Diário do Estudante 2018/2019

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
A sério, é capaz de ser a única coisa que não gostei de matemática em todo o secundário.Ter dado isto no fim do 2o período e ter andado só a estudar FQ até há uma semana ou isso também não ajudou, but oh well. Ando nisto desde depois do almoço, vou acabar o exercício que estou a fazer e parar um bocado 😵
Não me tenho dado grande coisa com matemática para ser sincero xD

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Futuro Mestre em Engenharia Biomédica
Instituição
Num sítio à volta de Lisboa
Gosto mais do que das trigonométricas xD mas eu sou uma naba a qualquer coisa que envolva trigonometria soooo 😂
O pessoal com quem falo também me diz isso. Sou sempre o esquisito que não tem problemas com trigonometria (até diria que gosto um bocadinho) 😂

• Like
Reactions: Rui Veiga

LENIN

Membro
Matrícula
23 Março 2019
Curso
9ºano
Instituição
Moscow Comunist School
Escolher o grupo de ladrões para representar durante os próximos anos, seems fun.
Lol🤣

----------------------------------

Mesmo assim não esquecer que esses homens e mulheres vão representar a UE.
Nos próximos anos questões como Alterações climáticas e forças armadas europeias serão discutidas.
A Europa sofreu com a crise e o populismo, temos de escolher ficar mais unidos ou separados e é agora que isso deve ser feito por isso lembrem-se de chamar os vossos amigos e família para votarem.

🇪🇺🇪🇺🇪🇺

• Like
Reactions: davis and Alfa

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Escolher o grupo de ladrões para representar durante os próximos anos, seems fun.
As eleições realizam-se quer apareças quer não. Podes escolher ter uma palavra a dizer sobre isso ou não. Se achas que são todos ladrões ou não te identificas com nenhum, podes sempre votar em branco. O "não vou porque são todos ladrões" é uma conversa fácil que desresponsabiliza de participar.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
As eleições realizam-se quer apareças quer não. Podes escolher ter uma palavra a dizer sobre isso ou não. Se achas que são todos ladrões ou não te identificas com nenhum, podes sempre votar em branco. O "não vou porque são todos ladrões" é uma conversa fácil que desresponsabiliza de participar.
Não posso votar de qualquer forma, ainda não tenho 18 anos mas sempre me coloquei esta questão: Em quê que são diferentes um voto em branco e uma abstenção?

• Like
Reactions: LENIN

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
error 404--not found
Instituição
502 Bad Gateway
Não leves a mal, mas parecias alguns idosos quando dizem "Ah aqueles ladrões do governo só me cortam a reforma, só querem é ganhar!" :P
Mas sabes quais são os "ladrões" que se vão candidatar? Nem todos estão no mesmo saco, e mesmo que não possas votar é sempre bom ter uma ideia do que se passa a nível nacional, europeu e mundial.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Não leves a mal, mas parecias alguns idosos quando dizem "Ah aqueles ladrões do governo só me cortam a reforma, só querem é ganhar!" :P
Mas sabes quais são os "ladrões" que se vão candidatar? Nem todos estão no mesmo saco, e mesmo que não possas votar é sempre bom ter uma ideia do que se passa a nível nacional, europeu e mundial.
Por acaso parecia mesmo xD A questão é que vejo sempre o mesmo, prometem tudo e quando chegam ao poder na melhor das hipóteses não pioram a situação(fora aquela clássica discussão toda de "no governo do outro estava-se pior", mais parecem adeptos do Porto e do Benfica a discutir sobre qual é o melhor clube). Simplesmente já não consigo confiar nos que nos representam hoje em dia seja quem for que lá esteja (pelo menos a nível nacional).

