Diário do Caloiro

O que fazer quando vocês estão completamente desmotivados, a tirarem resultados horríveis, que vos tira ainda mais a vontade de estudar, sem vontade de aparecer nas aulas, sem gestão de tempo... sem nada basicamente...

Olá! Antes de mais acho que é oportuno perguntar se o curso em que ingressaste era mesmo do teu interesse ou nem por isso.
Depois acho que pode variar, tens várias opções. Acho que antes de qualquer coisa tens que refletir sobre se é mesmo esse o curso que queres para o teu futuro. Se chegares à conclusão que é mesmo, deves tentar perceber se a tua desmotivação se deve aos teus resultados, ou se até estavas motivado mas começaste a ter notas baixas. Os maus resultados não têm necessariamente de definir que não é o curso certo para ti, porque não és bom. Tens que procurar saber a que se deve a desmotivação, falar com alguém que te seja próximo ou até mesmo procurar ajuda com um professor ou num gabinete de psicologia ou algo do género.

Duma maneira ou de outra, se achares que é mesmo o curso certo para ti, não deixes de dar luta e verás que vais ser recompensado. Se tiveres dúvidas e chegares à conclusão que não é o que queres, não insistas. Tenho uma colega que foi obrigada pelos pais a estar num curso que não era o que ela queria e isso desmotivava-a imenso, está a umas cadeiras de acabar apenas para fazer a vontade aos pais... Quando se faz algo que não se gosta, para o qual não se tem vontade, tem tendência para correr mal e ser desmotivador.

Desculpa o grande texto. Espero ter ajudado :)

O que fazer quando vocês estão completamente desmotivados, a tirarem resultados horríveis, que vos tira ainda mais a vontade de estudar, sem vontade de aparecer nas aulas, sem gestão de tempo... sem nada basicamente...
Estou a passar pelo mesmo. Notas que não me agradam e cansaço mental. O que me irrita é que sou das poucas que está realmente a gostar do que aprende no 1º semestre e que está pior.
Continua a tentar. Eu andei a dormir até há uma semana atrás, mas finalmente acordei. O semestre ainda não acabou e se a tua faculdade for "normal" tens sempre um exame no final. O primeiro semestre nem sempre é o melhor para muitos, apenas tiveste azar, tal como eu. Se conseguiste entrar onde estás é porque tens algumas capacidades e de certeza que consegues sai dessa. Falta um mês, mas ainda algo pode ser feito e atenção: isto é UM semestre, não é o curso inteiro. Tenta ver o que correu mal e começa tudo a limpo em Fevereiro :)

• Like
Reactions: ShadowWing
Bem, já li alguns comentários de pessoas que entraram na 2ª fase e estavam com medo de não se integrar.
Por opção própria só entrei na faculdade na 3ª fase, estava a trabalhar e apesar de ter entrado nas fases anteriores não me inscrevi e perdi a vaga. Quando vi que tinha sido colocada na 3ª fase fiquei desolada. Primeiro porque a faculdade em que entrei não era, de todo, aquilo que estava à espera e segundo porque tive que arranjar casa e fazer mudanças em 2 dias. Quando vi a minha mãe a ir-se embora fiquei de rastos porque foi quando me apercebi a sério que tinha que me desenrascar sozinha, e que estava a 200km de casa, não havia mesmo outra solução. Na minha primeira semana chorei imenso e só me queria ir embora, ainda por cima acabei por calhar nesta faculdade por pura coincidência, tinha média para entrar em qualquer faculdade para a qual me candidatei e por erro, ou não, esta foi a minha 1ª opção.
Apesar de ter entrado na 3ª fase, fiz todos os trabalhos que tinha em atraso e mesmo assim ia todos os dias à praxe, durante a tarde/noite. Adorei as praxes, consegui conhecer logo imensas pessoas do meu curso e de outros que normalmente não via na faculdade. Fiz amigos, sim e nunca me senti de parte! Sinceramente, também não sou tímida logo é menos um "problema" para mim. Mas acreditem, não estejam preocupados em fazer amigos nos vossos tempos iniciais na faculdade, todos os grupos que vocês vêm é muito fogo de vista. No 2º semestre sim já se formam grupos mais sólidos e já conseguem perceber quem são os amigos em quem podem contar.
Para resumir, apesar de ter entrado já com várias semanas de atraso e ter tipo uma primeira semana horrível depois tudo se organizou e adorei o meu ano de caloira. Hoje, no 2º ano, como doutora, ingressei em outras várias actividades da minha faculdade e não estou, de todo, arrependida. Existem dias melhores e piores mas estas experiências só nos fazem crescer e não me arrependo de estar longe de casa. Foi algo que me fez crescer e encarar melhor a vida, de forma mais independente.

