Diário do Estudante 2017/2018

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Eu adorei The Street Lawyer (O Advogado) de John Grisham; eu andava a ler O Falcão da Neve de Stuart Harrison, mas não acabei de ler, por preguiça, apesar de achar a história um bocado monótona, mas muito boa.

Edit: ambas as obras me sensibilizaram para vários problemas do quotidiano, por isso recomendo :)
Bem, não sei se gostas mas tenho um livro com o título "De onde vem o amor" de Lorna Byrne.
Fiquei chocada com o facto de existir a possibilidade de pessoas não saberem o que Sailor Moon é mas depois lembrei-me que já tinha 20 anos e eu via aquilo quando tinha 5/6/7 anos... (algo do género) e, juntamente com a hashtag que tem aqui passado (#Team2001) sinto-me velha... (#Team90s #SouDoSéculoPassado #PeçoDesculpa)

MY REACTION EXACTLY

THE. GREAT. GATSBY.

Also, boa tarde.
Para mim é muito difícil encontrar "aquele livro que vos marcou a vida" porque leio desde cedo e já li tantos livros e tão bons que se torna complicado escolher apenas um. Posto isto e perante o facto de afirmares que não aprecias muito algo sobre História e guerra, deixo aqui algumas sugestões de livros que já li, de diversos temas:

Romance policial: Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle são, sem dúvida, das minhas eleições preferidas. Gostei muito do famoso Crime no Expresso do Oriente e d'O Cão dos Baskervilles, respectivamente.

Drama: Shakespeare, sem dúvida! Quem me conhece sabe que sou profundamente apaixonada pelo livro Hamlet.

Mitologia: adoro livros de mitologia, principalmente a nórdica. Se gostares, aconselho A Maldição do Anel - Os Cânticos da Valquíria, de Édouard Brasey.

Romance: tenho vários, mas gostei particularmente d'A Cabana, de William P. Young e d'O Triunfo dos Porcos, de George Orwell. Este último envolve um pouco de História, mas como é uma sátira, acho que isso vai tornar a leitura mais agradável para ti.

Também adorei Os Maias e detestei Memorial do Convento (o que, vivendo eu onde vivo, é quase um insulto), por isso aconselho O Mistério da Estrada de Sintra, de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão.
Algumas recomendações, sem qualquer critério (foi que me veio à cabeça quando escrevi):
  • O Perfume, de Patrick Süskind. Parte suspense, parte fantástico, parte romance de "amor" (não revelo o motivo das aspas para não fazer spoiler); no século XVIII, um rapaz francês (Jean Baptiste Grenouille) com um olfacto sobrenatural decide criar o perfume perfeito... mesmo que isso se torne numa obsessão assassina.
  • O Canto de Aquiles, de Madeline Miller. O relato romanceado da mítica relação entre o herói grego Aquiles e o seu companheiro Pátroclo. Uma história de amor muito bem conseguida.
  • As Dez Figuras Negras, de Agatha Christie. A Alexandra recomendou policiais ali em cima e eu não pude deixar de referir o meu favorito desta autora. Dez pessoas isoladas numa ilha começam a morrer uma a uma. Um dos policiais mais bem construídos da autora.
  • A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Um mistério passado em Barcelona, envolvendo um escritor misterioso e alguém que pretende destruir os seus livros.
  • Os Pilares da Terra, de Ken Follett. Sei que disseste que não gostas de coisas sobre história, mas eu também não apreciava romances históricos até ler este. Com o pretexto de uma história sobre a construção de uma catedral, o autor constrói uma intrincada trama envolvendo mistério, amor e intriga medieval. Muito bons personagens, é daqueles livros que nos faz adorar todos os heróis e odiar os antagonistas. (Aviso: é um pouco extenso, foi publicado em dois volumes em Portugal, mas vale bem a pena.)
Se me lembrar de mais alguma coisa, digo. Tentei escolher apenas livros que se leiam bem. Algumas das minhas recomendações podem ser mais longas (especialmente as duas últimas), mas a leitura não é difícil.
:tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy:

Este é giro, a adaptação para filme ficou fraquinha.

Algumas sugestões de clássicos:
  • 1984, George Orwell. Faz inclusive parte do plano de sugestão de leitura para o secundário. Fala de uma sociedade onde todas as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades. A expressão "Big Brother" surge deste livro.
  • Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley. Este fala de uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. Aborda temas algo avançados para a altura em que foi publicado como a clonagem.
Obrigada por todas as sugestões! :) Quando comprar venho cá dizer qual escolhi!

