade acabar o secundário. Por isso talvez optasse por um curso profissional e dedicava-me a 100% a ele e, se visse que realmente pretendia seguir os estudos a nível superior, esforçava-me ainda mais para os exames. Assim mesmo que corressem mal tinha a certeza de que pelo menos tinha o secundário feito. Mas esta é uma decisão que apenas te cabe a ti. Espero ter ajudado.

• Like
Reactions: Liliana Queiroz

armanda

Membro
Matrícula
26 Julho 2015
Curso
Técnico Auxiliar de Saúde
Podem vir dizer-te muita coisa neste fórum, mas eu vou dar-te a resposta mais verdadeira que tu vais ter de ler e absorver antes de alguém apagar o meu comentário:

Sim.

Antes de dar a minha opinião, Boa Noite!!!

Matheus, não vás em cantigas de quem não percebe nada do assunto...
Eu já estive num curso regular (Ciências) e no ano passado mudei para um curso profissional e, perguntas tu: Não te arrependeste de mudares de X para Y? E aqui vai a minha resposta:
NÃO, não me arrependi e, aliás, aconselho a 200% estes cursos... A credibilidade deste ensino depende muito da escola em o queiras fazer. Eu perdi 2anos e voltei novamente para o 10ºano (este ano 2016/17 já vou pro 11ºano) e melhorei muito as minhas notas, mas esta melhoria foi graças ao meu estudo diário e ao fazer tpc's, ler as fichas que os professores dão, etc... Quando acabar o meu curso pretendo entrar em Enfermagem...
Quanto às oportunidades, como já te disse, não vás em cantigas, porque a nível de oportunidades e de conhecimentos práticos, os cursos profissionais vencem em 1ºlugar. Neles vais ter que fazer estágios e neles vais aprender muita coisa útil que não aprenderias se estivesses no E.Regular....

Quanto a queres entrar na faculdade, isso só dependerá de ti. E vai por mim, pois conheço várias provas vivas de que não é impossível entrares na faculdade... E sim, é normal que no inicio da faculdade sintas muiitas dificuldades, mas se te empenhares, te dedicares a 2000% e, se fizeres o que gostas, o mérito aparecerá e as dificuldades vão desaparecer...

Aqui vais ouvir muitas opiniões, mas só te cabe a ti decidires o que queres para o teu futuro...
Também compreendo pelo que estás a passar e por todas essas questões infinitas que nos atormentam e que não nos deixam decidir o que é melhor para nós.

Por isso mesmo, espero ter te ajudado com a minha opinião ...

Um beijinho e espero que decidas o que te faz mais feliz

Mais Cursos

Membro Caloiro
Matrícula
28 Setembro 2016

Olá Matheus.

Vamos tentar ajudar.

Os cursos profissionais não são de forma alguma algo que deva desconsiderar. Existem excelentes cursos, principalmente na área das novas tecnologias, leccionados por escolas/formadores de grande qualidade. Algumas instituições de formação profissional têm muita credibilidade junto do mercado empresarial. Nomes como a Flag a Restart (parceiras do nosso portal), Etic ou Escolas de Turismo de Portugal, são apenas alguns exemplos de escolas que leccionam excelentes cursos, em sectores de actividade com elevadas taxas de empregabilidade, como a área da programação (sites e apps), web design, marketing digital, cinema, televisão, produção audiovisual, turismo, entre outros. Mas há muito mais.

O ideal, em caso de indecisão entre ensino profissional e ensino superior, é começar por frequentar um bom curso profissional, de cerca de um ano de duração, numa boa escola profissional. Dessa forma adquire competências para o exercício de uma actividade, caso no futuro não pretenda prosseguir os estudos. Posteriormente, se tiver vontade ou necessidade de adquirir novas competências, pode sempre concorrer ao ensino superior.

Cumprimentos.
A equipa Mais Cursos