Diário do Estudante 2018/2019

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
FLUC
É tão estranho quando estamos a estudar por livros e tememos que a informação esteja errada. Especialmente quando no prefácio começam por dizer que nas ultimas décadas houveram descobertas arqueológicas e teorias que mudaram a maneira de se ver as coisas... e já passaram mais décadas desde que o livro foi publicado. Há tantos livros na biblioteca que são dos anos 90 que se encontro um mais recente já fico alegre. Neste momento estou a estudar por um que uma professora recomendou mas no inicio dizem logo que foi feito para a comunidade estudantil e que poderá conter lapsos que serão corrigidos nas edições posteriores... e dizem que errar é humano ;-;

Porque é que não posso ter tudo o que quero? 😢

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Hoje a minha explicadora de matemática a dizer-me que o Uniarea é bom para recursos. 😅

-- // --

Fun fact: ontem, um dia perfeitamente banal, em que não se divulgou propriamente nada de novo em matérias de exames/acesso, mas foi o dia sem Facebook/Messenger/Instagram/Whatsapp, bateu-se o recorde de utilizadores ativos no fórum deste ano. Comparando com o ano passado, foi um pico similar ao que ocorreu no último dia de aulas do secundário (~8 de junho, o primeiro grande pico do ano. Nos dias/meses seguintes seguiram-se picos superiores com os exames nacionais/candidaturas).

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Ok, hj estou-me a sentir bué realizado, finalmente saí da procrastinação e fiz todos os ex's de logaritmos do meu manual all in a row POW POW POW! 😍😍😍! Yay! Finalmente vou passar para o livro do IAVE, já não lhe tocava desde o 1º período! Estou mezzzmmooo contente!!!! 🤪🤪🤪🤪🤪

Hoje na aula o stor disse que íamos começar trigonometria e eu intuitivamente gritei "NÃOOOOOOOOOO" e fiz um ar bué desesperado e todo o pessoal a olhar para mim como se o meu grito de desespero não fosse normal! Depois uns momentos mais tarde o stor começou a demonstrar as fórmulas da adição de ângulos e eu só deslizava pela cadeira, tal era a aflição... limpei as lágrimas e prossegui, até ele dizer que isto saia no teste da próxima semana!

Última edição:

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
É tão estranho quando estamos a estudar por livros e tememos que a informação esteja errada. Especialmente quando no prefácio começam por dizer que nas ultimas décadas houveram descobertas arqueológicas e teorias que mudaram a maneira de se ver as coisas... e já passaram mais décadas desde que o livro foi publicado. Há tantos livros na biblioteca que são dos anos 90 que se encontro um mais recente já fico alegre. Neste momento estou a estudar por um que uma professora recomendou mas no inicio dizem logo que foi feito para a comunidade estudantil e que poderá conter lapsos que serão corrigidos nas edições posteriores... e dizem que errar é humano ;-;

Porque é que não posso ter tudo o que quero? 😢
Acontece bastante no meu curso, também. A biblioteca da minha faculdade é constituída, largamente, por edições antigas de várias obras. E no meu caso, edição nova pode significar mesmo mudanças da posição do autor em relação a algum tema, etc. Estudar por uma edição antiga pode ser mesmo letal.
Mas em História, parece-me que isso até tem um certo encanto xD Bilbiografia actualizada é sempre boa. Mas tenho aqui, por acaso, dois livros muito muito antigos da área da História e gosto sempre de ler umas páginas naquela escrita oitocentista, de vez em quando; a contar coisas sobre o reinado de D. Pedro I 😅

• Like
Reactions: crebeloo and Lazuli

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias 12º. Ano
Noto que mal tenho escrito aqui e Encontro-me numa semana de (quase) paz, dado que não tenho que lidar com certas caras :D Não devo ter muitas coisas interessantes para contar, mas não sei como, devo ter ganho algum super poder e fazer 38 no bip - se bem que agora estou a morrer - ando com uma tosse que mais parece que vou cuspir um pulmão, 19 a psicologia e teste de Português. Ontem tive que preparar uma apresentação para Biologia e para quem estava mesmo nervosa, valeu um 17 :p
Parece que vou ter um trabalho de grupo em matemática, tipo lols... É que foi tão inesperado... Enfim.+

Estou claramente numa altura da vida em que me vejo às vezes ou desmotivada ou cansada - a ver se não atinjo ambas as coisas ao mesmo tempo. Enfim, apenas tento não perder parte do ânimo que tenho e continuar a tentar. Não desistir, melhor dizendo.

Hoje na aula o stor disse que íamos começar trigonometria e eu intuitivamente gritei "NÃOOOOOOOOOO" e fiz um ar bué desesperado e todo o pessoal a olhar para mim como se o meu grito de desespero não fosse normal! Depois uns momentos mais tarde o stor começou a demonstrar as fórmulas da adição de ângulos e eu só deslizava pela cadeira, tal era a aflição... limpei as lágrimas e prossegui, até ele dizer que isto saia no teste da próxima semana!
Espera, mas... Vocês deram logaritmos e exponenciais primeiro?

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FLUL
Olá a todos! Como estão? 🙂

Venho só aqui partilhar muito resumidamente a desgraça de 1º ano que estou a ter. Nem todos podem ter um começo de faculdade perfeito e, para (não) variar, aqui está mais um "obstáculo" no meu caminho académico não-linear.

Estou (super hiper mega) desmotivada devido a acontecimentos pessoais nos últimos meses que me deitaram muito abaixo. Posso também referir que da mesma forma que sou um íman de professores fora do recinto escolar (metro, comboios, ruas), o mesmo aplica-se a ter professores que implicam com os alunos quando a opinião dos mesmos não vai de encontro à do docente. Ficam amuados, ofendidos e penalizam. E por fim, mas não menos importante, percebi que não estou feliz no curso que julguei de início ter aprendido a gostar.
A nível pessoal, sinto-me uma desilusão para as pessoas que me rodeiam, ao fim ao cabo já deveria estar no último ano de licenciatura e, todos os dias, existe pelo menos uma pessoa que faz questão de me (re)lembrar isso. under pressure

Ao longo de anos e anos de escolaridade, tenho me apercebido que não me encaixo e nem consigo adaptar-me totalmente a este sistema de ensino.
A minha maior dificuldade jamais foi a compreensão, a aprendizagem, o (querer) saber... A minha maior dificuldade é lidar com a indiferença, a frieza, a monotonia, a decoração de matéria, a não-vocação, os interesses (€€€), a valorização inexistente, o acto de tentar impingir doutrinas políticas e sociais nas aulas. Isto é meramente a minha experiência académica de 13 anos de ensino obrigatório +1 ano de Ensino Superior. Como é óbvio também tive professores inesquecíveis, de excelência, por vocação, etc etc. Isto não se aplica a todos os estudantes. Mas pronto, enfim.

Como já dizia o Snape "life isn't fair". 😂

'jinhos e abracinhos para todos vocês!
Jéssica, referi uma vez que a menção a frases do género: "ah já devias estar a terminar a licenciatura" ou "ah mas não foste para a universidade", atingem-me de uma forma um tanto pessoal. Em primeiro lugar, nem todos temos que ir para a Universidade, nem tão pouco temos que o fazer aos 18 anos. Não permitas que essas pessoas te coloquem para baixo. Tu sabes o que vales. Acho ridículo que as pessoas façam esse tipo de julgamentos, como se a nossa vida fosse um percurso perfeitamente linear e onde os que não o seguem são quase que marginalizados. Uma das minhas máximas é: "vais sempre a tempo". E falo, como bem sabes, por experiência própria. Iniciei a Licenciatura no ano em que devia iniciar um Doutoramento. Isso não faz de mim nem inferior nem superior a ninguém. Tenho a sorte de ter este rostinho de menina que ficou parado no tempo, o que faz com que aparente menos 10 anos que aqueles que tenho na realidade mas, ainda que não fosse esse o caso, ainda que eu aparentasse ter mais 10 anos que aquilo que tenho, garanto-te que não mudaria uma virgula. Todos temos percursos diferentes. Luta por ti, pelo que te faz feliz e, se quiseres mesmo mudar de curso, então abraça essa mudança e agarra-te a ela com todas as tuas forças. 21 anos é tão bom como 18, 25, 40 ou 60 - ou até mais do que isso! Força!💪

Joao745356

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2017
Jéssica, referi uma vez que a menção a frases do género: "ah já devias estar a terminar a licenciatura" ou "ah mas não foste para a universidade", atingem-me de uma forma um tanto pessoal. Em primeiro lugar, nem todos temos que ir para a Universidade, nem tão pouco temos que o fazer aos 18 anos. Não permitas que essas pessoas te coloquem para baixo. Tu sabes o que vales. Acho ridículo que as pessoas façam esse tipo de julgamentos, como se a nossa vida fosse um percurso perfeitamente linear e onde os que não o seguem são quase que marginalizados. Uma das minhas máximas é: "vais sempre a tempo". E falo, como bem sabes, por experiência própria. Iniciei a Licenciatura no ano em que devia iniciar um Doutoramento. Isso não faz de mim nem inferior nem superior a ninguém. Tenho a sorte de ter este rostinho de menina que ficou parado no tempo, o que faz com que aparente menos 10 anos que aqueles que tenho na realidade mas, ainda que não fosse esse o caso, ainda que eu aparentasse ter mais 10 anos que aquilo que tenho, garanto-te que não mudaria uma virgula. Todos temos percursos diferentes. Luta por ti, pelo que te faz feliz e, se quiseres mesmo mudar de curso, então abraça essa mudança e agarra-te a ela com todas as tuas forças. 21 anos é tão bom como 18, 25, 40 ou 60 - ou até mais do que isso! Força!💪
Como alguém que vai começar a licenciatura com 20 e se sentia um bocado em baixo por ver os amigos já no 1° e 2° ano. Obrigado .

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Não sei se isto é o tópico ideal ou se sequer me conseguem ajudar, mas é o seguinte: estou a acabar o 12º ano e já tenho 18 anos, sendo que estava a pensar em arranjar um trabalhito no verão para ganhar uns bons trocos. Isto é possível? Onde me devo informar e que sítios são mais adequados para pessoal da minha idade com o secundário feito? Tenciono ir para a Universidade ainda este ano, por isso o que queria era uma espécie de part-time.

Joao745356

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2017
Não sei se isto é o tópico ideal ou se sequer me conseguem ajudar, mas é o seguinte: estou a acabar o 12º ano e já tenho 18 anos, sendo que estava a pensar em arranjar um trabalhito no verão para ganhar uns bons trocos. Isto é possível? Onde me devo informar e que sítios são mais adequados para pessoal da minha idade com o secundário feito? Tenciono ir para a Universidade ainda este ano, por isso o que queria era uma espécie de part-time.
É só procurares, eu arranjei o meu no indeed.pt. faz o currículo e manda para ofertas que queiras ter

• Like
Reactions: Alchofras

LeonorRodrigues15

Melhor membro de sempre!
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Economia
Instituição
FEP
É só procurares, eu arranjei o meu no indeed.pt. faz o currículo e manda para ofertas que queiras ter
Isto ^^ e vê nos vários sites de emprego (de resto, recordo-me da Academia Olá). :D

• Like
Reactions: Alchofras