• Like

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Por acaso parecia mesmo xD A questão é que vejo sempre o mesmo, prometem tudo e quando chegam ao poder na melhor das hipóteses não pioram a situação(fora aquela clássica discussão toda de "no governo do outro estava-se pior", mais parecem adeptos do Porto e do Benfica a discutir sobre qual é o melhor clube). Simplesmente já não consigo confiar nos que nos representam hoje em dia seja quem for que lá esteja (pelo menos a nível nacional).
Mas tens a tua forma de mostrar a tua desconfiança/não identificação, através do voto em branco. É diferente da abstenção porque muitos votos em branco são peso que representa alguma coisa (servem até mesmo de protesto), a abstenção é díficil de apurar o porquê das pessoas não votarem. Ora, sugiro que leias os programas eleitorais e que tentes contrariar uma percentagem relativamente alta de jovens que não se interessam por politica.

---------
Fui a uma convenção conviver com amigos que tenho desde 2013-14. Foi estranho porque continuamos a gostar uns dos outros, mas percebemos que seguimos caminhos muito diferentes ;^; Also, vou fazer cosplay em outubro yaaay >.<
Amanhã volto para o Alentexas e estou simceramemte farta de arrumar coisas, helpppp☆

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Eish, até já uma discussão política já se arranjou. O que o camarada Lenin foi arranjar, mas dele nem se esperava outra coisa que não isso 😂.

Mais seriamente, é importante votar e exercer o direito de voto. Afinal de contas os nossos avós não podiam sequer participar em eleições livres e nós temos esse privilégio. Na prática, e cingindo-me só ao panorama nacional (confesso que desconheço o funcionamento do parlamento europeu de forma detalhada e portanto não vou concluir acerca da sua utilidade como órgão), o ato de votar é mais um descargo de consciência pois na prática são os mesmos partidos e pessoas que rodam no poder. Justifica-se esta quase oligarquia, disfarçando-a de uma democracia nas urnas e pronto.

• Like
  • Love
Reactions: LENIN and dino3

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
o ato de votar é mais um descargo de consciência pois na prática são os mesmos partidos e pessoas que rodam no poder
Acho que as últimas eleições legislativas serviram para quebrar este mito em vários aspectos. Goste-se ou não do PAN, este teve votos suficientes para eleger um deputado que foi responsável por várias iniciativas legislativas. Goste-se ou não da "geringonça", esta foi formada através do equilíbrio de forças na assembleia, determinada pelos votos dos portugueses; partidos usualmente fora do arco da governação contribuíram para uma estrutura parlamentar que até aqui não era usual. Não estou a argumentar a favor ou contra o PAN, o BE, a CDU ou os seus apoiantes, estou apenas a dizer que mitos como "não vale a pena votar nos partidos pequenos, esses nunca lá chegam" ou o "voto útil" perderam bastante da sua força. Vale a pena votar em partidos com os quais nos identificamos, se existirem; não têm de ser sempre "os mesmos" a deter todo o poder.

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Acho que votar devia deixar de ser apenas um direito e devia ser um dever de todos (mesmo que se vote em branco).

• Like
Reactions: davis

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Acho que as últimas eleições legislativas serviram para quebrar este mito em vários aspectos. Goste-se ou não do PAN, este teve votos suficientes para eleger um deputado que foi responsável por várias iniciativas legislativas. Goste-se ou não da "geringonça", esta foi formada através do equilíbrio de forças na assembleia, determinada pelos votos dos portugueses; partidos usualmente fora do arco da governação contribuíram para uma estrutura parlamentar que até aqui não era usual. Não estou a argumentar a favor ou contra o PAN, o BE, a CDU ou os seus apoiantes, estou apenas a dizer que mitos como "não vale a pena votar nos partidos pequenos, esses nunca lá chegam" ou o "voto útil" perderam bastante da sua força. Vale a pena votar em partidos com os quais nos identificamos, se existirem; não têm de ser sempre "os mesmos" a deter todo o poder.
Concordo contigo por um lado e reconheço que tens razão . Partidos normalmente com pouca expressão tiveram excelentes resultados nas últimas eleições. Mas o que impactaram mesmo nestes quase 4 anos? De medidas, só me lembro mesmo do aumento do salário mínimo. A austeridade continuou, disfarçada do público mais desatento. Os meus pais e milhares de funcionários públicos têm as carreiras congeladas há 10 anos e continuamos a gastar centenas de milhões em bancos. É fácil ser-se fiel a um ideal quando não se tem poder. O poder corrompe e destrói moralmente.