Olá! Antes de mais acho que é oportuno perguntar se o curso em que ingressaste era mesmo do teu interesse ou nem por isso.
Depois acho que pode variar, tens várias opções. Acho que antes de qualquer coisa tens que refletir sobre se é mesmo esse o curso que queres para o teu futuro. Se chegares à conclusão que é mesmo, deves tentar perceber se a tua desmotivação se deve aos teus resultados, ou se até estavas motivado mas começaste a ter notas baixas. Os maus resultados não têm necessariamente de definir que não é o curso certo para ti, porque não és bom. Tens que procurar saber a que se deve a desmotivação, falar com alguém que te seja próximo ou até mesmo procurar ajuda com um professor ou num gabinete de psicologia ou algo do género.

Duma maneira ou de outra, se achares que é mesmo o curso certo para ti, não deixes de dar luta e verás que vais ser recompensado. Se tiveres dúvidas e chegares à conclusão que não é o que queres, não insistas. Tenho uma colega que foi obrigada pelos pais a estar num curso que não era o que ela queria e isso desmotivava-a imenso, está a umas cadeiras de acabar apenas para fazer a vontade aos pais... Quando se faz algo que não se gosta, para o qual não se tem vontade, tem tendência para correr mal e ser desmotivador.

Desculpa o grande texto. Espero ter ajudado :)

Olá! Obrigado pelo texto e pela ajuda :)
Sim, eu entrei em engenharia física porque saí do secundário a pensar que gostava de física e até me desenrascava... Mas meti-me numa grande confusão... Eu comecei motivado, embora tenha passado o semestre com problemas de organização de estudo e de tempo... Não consigo compreender nada neste momento, eu olho para todos os cursos e há sempre coisas que me despertam interesse mas não me consigo imaginar a gostar verdadeiramente de alguma coisa, como vejo colegas meus em física. E fico triste em ter maus resultados, apesar de gostar das matérias, e ver toda a gente à minha volta a desenrascar-se bem...

Estou a passar pelo mesmo. Notas que não me agradam e cansaço mental. O que me irrita é que sou das poucas que está realmente a gostar do que aprende no 1º semestre e que está pior.
Continua a tentar. Eu andei a dormir até há uma semana atrás, mas finalmente acordei. O semestre ainda não acabou e se a tua faculdade for "normal" tens sempre um exame no final. O primeiro semestre nem sempre é o melhor para muitos, apenas tiveste azar, tal como eu. Se conseguiste entrar onde estás é porque tens algumas capacidades e de certeza que consegues sai dessa. Falta um mês, mas ainda algo pode ser feito e atenção: isto é UM semestre, não é o curso inteiro. Tenta ver o que correu mal e começa tudo a limpo em Fevereiro :)

Olá! Sim, sem dúvida que em fevereiro é para recomeçar e dar mais uma oportunidade ao curso, embora sinceramente já me sinta quase convencido a mudar... De qualquer das maneiras é verdade que temos a época de exames (apesar desta ser bem mais assustadora do que os testes)... E a sensação de que não estou a aprender nada ainda piora tudo. Obrigado pela ajuda! :)

• Like
Reactions: RitAlex
Isto do ensino em e-learning, parecendo que não, até é porreiro. Sem custos de deslocação, sem aulas a começar às 8 da manhã, não se está encafuado em auditórios com, por vezes, 300 pessoas, pode-se fazer as coisas quando nos apetecer, etc. Também tem o inconveniente de a interação ser toda on-line e raras vezes se ver alguém do curso, mas isso, para alguns, até é algo positivo.

Só me falta escrever o último "e-fólio" e depois só tenho que estudar para os exames.

Boa sorte a todos os que vão a exame agora nestes meses!

• Like
Reactions: E. Benjamim
Bom Ano, Caloiros! Como correram os exames?
Eu tive de fazer um exame de recurso mas parece que esta cadeira vou ter de repetir. Só dois alunos é que passaram e foi com 10. Os de melhoria pagaram 15 euros e também não passaram... Ainda me lembro do riso do professor quando ouviu que iam lá melhorar um 16, estava a rir-se na nossa cara. Os dois professores passaram o exame todo a conversar e rir às gargalhadas numa sala cheia de alunos (des)concentrados. Que falta de respeito -.-
Parece que esta semana começam as aulas de Competências Transversais de Ciências e Tecnologias na FCT e por um lado estou ansiosa como por outro não sei o que esperar. É interessante mas ao mesmo tempo intimidante porque vai ser a repetição do inicio do ano: um bando de alunos desorientados que não se conhecem de lado nenhum (bem, um ou dois tiveram a sorte de ficar na mesma turma de conhecidos). Têm alguma atividade destas na vossa faculdade?

Olá.

Criei este tópico pessoalmente para desabafar, mas também para incentivar outros caloiros a fazê-lo.
A pergunta que se coloca quase ao fim de uma semana na universidade é a seguinte: Como está a ocorrer esta mudança?

