Devolução do dinheiro atribuído

inêsscostta

Membro Caloiro
Matrícula
4 Novembro 2023
Olá. Estou agora no primeiro ano de licenciatura, no início do primeiro semestre e percebi que não é este curso que quero contudo para o ano gostava de voltar a concorrer.
A minha dúvida é, eu tenho a bolsa da dges, congelando ou anulando a matrícula teria de devolver todo o dinheiro que me foi enviado da bolsa? Ou o que é que acham que devia fazer? Ficar até ao final do semestre para não ter nenhum "prejuízo" a nível financeiro e para o ano puder concorrer ao ensino superior? Obrigada

Olá. Estou agora no primeiro ano de licenciatura, no início do primeiro semestre e percebi que não é este curso que quero contudo para o ano gostava de voltar a concorrer.
A minha dúvida é, eu tenho a bolsa da dges, congelando ou anulando a matrícula teria de devolver todo o dinheiro que me foi enviado da bolsa? Ou o que é que acham que devia fazer? Ficar até ao final do semestre para não ter nenhum "prejuízo" a nível financeiro e para o ano puder concorrer ao ensino superior? Obrigada
Olá! Como já tens bolsa atribuída, para manteres a bolsa no próximo ano (mesmo que em curso diferente), tens de completar 36 ECTS (excepto em casos de doença prolongada/cuidar de um familiar doente ou outras devidamente comprovadas). Se não cumprires este requisito, ficas 1 ano lectivo sem bolsa, podendo voltar a ter no ano lectivo a seguir, se fizeres o mínimo dos ECTS. Em qualquer um destes casos, não tens de devolver dinheiro, a menos que congeles matrículae depois de congelares recebas alguma prestaçãoda bolsa (devolves só o valor a partir do momento em que congelaste). Dada a situação, eu tentaria fazer os 36 ECTS só para manter a bolsa no ano seguinte; se achas impossível, é pensar que no próximo ano lectivo terias de pagar as despesas sem a bolsa e considerar como gerir isso.

• Like
Reactions: sigis