Estou habituada a orientar os grupos mas sempre fui uma pessoa acessível às sugestões dos meus colegas, até porque às vezes reparam em coisas que eu não, e que são pertinentes. O problema aqui é que os grupos que tenho tido, muitos não querem fazer nada e querem notas gratuitas por minha conta. Sempre desejei ter colegas mais opinativos e já tive um ou outro mas nunca discutimos assim, da mesma forma que esta rapariga discute comigo. Chega a ser ridículo e acho que ela o faz porque estava habituada a fazer os trabalhos todos sozinha sem ngm dar opinião e eram PowerPoints a debitar matéria, mostly. É a lei do menor esforço mas um bocado invertido porque esse "menor esforço" cria uma tensão no grupo que faz os trabalhos de grupo serem um inferno. É muito difícil lidar com ela porque ela não é capaz de aceitar que em trabalhos de grupo tem que haver consenso, umas vezes damos o braço a torcer, outras vezes os outros dão. Aliás, eu ainda levo com gritos de cenas absurdas, dando um exemplo - no último dia de aulas antes do Carnaval, tínhamos uma apresentação de Geografia C, era sobre a China e tinha a ver com economia, desenvolvimento (aquela matéria que mais tarde tbm se dá a História). Aliado a isso estava um tópico a abordar sobre recursos importantes tipo rios e montanhas mas era SÓ isso, a professora tinha dito. Ela espetou lá fauna e flora tbm. Avisei que não era necessário e como tínhamos 20 min para apresentar, estávamos a encher o trabalho e a ficar sem tempos ignorou-me porque o trabalho "ficava mais completo". Decidi não perder mais tempo nisso e deixei passar. Qnd chegámos a apresentação, tive q falar bastante na China em 2 contrastes, fazer uma alusão a factos históricos que influenciaram a política chinesa. Era relevante e a própria prof ate interrompeu para dar uma visão dela e refletirmos. Como ultrapassamos o tempo ela saiu da sala até à gare dos autocarros a gritar cmg e a humilhar-me, n pude fazer nada pq n existia nada q conseguisse fazê-la perceber q num trabalho a ver c ascensão económica e política é muito mais pertinente falar do contexto histórico, mesmo q em breve alusão, doq falar nas florestas coníferas, no bambú, no panda gigante e nos antílopes que lá existem, q fui forçada a falar pq ela espetou 4 slides sobre isso. Ela no início n era assim mas desde que começamos a estar mais tempo juntas, passa o tempo a rebaixar-me. Até percebo, realmente eu pouco me identifico c a maioria das pessoas q me rodeiam atm, então os meus interesses divergentes fazem c q eu basicamente só consiga falar sobre escola e pouco mais. Felizmente q daqui a uns meses isto vai-me ser indiferente :V