É tudo uma questão de estudo.
Ya, mas também depende um bocado do poema que te puserem à frente. E é preciso ter capacidade de interpretação, não adianta de nada saber as características todas do ortónimo e dos heterónimos se depois não se consegue identificá-las nos poemas e justificar tudo como deve ser.
Até agora, tive melhores notas com FP do que no ano passado (em que estava muito mais confiante com a matéria...). Se bem que fiz no outro dia uma questão de aula sobre Álvaro de Campos e tenho a impressão que só disse porcaria, vamos lá ver. :grimacing:

Não é como se não pudesses ir espreitar mensagens de anos anteriores nem nada :tonguewink: /s

Desisti de Ricardo Reis btw. Não percebo aquilo. Nem as explicações da professora. Ela quer que a gente estude nisto... parece... demasiado para o 12º, não? :s Nem o que está no livro. Nem sites de resumos. Nada. Bem, mais ou menos. Mas quase nada. Vou deixá-lo pelo Alvaro. </3

Noutra noticias, estou oficialmente viciada em musicas Disney.
#EmÉpocaDeTestesÉAssim
Se quiseres ajuda é só pedir. Reis não é de todo o meu favorito mas não achei difícil.
Também gosto muito, mas o Reis ... ai o Reis <3
Nope. Campos. Adoro Álvaro de Campos. A Ode Triunfal é talvez diabos (edit: HAHAHAHAH o raio do autocorrect. Adorei.queria dizer dos mas não vou nem mudar 😂😂) meus poemas preferidos de sempre.

A morte do actor ou do personagem? :P
Ma heart. Oh ma hart
Eu gostava muito da Hermione só mesmo porque era a única miúda do grupo, e da Luna... porque Luna.

Damn, eu ia perguntar isso mas depois tive medo que parecer incessível... :s

Devagar e rápido.

Random: E porque estou a estudar Reis, em conversa com a mãe soube que ela fez um trabalho na faculdade sobre a relação de Fernando Pessoa com o ópio. Teve 13, a maior nota da turma. Disse que se nota bem quando ele fuma demais. Não sei o que fazer com esta informação.

Já me disseram várias vezes que eu sou mais ou menos tipo a Luna mas uma versão menos chill e não sei o que fazer com essa informação........ (e também já me disseram que sou Hermione meets Luna e eu fico:.... tá.)
On another note, acho INTERESSANTÍSSIMA a relação Reis-opióides pelo simples facto de todos os poemas de Reis serem escritos por Pessoa e, se ele escrevia como se fosse outras pessoas, porque não escrever como se estivesse sob a influencia mas sem realmente estar? Por outro lado, como sabe ele o que é “estar sob a influência”? Acho fascinante.

Última edição:
Se quiseres ajuda é só pedir. Reis não é de todo o meu favorito mas não achei difícil.
Eu nem sei em que tenho duvidas porque com Caeiro até ia lá com o resto, mas com Reis parece que não percebo pelo menos 80% dos versos...
não adianta de nada saber as características todas do ortónimo e dos heterónimos se depois não se consegue identificá-las nos poemas e justificar tudo como deve ser.
Ya... no 1º teste não sabia que "Fado" era "Destino" (entre outras coisas...) e lixei-me toda. Achei o Caeiro mais acessível nesse aspecto. O Reis tem... muita coisa...

• Like
Reactions: Blasty
Não é assim uma cena do outro mundo
É desafiante. O mundo pessoano tem uma complexidade que não se verifica em muitos autores. Por isso, requer muito estudo e treino e dedicação. :) Mas não é nada nem impossível de se fazer.

Boas tardes, pessoal!
Então, como está a ser esse fim-de-semana?

Still quite excited :3
Sempre ficou para o dia 10 de Fevereiro o meeting? :3

Boas tardes, pessoal!
Entre um misto de ataraxia e nervosismo - parece um pouco contraditório, mas o meu inconsciente inquieto contrasta com a minha aparente tranquilidade a sentir e a fazer as coisas.
E contigo? Um pouco desaparecida, isso já se sabe, no entanto, há sempre um bem-vindo aqui à tua espera!

• Like
Reactions: blackuro
Boas tardes, pessoal!
Boa tarde bom domingo! :p

#hey

giphy.gif

Still quite excited :3
Sempre ficou para o dia 10 de Fevereiro o meeting? :3
Continua a ser dia 10, sim. :tearsofjoy: Esta semana sem falta surgirão mais detalhes.

Continua a ser dia 10, sim. :tearsofjoy: Esta semana sem falta surgirão mais detalhes.
Espero ansiosamente pelos detalhes! Finalmente posso ver os membros pessoalmente! :flushed::grinning:

Entre um misto de ataraxia e nervosismo - parece um pouco contraditório, mas o meu inconsciente inquieto contrasta com a minha aparente tranquilidade a sentir e a fazer as coisas.
E contigo? Um pouco desaparecida, isso já se sabe, no entanto, há sempre um bem-vindo aqui à tua espera!
Penso que é um sentimento que também me visita várias vezes. A inquietação da quietude por vezes não dá liberdade para aproveitar o momento. Contudo, devemos tentar deixar tal estado de aparente dormência e concentrar o nosso corpo e a nossa alma na lho que apreciemos ao máximo. Um passeio, um café com amigos ou mesmo até uma viagem talvez sejam boas formas de libertar o espírito e de acordar desse estado de aparente entorpecimento.
Boa tarde bom domingo! :p

#hey

giphy.gif

Muito obrigada! Queria ver se comprava os bilhetes antecipadamente. Assim ficam mais baratos, penso eu XD

Penso que é um sentimento que também me visita várias vezes. A inquietação da quietude por vezes não dá liberdade para aproveitar o momento. Contudo, devemos tentar deixar tal estado de aparente dormência e concentrar o nosso corpo e a nossa alma na lho que apreciemos ao máximo. Um passeio, um café com amigos ou mesmo até uma viagem talvez sejam boas formas de libertar o espírito e de acordar desse estado de aparente entorpecimento.
Tens toda a razão. E é por isso que a liberdade de espírito é ainda mais importante do que a liberdade de pensamento, no sentido em que essa inquietude inconsciente não nos leva a pensar, ou leva-nos a pensar de forma muito limitada, por vezes lenta, por vezes com pouca qualidade e ponderação. Penso que não nos devemos focar, devemos relativizar... E viver intensamente cada pormenor e eco da nossa vida. Porventura as coisas corram de feição se assim o fizermos!
Muito obrigada! Queria ver se comprava os bilhetes antecipadamente. Assim ficam mais baratos, penso eu XD
A maioria das vezes compro antecipadamente pela CP, o que já me permitiu poupanças acima de 50% do bilhete se a reserva for com bastante antecedência. Também não deves esquecer que os estudantes e jovens até aos 25 anos têm desconto de 25% nos Intercidades e Alfa Pendulares, independentemente do momento em que tiras o ingresso. Claro, tudo sujeito a lugares disponíveis!
#quandoandasmuitodecomboio #porcausadonamorico #valeapena

Aquilo que acabaste de dizer dá pano para mangas, mas o grande problema é a falta de literacia mediática: as pessoas consomem aquilo que é mais fácil de obter e de perceber. Para além disso, os temas que nos parecem "estúpidos" são aqueles que a maioria da população adora. Contudo, discordo quando dizes que "o JN, o DN e o Público são hoje em dia autênticas filiais do CM" porque a verdade é que se faz bom e mau jornalismo em qualquer publicação.

let'sssss goooooo!

Queria que existisse a reação "riso" aqui AHAH.
Sobre o Diário de Notícias estar cada vez melhor, apanhei esta notícia há 2 ou 3 anos. received_1859572210933931.jpeg

• Like
Reactions: davis
I know right?! Mitologia é só das melhores cenas.. Apesar de eu conhecer apenas (e pouco) as mitologias grega e romana, Mitologia foi uma coisa que sempre me fascinou #EstudosClássicos

Não aprecio muito as mitologias grega e romana. Acho a nórdica muito melhor, mas claro que isto é inteiramente apenas uma questão de gosto pessoal. No entanto, algo que parece recorrente na maioria delas são os casos de incesto.

Só um pequeno apontamento: o Orwell fez questão de que se dissesse sempre "A Quinta dos Animais" e não "O Triunfo dos Porcos" (tive de lhe fazer a vontade, ahah). Acho o "1984" e o "Na Penúria em Paris e em Londres" brutais também ;)

Desconhecia por completo essa informação, Maria! Obrigada! Agora que penso nisso, faz o seu sentido, visto que o título original é Animal Farm.

Status
Não está aberto para novas mensagens.