Devolução Bolsa DGES?

   

Curioso789

Membro Caloiro
Matrícula
24 Fevereiro 2026
Mensagens
2
Este ano matriculei-me no primeiro ano da universidade e por motivos pessoais não apareci nas aulas mas também não anulei a matrícula. Recebi a bolsa da dges e tenho pago as propinas com esse dinheiro. Já pensei anular a matrícula mas como estou no segundo semestre teria que pagar o resto das propinas do meu bolso pois a bolsa DGES deixaria de ser paga. 5 de 7 disciplinas do primeiro semestre excedi o limite de faltas às outras 2 mesmo não aparecendo os professores não marcaram faltas mas também não fui a frequência. Se continuar a receber a bolsa até ao final do ano letivo terei que devolver algum valor à DGES ou a única desvantagem é não receber bolsa nos próximos anos caso decida continuar os meus estudos?
 
Solução
Olá.
A desvantagem é perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, não tens de devolver nada. Se no próximo ano obtiveres aprovação a pelo menos 36 ECTS, então no ano após esse poderás voltar a ter bolsa.
Olá.
A desvantagem é perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, não tens de devolver nada. Se no próximo ano obtiveres aprovação a pelo menos 36 ECTS, então no ano após esse poderás voltar a ter bolsa.
 
Solução
Olá.
A desvantagem é perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, não tens de devolver nada. Se no próximo ano obtiveres aprovação a pelo menos 36 ECTS, então no ano após esse poderás voltar a ter bolsa.
Certo, só uma dúvida. Entretanto tenho brevemente entrevista obrigatória nos SAS em relação à bolsa (como eles fazem individualmente com cada pessoa a quem é atribuído bolsa). Será que eles vão meter problemas por não ter tido aproveitamento no primeiro semestre por não ter ido às aulas e nem ter ido às avaliações? Será que dessa forma me vão fazer devolver o dinheiro da bolsa? Qual a melhor forma de resolver isto? Obrigado
 
Certo, só uma dúvida. Entretanto tenho brevemente entrevista obrigatória nos SAS em relação à bolsa (como eles fazem individualmente com cada pessoa a quem é atribuído bolsa). Será que eles vão meter problemas por não ter tido aproveitamento no primeiro semestre por não ter ido às aulas e nem ter ido às avaliações? Será que dessa forma me vão fazer devolver o dinheiro da bolsa? Qual a melhor forma de resolver isto? Obrigado
Não, os SAS não averiguam se estás a ir às aulas, o que fizeste de cadeiras num semestre e tudo mais. Atribuem a bolsa com base em critérios sociais e no ano seguinte apenas precisas cumprir o mínimo de 36 para *manter* a bolsa - caso não tenhas, simplesmente ficas sem direito a bolsa durante esse ano lectivo, mas nenhum valor é pedido de reembolso. Voltando a cumprir o requisito mínimo, no ano seguinte podes voltar a ter bolsa.

Ou seja, não precisas fazer nada em relação ao assunto. O meu conselho é ires à entrevista e falares apenas da tua situação familiar, conforme o que te perguntarem e usares o dinheiro da bolsa para pagares as propinas como tens feito. No próximo ano não tens bolsa, mas podes ir já poupando algum desse dinheiro, porque não te vão exigir que o devolvas porque para todos os efeitos estás a frequentar um curso. No ano lectivo de 2027/28 poderás voltar a ter bolsa, se em 2026/27 frequentares um curso e tiveres aproveitamento em 36 ECTS min.
 
  • Like
Reactions: davis and sigis