Devolução Bolsa DGES

Marta Rocha

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2019
Bom dia
Tenho uma dúvida e se alguém me souber responder agradeço. O ano passado fui bolseira e frequentei um Ctesp. Este ano estou no 1º ano da licenciatura.
A bolsa foi automaticamente atribuída a mesma que tinha o ano passado, ou seja 2000,60/ano.
O mês passado houve uma reavaliação e a bolsa foi cortada para o mínimo: 872,00.
Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro recebi 200,60 cada mês =802,40. Agora só teria que receber em Julho o valor restante de €69,60 (que é o que falta para atingir o valor da Bolsa).
Dúvida, se desistir agora da faculdade terei que devolver o valor da bolsa total ou devolver o diferencial que já recebi adiantado?
Já abri um ticket na Be.com mas até agora nada.
Na faculdade dizem que tenho que devolver o valor total da bolsa (embora eu ache que isso é só para me "prender")
Saberá alguém esclarecer a minha dúvida?
Obrigada

Solução
Bom dia
Tenho uma dúvida e se alguém me souber responder agradeço. O ano passado fui bolseira e frequentei um Ctesp. Este ano estou no 1º ano da licenciatura.
A bolsa foi automaticamente atribuída a mesma que tinha o ano passado, ou seja 2000,60/ano.
O mês passado houve uma reavaliação e a bolsa foi cortada para o mínimo: 872,00.
Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro recebi 200,60 cada mês =802,40. Agora só teria que receber em Julho o valor restante de €69,60 (que é o que falta para atingir o valor da Bolsa).
Dúvida, se desistir agora da faculdade terei que devolver o valor da bolsa total ou devolver o diferencial que já recebi adiantado?
Na faculdade dizem que tenho que devolver o...
Bom dia
Na faculdade dizem que tenho que devolver o valor total da bolsa (embora eu ache que isso é só para me "prender")
Saberá alguém esclarecer a minha dúvida?
Obrigada
Olá, Marta! Tendo o valor sido actualizado, só receberás o valor remanescente do valor que te foi atribuído na decisão final - e esse valor (872€) não tem de ser reembolsado. As únicas situações em que terias de reembolsar a DGES são as seguintes:
1) Imagina que anulas a matrícula hoje e os Serviços Académicos informam-te que para todos os efeitos a anulação entra em vigor a partir de Abril. Se em Abril recebesses alguma quantia da DGES, essa prestação terias de devolver porque deixaste de ser aluna do Ensino Superior em Março.
2) Ou seja, a partir do momento em que anulas a matrícula, se nos meses a seguir continuares a receber valores da DGES, esses meses têm de ser devolvidos. Se pagarem valores errados (acima dos 872€ que te atribuíram), o valor remanescente deve ser devolvido. Imagina que a prestação que tinhas a receber era 40€, mas pagaram-te 200 - tens a devolver 160€.

Qual é o meu conselho?
1) Regra geral, anulações a esta altura implicam na mesma o pagamento da propina anual. Dado que anulares implica não teres mais prestações da bolsa a receber, o melhor a fazer é não anulares a matrícula, pagares as propinas devidamente e simplesmente no próximo ano lectivo não te matrículas no curso - o que equivale a "anulares". Espero que ajude!

Solução