Bem, eu diria que está a ser a semana mais difícil e mais infeliz que vivi até hoje. A verdade é que eu sabia que iria passar por tudo isto, que me ia custar muito, mas só ao viver o momento é que realmente me apercebi do quanto. Neste momento só me apetece desistir, deixar tudo e voltar para o meu lar, onde me sinto completamente à vontade, onde posso ser quem sou sem me preocupar com o que as pessoas pensam, onde tenho os meus pais e a minha irmã que tanta mas tanta falta me fazem, só quero voltar para onde sou feliz. Quero voltar atrás no tempo e ser criança mais uma vez, sem me preocupar com o que amanhã me possa trazer. Eu só quero voltar a ser feliz. Porque neste momento não o sou e sei agora que o era, sem saber.

O facto de estar tão longe de casa sem as pessoas que mais amo, de ser uma rapariga que nunca passou mais de uma noite sozinha fora de casa, de ter um apego muito forte com os pais e a irmã, é das coisas que mais me custa. Sair da zona de conforto nunca é fácil, eu sempre soube. O facto de chegar ao apartamento e não ter lá os meus pais para me confortarem dizendo que tudo vai ficar bem e abraçando-me, não poder ver a sua cara, o seu sorriso reconfortante, não poder ouvir o riso da minha irmã custa tanto...

Para piorar, neste momento sinto que não me conheço. Eu sei quem sou, mas não o consigo expressar. O facto de ser uma rapariga introvertida, que não faz amizades com facilidade, dificulta tudo muito mais. Até agora, mesmo que mudasse de turma, tinha sempre alguém. Tinha sempre alguém com quem já tinha uma certa empatia. Neste momento estou completamente sozinha, sem pais, sem caras familiares, sem nada. E até agora não encontrei ninguém com quem tenha empatia. Uma coisa que reparo agora é que a maneira como fiz todas essas amizades ao longo dos anos foi muito natural, eu sei que as fiz sendo quem sou, introvertida e tímida. Agora, quando falo com alguém sinto que é muito forçado, que quem está a falar não sou eu. É por isso que digo que sinto que não me conheço.

Outra coisa que reparo é que nem sempre me senti assim. Nestes 5 dias, tive dias que só me apetecia fazer as malas e voltar para casa, outros que até estava a gostar da experiência e ainda outros em que me senti das duas formas. Isto é muito confuso, eu sei, mas é como me sinto. Sinto-me confusa, triste, ansiosa e incompleta.

Por outro lado, e nos momentos mais "felizes" destes últimos dias, pensei Eu vou gostar disto, eu sei, deixa passar esta semana. A primeira semana é sempre a pior. E imaginava mesmo na minha cabeça, ao olhar para as pessoas mais velhas a conversarem umas com as outras de uma forma tão natural, que um dia iria ser eu, que iria voltar a ter amigos com os quais poderia ser quem sou sem forçar e que iria voltar a ser feliz. E neste momento, depois dos parágrafos mais negativos acima, sinto-me assim, esperançosa e mais "feliz", o que é confuso, mais uma vez, visto que esses parágrafos foram escritos enquanto chorava... coisa que tenho feito imenso.

Neste momento nem sei se publico o texto, porque ao voltar a lê-lo sinto-me um bocado estúpida, mas vou publicá-lo porque mesmo que ninguém se identifique comigo, pode ser que isto ajude vocês caloiros a abrirem-se e desabafarem também. E sei que muitos de vocês precisam. Mesmo que se sintam como eu, uma confusão tremenda, que parece que são bipolares, escrevam porque ajuda imenso. Podem encontrar alguém que se identifique com a vossa situação e neste momento das nossas vidas precisamos de um pilar para não cairmos. Quem sabe não o encontram aqui no fórum? E mesmo os mais velhos, que já passaram pelo mesmo, podem e de certeza que ajudam, partilhando a sua experiência e oferecendo conselhos. Espero eu...

A sério, façam como eu e desabafem. Acima de tudo sejam sinceros. Ninguém sabe quem sois. E quando se é como eu, introvertida, isso é uma vantagem.

Obrigada e desculpem o texto longo.

Espero que o tópico tenha futuro.

Olá!

Já passou algum tempo desde que escreveste como te estavas a sentir, sinceramente espero que as coisas tenham mudado e agora já te sintas integrada.
Um beijinho

Olá!

Já passou algum tempo desde que escreveste como te estavas a sentir, sinceramente espero que as coisas tenham mudado e agora já te sintas integrada.
Um beijinho

Olá :smiley:
Obrigada pela tua mensagem! Digamos que este ano não foi de todo dos melhores da minha vida, mas deu para aprender MUITO, muito mesmo... é muito bom sair-se da zona de conforto, cresce-se imenso! Embora custe bastante, no final vale a pena... Eu não vou continuar no curso em que me matriculei, não me seduziu muito e passei o 2º semestre completamente desmotivada. Mas posso te dizer que não me arrependo nada, mesmo que tenha "perdido" um ano. Agora estou mais confiante e preparada para o próximo ano, esperemos que desta vez faça a escolha acertada ahahah creio que sim! :tonguewink::tonguewink:
Obrigada mais uma vez pela tua mensagem!
Beijinhos :kissingheart::kissingheart: