Diário do Estudante 2018/2019

Status
Não está aberto para novas mensagens.

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
As pessoas à minha volta andam a "chatear-me" por eu não querer ir tirar a carta, agem como se fosse uma coisa do outro mundo.
Tenho 28,5 anos e ainda não tenho carta. Não sei se é uma coisa do outro mundo ou não, mas a verdade é que ainda não senti necessidade de remediar essa situação...

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, olá!
Não me tenho sentido muito eu nos últimos tempos, mas deve ser só uma fase.

Vou ter 2 visitas de estudo, uma à universidade de Aveiro e outra ao ist e à fcul. Também me tentei inscrever no dia do candidato (?) da fmul, mas nem cheguei a receber mail nenhum, como fiz aquilo um bocadinho à pressa posso não ter preenchido tudo bem, ou então fui demasiado tarde, não sei.

As pessoas à minha volta andam a "chatear-me" por eu não querer ir tirar a carta, agem como se fosse uma coisa do outro mundo.
Ok, isto ficou muito aleatório, mas pronto 🤪
Eu gostava de tirar a carta. Mas ia estar a gastar dinheiro e depois não tinha carro para conduzir, portanto... 😂 Depois logo se vê, não entendo essa pressa toda de ir tirar a carta assim que se faz 18 anos. xD

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Mas ia estar a gastar dinheiro e depois não tinha carro para conduzir, portanto... 😂
Same ahahah
Depois logo se vê, não entendo essa pressa toda de ir tirar a carta assim que se faz 18 anos. xD
^^
No verão passado o meu pai disse-me "ah, não queres experimentar conduzir?" (sim, ainda não tinha 18, mas vivo numa aldeia e não sei como é noutros sítios, mas aqui até é comum as pessoas "aprenderem" qualquer coisita antes de tirarem mesmo a carta). Andei tipo um metro para a frente e outro para trás e chegou. Por muito que queira não me consigo imaginar a conduzir um carro, não conseguia ter a noção do espaço e isso estava a dar-me ansiedade. Depois disso sonhei várias vezes que ia a conduzir e de repente abria a porta e saía de lá a fugir 😂

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Olá, olá!
Não me tenho sentido muito eu nos últimos tempos, mas deve ser só uma fase.

Vou ter 2 visitas de estudo, uma à universidade de Aveiro e outra ao ist e à fcul. Também me tentei inscrever no dia do candidato (?) da fmul, mas nem cheguei a receber mail nenhum, como fiz aquilo um bocadinho à pressa posso não ter preenchido tudo bem, ou então fui demasiado tarde, não sei.

Ok, isto ficou muito aleatório, mas pronto 🤪
Eu tenho 19 e sou dos unicos da minha turma que nao tem carta ahaha #voudecamioneta #naomesintopreparado.

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Aqui está mais um que não tem carta! A verdade é que nunca gostei de carros. Até agora vivi sempre num sítio relativamente pequeno e ando sempre a pé. Provavelmente ir de uma ponta a outra da minha vila é itenerário para 30-40mins num passo mais ou menos apressado e vivo a 3-4 mins da Secundária. Para além disso, o carro é um objeto que nunca me cativou. OK, reconheço que é útil mas nunca fui daquele pessoal que passa a vida a "namorar" carros, a comparar motores e partes do carro, etc. Para confirmarem este meu" ódio" aos carros: nem sequer gosto de jogos de corrida, até jogos tipo o Mario kart, que são menos sérios e mais divertidos, aborrecem-me. Mas a verdade é que a vasta maioria dos meus colegas está a tirar a carta. Diria que dos 25 da minha turma, 15-18 estão a tirar. O meu último motivo para não tirar a carta por agora é outro ainda. Para que ia gastar centenas de euros num pedaço de papel que me deixa conduzir para depois não ter carro😂?

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Pois, não sei. Ou podem mandar e-mail para avisar se as vagas ficam cheias ou que te confirmam que podes ir ou assim... Não sei, depende do sistema da faculdade em questão xD
Eu já levo com coisas do género há já algum tempo e ainda nem os 18 tenho.
Por um lado percebo o lado deles, porque, neste caso, acabaria por ajudar e tal tal tal... Mas, prontos, não queria chegar ao ponto de sentir que o irei fazer como uma obrigação ou como que forçada.
Queria fazê-lo da mesma maneira que faço com algumas das outras coisas - com boa vontade. E queria era ver quando podia fazer isso e digo isto porque, primeiro, não me vou meter em aulas de código agora, quando mal consigo respirar xD e não o queria fazer se depois não conseguiria arranjar logo um carro... Para não me sentir parada e "à toa".
E tentarem me apressar não irá ajudar xD just saying

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Oh, a carta dá uma certa independência (sobretudo se houver uma possibilidade de ter carro, mesmo que ocasionalmente, para a usar, claro :P).

Medicina-wannabes e afins, não se esqueçam que, como ainda há uns dias se falou no tópico de Medicina, em basicamente todas as faculdades há (com maior ou menor probabilidades) rotações que são feitas 'fora', às vezes em sítios difíceis ou quase impossíveis de chegar com transportes públicos - e depois, de um momento para o outro, a carta passa a dar muito jeito. Aconteceu a vários colegas meus, que passaram 6 anos sem carro em Coimbra (ou até sem conduzir de todo), e agora, olha, houve reestrutução familiar porque durante 2 meses o popó (e carta para o conduzir) fazia muitíssima diferença cá.

De resto, @Alfa à parte :p, mais tarde ou mais cedo a carta dá jeito, portanto porquê não despachar mais cedo? :) melhor como estudantes do que quando gente trabalhadora de horários mais apertados... não raras vezes é necessário para o próprio emprego, aliás.

E, visto que hoje em dia isto é uma cena, tecnicamente é preciso carta para andar com as trotinetes da moda 😅

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Eng. Informática / Tradução
Instituição
UAb / FCSH
Uma das melhores perguntas que já vi, feita em fórum.

Uma das melhores respostas que já vi, feita em fórum.
Agora a sério, ri grave com isto. 😂
Só para não ludibriar nenhum imberbe, admito que isso foi um disparate qualquer que me veio a cabeça do nada, não faço ideia se um humano pode reencarnar em bacalhau ou o que é ao certo a "transmigração das almas", apenas ouvi coisas do gênero na cultura hindi e isso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis Que saudades do nosso administrador! Como andas?
Tudo bem, e por aí? ☺ Bem-vinda de volta.

Estava a ver as pautas de uma escola secundária, em que em 248 alunos do secundário 128 teve 20 a educação física e outros 108 tiveram 19. Portanto, só 12 alunos em 248 (4,8%) teve 18 ou menos. 🤔

Última edição:

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP

Estava a ver as pautas de uma escola secundária, em que em 248 alunos do secundário 128 teve 20 a educação física e outros 108 tiveram 19. Portanto, só 12 alunos em 248 (4,8%) teve 18 ou menos. 🤔
Fogo, gostava de ter andado nessa escola... 😂😂😂

Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
A iniciar Gap Year
  • Like
Reactions: davis and Blasty

braaaaaas

Membro
Matrícula
4 Março 2018
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
IPS-ESCE

Tudo futuros docentes do INEF, portanto.. 😇

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa noite! Já não vinha aqui há tanto tempo, creio que já nem se recordem da minha pessoa!
Espero que estejam todos bons e que o curso esteja a correr bem!
Beijinho!

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Também já li esse artigo. Nas redes sociais constata-se muita indignação dos professores de Ed.F. , mas não percebo qual é o choque. Já todos sabemos como funcionam esses tipos de estabelecimentos de ensino e a inflação das notas que os caracteriza. Normalmente, costumo ser um grande crítico do "modus operandi" destes colégios e afins, mas neste caso não consigo deixar de esboçar um sorriso.

É incrível o facto de Ed.F. ter voltado a contar para a nota em cursos como os de Humanidades e de Ciências. Felizmente estou no 12o ano e a nota da disciplina não contará na minha entrada para a Universidade, mas fico solidário com o pessoal cuja entrada na universidade vai ser impactada pela nota de uma disciplina que possivelmente nem devia constar do curso.

A disciplina em si apresenta bastantes falhas. Muitos dos professores mais velhos ainda vão baseando as suas notas no teste do "olhómetro" e apenas os mais jovens já apresentam métodos de avaliação decentes (ex.: grelhas de avaliação, realização de testes, etc.). Ora, se muitas vezes os instrumentos utilizados para avaliação não são adequados, também muitas vezes a disciplina é entendida de forma errada pelos docentes. Nem me refiro à ideia da sua importância, simplesmente existem bastantes professores que acham que estão ali a treinar equipas federadas e que uma nota superior a 17 equivale a "estar ao nível de atleta federado" ( experiência própria). A disciplina não deveria existir com o intuito de formar atletas, mas sim de garantir o bem-estar físico dos alunos.

Poderia estar aqui a escrever uma dissertação de páginas acerca das reformas na forma como encaramos Ed.F. e de modo algum estou a dizer que não se deve promover a atividade física. Como pessoa que até se esforça para viver uma vida saudável e praticar exercício regularmente, apenas acho que deviam ser efetuadas algumas mudanças, pois é inaceitável que a disciplina impacte a média nos seus moldes atuais.

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP

Só para reafirmar enquanto ex-aluno desse estabelecimento que a maioria desses 19 chegavam atrasados às aulas, ficavam sentados no banco durante o decorrer das mesmas e faltavam às aulas nos dias antes de testes importantes.

Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
A iniciar Gap Year
Oh gente,
Eu tenho uma dúvida persistente sobre como fazer a média.
A universidade que tenho em mente tem:
Média de secundário= 60%
Provas ingresso= 40%

Ou seja, eu faço a média de secundário X 0.6, certo? isso dá um valor
As provas de ingresso faço Valor X 0.4, correto?
MAS eles pedem PT e BG, essas duas notas juntam? ou faço o valor de cada nota do exame X os 0.3?
Porque no fim temos de somar a esses dois valores o da Média e o das PI
Estou um pouco baralhada 😥

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Oh gente,
Eu tenho uma dúvida persistente sobre como fazer a média.
A universidade que tenho em mente tem:
Média de secundário= 60%
Provas ingresso= 40%

Ou seja, eu faço a média de secundário X 0.6, certo? isso dá um valor
As provas de ingresso faço Valor X 0.4, correto?
MAS eles pedem PT e BG, essas duas notas juntam? ou faço o valor de cada nota do exame X os 0.3?
Porque no fim temos de somar a esses dois valores o da Média e o das PI
Estou um pouco baralhada 😥
Tens de fazer a média das PI nesse caso e multiplicar por 0,4. Depois somas a média final do secundário (truncada às décimas, pe.: 19,35 fica 19,3), multiplicando por 0,6.

Usa isto: Simulador de Candidatura Uniarea

Status
Não está aberto para novas mensagens.