E , efetivamente, esses pequenos partidos que ganham tração não são "grassroots movements". São compostos, na maioria dos casos, pelos "políticos de carreira", não se tratam de pessoas normais que querem mudança, mas sim de indivíduos que pertencem a certas famílias e que desde muito cedo foram inseridos num partido. São políticos e não pensadores. O sistema é corrupto e tem falhas.

Edit: Uma frase não fazia sentido

• Like

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Em quê que são diferentes um voto em branco e uma abstenção?
  • Em termos de distribuição dos mandatos, não há diferença. Se em 10 milhões votar apenas 1 pessoa, o partido votado obtém os 230 lugares na Assembleia da República (aqui refiro-me às legislativas). Sim, só com 1 voto. Pondo as coisas noutros termos, as abstenções e os votos em branco transferem o poder de voto para os outros eleitores. O exemplo que dei, em que uma pessoa elege o parlamento inteiro, ilustra bem isto.

• Em termos de financiamento de partidos, é diferente. Cada voto vale, para um partido, 3,60€/ano durante 4 anos. O voto em branco distribui esses 3,60€ por todos os partidos. A abstenção vale 0,00€. As regras podem ter mudado entretanto, mas, no geral, o panorama é este. Suponho que o verdadeiro voto de protesto, pelo menos nesta dimensão, seja a abstenção (ao passo que o voto em branco é mais um "tanto me faz" e não um voto de protesto, como à partida parece). Mas acho má ideia deixar de votar por causa disso. Se os partidos estiverem com falta de dinheiro, arranjam outros meios. Podem andar sempre às turras, mas nestas matérias costumam entender-se bem, como se viu pelas alterações que fizeram, à socapa, no final de 2017, à lei de financiamento de partidos, precisamente.
TL;DR / resumindo e concluindo, ao deixares de votar, os políticos não ficam a apodrecer sozinhos. Estás apenas a deixar que outros decidam por ti. O sistema continua a funcionar independentemente de lá ires. O poder do voto é decidires como é que funciona.

Última edição:

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Bem vindo, pareces ser novo por cá.

Agora a sério, ando a sentir falta de conversas mais dramáticas no Diário, anda tudo ocupado ou não tenho prestado atenção?
Tan tan tan😨😅

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Surgiu-me agora assim do nada uma curiosidade especialmente diriga aos estudantes de cursos de saúde. Vocês usam portátil ou assim para tirar notas durante as aulas? O quão prático (ou não prático) pode ser nas disciplinas mais teóricas?

Mymelo

Membro Dux
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
CF
Instituição
FFUL
Surgiu-me agora assim do nada uma curiosidade especialmente diriga aos estudantes de cursos de saúde. Vocês usam portátil ou assim para tirar notas durante as aulas? O quão prático (ou não prático) pode ser nas disciplinas mais teóricas?
Caderno, caneta e lápis para tudo. Pelo menos é assim que eu faço, porque escrever à mão ajuda-me a interiorizar melhor a informação (apesar de ser bastante dificil fazê-lo porque as aulas são sempre à velocidade da luz e não dá para interiorizar muita coisa). No final nem acabo por usar o que escrevi para estudar, quanto muito só para ver se há algum detalhe ou outro que o professor tenha mencionado que não se encontra no livro da bibliografia ou nos slides e que tenha escrito no caderno.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Blasty Geral 20
davis Geral 46056
Gonçalo Santos Silva Arquivo 3
Alfa Geral 55156
blackuro Geral 19630