Para mim é muito difícil encontrar "aquele livro que vos marcou a vida" porque leio desde cedo e já li tantos livros e tão bons que se torna complicado escolher apenas um. Posto isto e perante o facto de afirmares que não aprecias muito algo sobre História e guerra, deixo aqui algumas sugestões de livros que já li, de diversos temas:
Romance policial: Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle são, sem dúvida, das minhas eleições preferidas. Gostei muito do famoso Crime no Expresso do Oriente e d'O Cão dos Baskervilles, respectivamente.
Drama: Shakespeare, sem dúvida! Quem me conhece sabe que sou profundamente apaixonada pelo livro Hamlet.
Mitologia: adoro livros de mitologia, principalmente a nórdica. Se gostares, aconselho A Maldição do Anel - Os Cânticos da Valquíria, de Édouard Brasey.
Romance: tenho vários, mas gostei particularmente d'A Cabana, de William P. Young e d'O Triunfo dos Porcos, de George Orwell. Este último envolve um pouco de História, mas como é uma sátira, acho que isso vai tornar a leitura mais agradável para ti.
Também adorei Os Maias e detestei Memorial do Convento (o que, vivendo eu onde vivo, é quase um insulto), por isso aconselho O Mistério da Estrada de Sintra, de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão.