Diário do Estudante 2018/2019

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Caderno, caneta e lápis para tudo. Pelo menos é assim que eu faço, porque escrever à mão ajuda-me a interiorizar melhor a informação (apesar de ser bastante dificil fazê-lo porque as aulas são sempre à velocidade da luz e não dá para interiorizar muita coisa). No final nem acabo por usar o que escrevi para estudar, quanto muito só para ver se há algum detalhe ou outro que o professor tenha mencionado que não se encontra no livro da bibliografia ou nos slides e que tenha escrito no caderno.
É mais por essa questão mesmo 😅 não que seja lento a escrever com lápis ou caneta mas sou definitivamente mais rápido só que depois lembro-me de minor stresses como ontem eu a fazer um relatório no Word para Química e ter uns ligeiros problemas a inserir fórmulas xD

Mas depois do outro lado da moeda penso que pode ser útil ter um portátil com a info necessária até mesmo pela questão da mobilidade mas não sei quanto o usaria (porque ficando aqui no Porto, definitivamente venho a casa onde tenho o meu computador fixo) e não quero gastar dinheiro num para ficar no canto a ganhar pó.

Leves questões de uma pessoa que está a começar a apeceber-se que o Secundário está a acabar. 😅

• Like
Reactions: Ana Noronha

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Surgiu-me agora assim do nada uma curiosidade especialmente diriga aos estudantes de cursos de saúde. Vocês usam portátil ou assim para tirar notas durante as aulas? O quão prático (ou não prático) pode ser nas disciplinas mais teóricas?
Há muita gente que usa, mas eu não acho piada nenhuma. Escrevo sempre os meus apontamentos numa folha. Sinto que me ajuda a concentrar na aula e a ir entendendo as coisas (daí que me irrite imenso quando uma prof começa a dizer "não escrevam agora pf, está tudo no ppt!!!" 😒).

LeonorRodrigues15

Melhor membro de sempre!
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Economia
Instituição
FEP

Ao fim de 30000 anos desaparecida, aqui estou eu 😅.
Bem, este semestre tem sido uma correria auntêntica, mas tem sido bastante agradável (estou a gostar (ainda) mais deste semestre do que o anterior). Adorei a Queima: fui no cortejo com o Orfeão (sorry @Júlio Ribeiro não fui com a FEP), à serenata do OUP e à Monumental (ainda estou para ver quando é que a @Blasty e o @Marco L. vêm para o Orfeão 👀😂). De resto, agora é estudar que os exames estão aí à porta e quero ver se consigo fazer o melhor possível. Sexta tive um jantar da tuna (entrei há pouco tempo por causa dos horários) e ontem fui ao Museu Municipal da Póvoa de Varzim com o OUP cantar umas canções da região. Foi super giro e também foi a primeira vez que vesti um traje etnográfico, adorei a experiência.
Então, tudo bem por aqui? ☺
Ontem foi a Monumental Serenata e o primeiro dia mais a sério a usar o traje. 🥰 A @LeonorRodrigues15 tentou ensinar-me a traçar a capa, mas ainda não lhe apanhei o jeito... 🤣 Entretanto um random universitário que lá estava traçou-me a capa e ficou tão apertadinha e aconchegante. 😍😍😍
Em minha defesa, aprendi a traçar poucas horas antes, thanks random guy. Digo também que não recomendo traçar com uma mochila às costas. 😂
O. U. P. UNIDADE MUSICAL
É pena é estarmos sujeitos a levar uma naifada, Asprela agressiva... 🤦‍♀️
Se levar uma naifada, provavelmente já não tenho que ir aos exames. 😂

Acho que ainda não cheguei a dizer a ninguém que consegui entrar no Mestrado que queria em Finanças, agora só falta acabar o curso
PARABÉÉÉNS!
Vamos lá ver é se começas o mestrado fora dos contentores. x😂😂D
Eu também adoro ir para a biblioteca da FEUP, mas tem de ser lá em cima nos últimos pisos. A da FPCEUP é horrível, tanto barulhooo... 😖 Preciso de silêncio total para estudar.
Eu só digo assim (10 points for Ravenclaw para quem se lembrar disto):
Café da Casa da Música.
Mesmo lmao, tadinhos dos vossos contentores 🤣
Não sei se já contei isto aqui, mas no primeiro semestre, estava eu na aula de Microeconomia I e estava tudo a correr bem. Contudo, estava calor (se não estou em erro) e como tínhamos o ar condicionado ligado, a professora decidiu, como é claro, fechar a porta. Só que a porta caiu e professora foi atrás.
Podia a nova faculdade já estar pronta... era suposto termos mudado em abril, mas de 2019 não será de certeza... talvez 2020?...
*2200
E @Júlio Ribeiro , queres mesmo falar de obras? 😂 😂
Eu costumo andar pelos teus lados (*cough* Orfeão *cough*), mas no outro dia entrei na FDUP e aquilo está lindíssimo. 😂
@LeonorRodrigues15 Os nossos títulos shippados ficam "O melhor casal lunático de sempre".
omg sim
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ADORO
Doneee~

--------------------------
Finalmente tenho todos os resultados lançados e posso dizer que concluí o 1º ano~
Este semestre foi absolutamente louco e superou, em muito, as minhas expectativas. Isto porque, no primeiro semestre, vários profs avisaram que o 2º semestre era mais complexo e sinto-me verdadeiramente satisfeita por ter reparado que evoluí mais do que podia acreditar. Ainda me sinto parva ao ver que consegui tirar tão bons resultados, depois de ensaiar meses e meses todos os dias, todos os dias a "perder" 4h, 8h do meu estudo e chegar a casa e pensar "Mais um dia em que não estudo porque estou exausta." Enganei-me, claramente, quando pensava que as coisas não estavam assim tão interligadas, enganei-me, também, ao pensar que tudo seria demasiado para mim. Gostava imenso que nunca desistissem de apresentar uma versão melhor de vocês mesmos, gostava mesmo que o que vos conto vos ajude a acreditar um pouco mais e que há SEMPRE uma maneira de melhorar~

Ironia do destino, a minha nota mais baixa foi culpa desta depender da autoavaliação do aluno e eu acreditar que valia muito pouco. Ironia do destino, foi a cadeira e o prof com quem tenho vindo a aprender mais 😌 Agora tenho os nervos em franja porque tirei notas altas com professores que me vão dar outras cadeiras e eu sinto medo de os desiludir. Oh well~
1º semestre:
Iniciação à Prática Teatral - 14
Métodos e Instrumentos do Trabalho Científico - 15
História do Teatro e do Espetáculo - 16
Inglês B2.2 - 16
Antropologia e Artes Performativas - 18

2º semestre:
Inglês C1.1 - 15
Exercícios Críticos sobre Cultura Contemporânea - 17
História do Cinema - 17
Cultura Clássica - 19
Mimese e Representação - 19
Parabéns!!!!!!
As minhas opções de momento são:

1º- Biotecnologia Medicinal (IPP-ESS) [só por algum milagre é conseguiria entrar, also..not sure se deixo esta opção aqui ou não]
2º- Ciências Biomédicas Laboratoriais (IPP-ESS)
3º- Farmácia (IPP-ESS)
4º- Biologia (FCUP)
5º- Biologia Aplicada (ECUM)
6º- Biologia UA

Estas opções parecem-me muito diferentes ainda assim envolvem sempre de certa forma as duas coisas que mais gosto, Biologia e Química. O tempo vai passando e para além de crescer o medo de falhar novamente no exame de BG (super necessito de pelo menos um 14, e sejamos sinceros..não sou propriamente um protótipo de aluno dedicado mas por incrível que pareça esse medo não é o suficiente para me fazer mudar) começa a crescer um medo de entrar num curso e ter as expectativas quebradas.
Olha, se precisares de alguma coisa, uma amiga minha está em Farmácia na ESS, qualquer coisa, dispõe!

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Olha, se precisares de alguma coisa, uma amiga minha está em Farmácia na ESS, qualquer coisa, dispõe!
Sendo assim seria bom se a tua amiga me pudesse dar uma inside view sobre a instituição (nomeadamente praxe, professores e qualidade de ensino) e sobre o curso em si (opinião sobre as cadeiras no geral, dificuldade e also..obviamente é puxado à Química, mas e a nível de Biologia e Matemática. O curso tem tanta Biologia quanto os nomes das cadeiras parecem sugerir?[seria bom se sim tbh])

Obrigado pela ajuda! ;)

• Like
Reactions: LeonorRodrigues15

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Futuro Mestre em Engenharia Biomédica
Instituição
Num sítio à volta de Lisboa
Hoje venho aqui ventilar as minhas preocupações escolares que me stressam e deixam o batimento cardiaco acelerado. Pois bem,quero falar
de - drum roll, please - mudanças de teste.
A sério, temos 17/18 anos e estamos no 12o ano, porque é que ainda acontece os professores deixarem mudar um teste 3 dias antes? Pois bem, o pessoal foi apanhar bebedeiras para a semana da Juventude e não tocou nos livros de matemática e eu, que fiz questão de estar com uns amigos aqui no bar local até à 1 da manhã e acordar relativamente cedo para estudar, é que sou prejudicado?Um dos aspetos que me faz ansiar pela universidade, quero professores que marquem datas e não queiram saber mais. Ia começar a estudar FQ/Mat todos os dias para os exames e agora vejo isto adiado uma semana. Ah, e a famosa apresentação de psicologia é na 3a daqui a 7 dias, sendo que 2a é teste de biologia ,tenho um trabalho denominado "Que água bebemos em Campo Maior?" para biologia, onde basicamente vou andar a analisar relatórios com dezenas de páginas de análise à água da localidade feitos pela empresa local. E ainda tenho de ir estudar português, algo que ainda não fiz , porque tenho teste amanhã e priorizei matemática.
Finamente, a falta de seriedade e cumprimento de prazos é algo que também me incomoda, que raio de mensagem estes professores perpetuam deixando constantemente adiar testes 3 dias antes? Compreendia que se tivesse mudado a semana passada,mas não devemos ser uns despreocupados e tentar mudar as regras do jogo quando não fazemos a nossa parte . E contra mim falo também, que a minha compreensão da parte dos complexos está um nojo . Também beneficiarei do adiamento, mas não é adiamento em si que me perturba.
Acho que apesar de tudo, o que desmotiva mais é o facto de estar rodeados por pessoas que não percebem que todos os atos têm consequências e , citando ,"you can't have the cake and eat it too" . A vida implica escolhas e sacrifícios, quem prefere andar a brincar tem de obrigatoriamente aceitar as consequências das suas ações, aprender com elas e melhorar.É sempre, também, uma minoria que tem tendência a estragar tudo aos outros.

P.S Já mencionei que este pessoal que diz que não teve tempo para estudar tem explicações fora da escola todos os dias sem ser ao domingo?

P.P.S Lendo outra vez, peço desculpa pelo tom negativo mas precisava de partilhar isto e organizar os meus pensamentos e a escrita do post ajudou.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Confesso que não estava a espera de ver malta da mesma geração Greta Thunberg, que está a (querer) mudar o mundo com apenas 16 anos, a dizer para não votar porque "os políticos são todos ladrões" . 😛 Ao contrário de malta mais velha, que já encheu o vídeo que publicamos a apelar ao voto nas redes sociais do Uniarea com isso. 🤔 Informem-se e vão votar no próximo domingo, se não o fizeram já ontem, e se estão em idade de votar. 🗳🇪🇺

-- // --

Confesso que não esperava ver uma empresa "tão avançada" como o Facebook com um centro de resolução de problemas críticos tão mau. A nossa "conta de empresa", onde se processam pagamentos, nem foi a conta pessoal, foi hackeada e estão há 4 dias para resolver o problema...

Entretanto pedia que continuassem a denunciar este perfil do Facebook:

-- // --

Boa 2ª feira e boa semana!

#mood

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Hoje venho aqui ventilar as minhas preocupações escolares que me stressam e deixam o batimento cardiaco acelerado. Pois bem,quero falar
A sério, temos 17/18 anos e estamos no 12o ano, porque é que ainda acontece os professores deixarem mudar um teste 3 dias antes? Pois bem, o pessoal foi apanhar bebedeiras para a semana da Juventude e não tocou nos livros de matemática e eu, que fiz questão de estar com uns amigos aqui no bar local até à 1 da manhã e acordar relativamente cedo para estudar, é que sou prejudicado?Um dos aspetos que me faz ansiar pela universidade, quero professores que marquem datas e não queiram saber mais. Ia começar a estudar FQ/Mat todos os dias para os exames e agora vejo isto adiado uma semana. Ah, e a famosa apresentação de psicologia é na 3a daqui a 7 dias, sendo que 2a é teste de biologia ,tenho um trabalho denominado "Que água bebemos em Campo Maior?" para biologia, onde basicamente vou andar a analisar relatórios com dezenas de páginas de análise à água da localidade feitos pela empresa local. E ainda tenho de ir estudar português, algo que ainda não fiz , porque tenho teste amanhã e priorizei matemática.
Finamente, a falta de seriedade e cumprimento de prazos é algo que também me incomoda, que raio de mensagem estes professores perpetuam deixando constantemente adiar testes 3 dias antes? Compreendia que se tivesse mudado a semana passada,mas não devemos ser uns despreocupados e tentar mudar as regras do jogo quando não fazemos a nossa parte . E contra mim falo também, que a minha compreensão da parte dos complexos está um nojo . Também beneficiarei do adiamento, mas não é adiamento em si que me perturba.
Acho que apesar de tudo, o que desmotiva mais é o facto de estar rodeados por pessoas que não percebem que todos os atos têm consequências e , citando ,"you can't have the cake and eat it too" . A vida implica escolhas e sacrifícios, quem prefere andar a brincar tem de obrigatoriamente aceitar as consequências das suas ações, aprender com elas e melhorar.É sempre, também, uma minoria que tem tendência a estragar tudo aos outros.

P.S Já mencionei que este pessoal que diz que não teve tempo para estudar tem explicações fora da escola todos os dias sem ser ao domingo?

P.P.S Lendo outra vez, peço desculpa pelo tom negativo mas precisava de partilhar isto e organizar os meus pensamentos e a escrita do post ajudou.
Been there, done that. Mas prepara-te que às vezes o nível de "no care" dos profs pode ser mauzinho e marcarem exame/teste para o mesmo dia que os outros, num nível obviamente pior que no secundário. Compreendendo perfeitamente o quão chato é estar nessa posição, boa sorte~

--------
Finalmente cheguei ao Alentexas~☆ posso começar o meu exílio de leituras e jogos, que espero vir dar um pulinho aqui de vez em quando. Also, achei que estes 4 meses iam ser ideais para desconectar um pouco, como um híbrido de desintoxicação dos ensaios que tinha regularmente e do telemóvel que uso bastante. Por isso [e por não existir nada na terrinha], espero fazer boas leituras e trabalhar material interessante para escrever sobre.

• Like
Reactions: LENIN and davis

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Confesso que não estava a espera de ver malta da mesma geração Greta Thunberg, que está a (querer) mudar o mundo com apenas 16 anos, a dizer para não votar porque "os políticos são todos ladrões" . 😛
Confesso que se desse para votar na Greta para ocupar cargos desses eu faria, precisamos de mais gente como ela nesses cargos de relevo.
Mensagem fundida automaticamente:

Compreendo a frustração, o ano passado tinha duas colegas que conseguiam sempre mudar os testes por fatores externos que só afetavam a elas mesmas mesmo que essa mudança prejudicasse mais o resto da turma, mas como eram alunas de topo os professores passavam a mão e deixavam.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Confesso que se desse para votar na Greta para ocupar cargos desses eu faria, precisamos de mais gente como ela nesses cargos de relevo.
Tens partidos nas listas com grande foco na questão climática e defesa do ambiente.

LENIN

Membro
Matrícula
23 Março 2019
Curso
9ºano
Instituição
Moscow Comunist School
Eish, até já uma discussão política já se arranjou. O que o camarada Lenin foi arranjar, mas dele nem se esperava outra coisa que não isso 😂.

Mais seriamente, é importante votar e exercer o direito de voto. Afinal de contas os nossos avós não podiam sequer participar em eleições livres e nós temos esse privilégio. Na prática, e cingindo-me só ao panorama nacional (confesso que desconheço o funcionamento do parlamento europeu de forma detalhada e portanto não vou concluir acerca da sua utilidade como órgão), o ato de votar é mais um descargo de consciência pois na prática são os mesmos partidos e pessoas que rodam no poder. Justifica-se esta quase oligarquia, disfarçando-a de uma democracia nas urnas e pronto.
DE NADA pela discussão politica 😍
Exatamente eu tambem votaria nela. Alguem que merece.
-------------------------------------

O Uniarea devia ter bandeira da URSS

Mymelo

Membro Dux
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
CF
Instituição
FFUL

O facto dos professores universitários marcarem datas e não querem saber mais também não é assim tão bom. O exemplo que a @Ariana_ representa muito bem o que às vezes acontece. Também podes ter professores que demoram semanas a corrigir frequências e que só te dão a nota poucos dias antes da outra frequência (onde, normalmente, não inclui a matéria da 1ª) que coincide com o dia do exame (onde sai tudo o que deste no semestre) enquanto andas a estudar para a 2ª frequência quando afinal vais a exame, porque não passaste na 1ª 🙃 e as datas ficam as mesmas.

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
O facto dos professores universitários marcarem datas e não querem saber mais também não é assim tão bom. O exemplo que a @Ariana_ representa muito bem o que às vezes acontece. Também podes ter professores que demoram semanas a corrigir frequências e que só te dão a nota poucos dias antes da outra frequência (onde, normalmente, não inclui a matéria da 1ª) que coincide com o dia do exame (onde sai tudo o que deste no semestre) enquanto andas a estudar para a 2ª frequência quando afinal vais a exame, porque não passaste na 1ª 🙃 e as datas ficam as mesmas.
Been there, done that. Mas prepara-te que às vezes o nível de "no care" dos profs pode ser mauzinho e marcarem exame/teste para o mesmo dia que os outros, num nível obviamente pior que no secundário. Compreendendo perfeitamente o quão chato é estar nessa posição, boa sorte~
Sim, também não quero entrar numa situação "the grass is always greener on the other side". No entanto, acho que se tiver de escolher, devido à minha personalidade, prefiro um professor que dê as aulas bem e perceba do que diz e não queira saber muito de nós (obviamente que nos respeite minimamente/ não nos desrespeite) do que o professor "amigo" que nos apaparica como se fossemos meninos de 1º ciclo. Traduzindo para um caso pessoal, no 10º ano tive um grupo de professores que eram "temidos" na minha escola porque supostamente eram "muito exigentes". A verdade é que, embora tenha tido muitas dificuldades ao princípio, eventualmente os 15 e 16 transformaram-se em 18 e 19. No 11º, os resultados mantiveram-se altos ou melhoraram mais, mas as professoras que tive a FQ e BIO eram novas na escola e vinham de dar aulas durante quase uma década no básico. Vinham com a história dos "meus meninos" e rapidamente o pessoal começou a gostar delas. Escusado será dizer que eventualmente abusaram da bondade das profs (foi neste ano que começaram as mudanças repentinas das datas dos testes) e eventualmente houve um "breaking point" e a relação no final do ano estava super deteriorada . Para além disso, o ritmo de trabalho era mais lento do que no ano anterior e eu acomodei-me e acabei por tirar resultados aquém das expetativa nos exames (também não foram maus) . O que quero dizer com isto é que as experiências que tenho tido nestes anos seguintes fazem-me ficar grato pelos profs "bichos papões" do 10º. Impuseram-me rotinas e prepararam-me para ter sucesso no ensino secundário.
Obviamente, os casos que vocês falam são enervantes e tenho a certeza que para o ano, já no sistema de ensino superior, cá estarei feito "hipócrita" ( prefiro " rapaz mais sábio e experiente que mudou de opinião"😛 ) a queixar-me de que os profs da universidade são a pior coisa de sempre.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Sim, também não quero entrar numa situação "the grass is always greener on the other side". No entanto, acho que se tiver de escolher, devido à minha personalidade, prefiro um professor que dê as aulas bem e perceba do que diz e não queira saber muito de nós (obviamente que nos respeite minimamente/ não nos desrespeite) do que o professor "amigo" que nos apaparica como se fossemos meninos de 1º ciclo. Traduzindo para um caso pessoal, no 10º ano tive um grupo de professores que eram "temidos" na minha escola porque supostamente eram "muito exigentes". A verdade é que, embora tenha tido muitas dificuldades ao princípio, eventualmente os 15 e 16 transformaram-se em 18 e 19. No 11º, os resultados mantiveram-se altos ou melhoraram mais, mas as professoras que tive a FQ e BIO eram novas na escola e vinham de dar aulas durante quase uma década no básico. Vinham com a história dos "meus meninos" e rapidamente o pessoal começou a gostar delas. Escusado será dizer que eventualmente abusaram da bondade das profs (foi neste ano que começaram as mudanças repentinas das datas dos testes) e eventualmente houve um "breaking point" e a relação no final do ano estava super deteriorada . Para além disso, o ritmo de trabalho era mais lento do que no ano anterior e eu acomodei-me e acabei por tirar resultados aquém das expetativa nos exames (também não foram maus) . O que quero dizer com isto é que as experiências que tenho tido nestes anos seguintes fazem-me ficar grato pelos profs "bichos papões" do 10º. Impuseram-me rotinas e prepararam-me para ter sucesso no ensino secundário.
Obviamente, os casos que vocês falam são enervantes e tenho a certeza que para o ano, já no sistema de ensino superior, cá estarei feito "hipócrita" ( prefiro " rapaz mais sábio e experiente que mudou de opinião"😛 ) a queixar-me de que os profs da universidade são a pior coisa de sempre.
Por acaso já tive uns 3 ou 4 professores amigos e que ensinavam bastante bem ao longo do meu percurso escolar mas até que tenho o caso da minha professora de FQ de 10º e 11º (e agora minha professora de Química no 12º) que ela ensina bem, durante os anos de exame não andou a passar-nos a mão na cabeça mas também não dava para a meter no saco dos "muito exigentes" porém como sempre foi muito pelas regras (e ainda é mesmo sendo uma disciplina opcional de 12º, a única diferença é que dá a matéria com mais calma porque não vamos ter exame) a maioria achava-a secante e não gostava muito das aulas (ainda continua essa opinião em alguns este ano xD) mas não sei se foi por ter recorrido a essa professora para aqueles clássicos desabafos de um estudante a pensar no seu percurso no ensino superior durante o meu 11º que acabei por me dar bastante bem com essa mesma professora e sendo sincero nunca me senti entediado nas aulas dela (devido aos métodos de ensino digo, porque a nível de matérias welp...I'm looking at you Física)

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Por acaso já tive uns 3 ou 4 professores amigos e que ensinavam bastante bem ao longo do meu percurso escolar mas até que tenho o caso da minha professora de FQ de 10º e 11º (e agora minha professora de Química no 12º) que ela ensina bem, durante os anos de exame não andou a passar-nos a mão na cabeça mas também não dava para a meter no saco dos "muito exigentes" porém como sempre foi muito pelas regras (e ainda é mesmo sendo uma disciplina opcional de 12º, a única diferença é que dá a matéria com mais calma porque não vamos ter exame) a maioria achava-a secante e não gostava muito das aulas (ainda continua essa opinião em alguns este ano xD) mas não sei se foi por ter recorrido a essa professora para aqueles clássicos desabafos de um estudante a pensar no seu percurso no ensino superior durante o meu 11º que acabei por me dar bastante bem com essa mesma professora e sendo sincero nunca me senti entediado nas aulas dela (devido aos métodos de ensino digo, porque a nível de matérias welp...I'm looking at you Física)
Às vezes acho que o pessoal se perde um bocado nas considerações pessoais acerca dos profs e deixa o mais importante para 2o plano: se são ou não competentes a ensinar e explicar. Tenho o caso do prof de FQ DO 10º. Um gajo muito bacano e que percebia porradas daquilo, ao ponto do seu curso ser mesmo na área de Física. Sabia brincar às vezes , mas exigia sempre trabalho e apesar de tudo não ia em grandes brincadeiras com alunos, mantinha sempre ( e bem) a distinção entre aluno/professor. Well, um dia fez um teste esquisito (provavelmente acerto isso tudo agora se o repetir) e o pessoal teve quase todo negativa. Inclusive eu, que tinha um 17 a subir para um 18 cheguei lá e tive 8,8 😂. Conclusão:grande parte dos pais caiu-lhe em cima e foram muito pouco corretos com ele; houve confusão e reuniões, abaixo-assinados, etc. Talvez também goste dele porque chegámos a ter umas conversas interessantes, mas acho que é provavelmente o melhor prof que já tive, embora não o tenha reconhecido na altura. O pessoal odiava-o, eu gostava porque era porreiro e nos respeitava como pessoas, mantendo-se um pouco distanciado. E, obviamente, percebia muito daquilo. A minha prof de FQ do ano a seguir foi exatamente o oposto do que descrevi. Mãe de 45 anos, ávida utilizadora de FB, obcecada pelo Benfica sem perceber de bola ( e por algum motivo falava disso nas aulas) e vinha do básico com um domínio frágil da matéria, levava a mal quando eu queria participar e se eu a corrigia (sempre de forma correta) ficava afetada. Eventualmente, lá nos entendemos e até nem foi mau mas nunca percebi porque gostaram tanto dela.

Edit: Uma vez eu fui o único a entrar em pânico quando a prof admitiu que " acabou a cadeira do eletromagnetismo às 3 pancadas" após confundir-se a explicar e o pessoal todo achou bastante engraçado.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Às vezes acho que o pessoal se perde um bocado nas considerações pessoais acerca dos profs e deixa o mais importante para 2o plano: se são ou não competentes a ensinar e explicar. Tenho o caso do prof de FQ DO 10º. Um gajo muito bacano e que percebia porradas daquilo, ao ponto do seu curso ser mesmo na área de Física. Sabia brincar às vezes , mas exigia sempre trabalho e apesar de tudo não ia em brincadeiras com alunos, mantinha sempre ( e bem) a distinção entre aluno/professor. Well, um dia fez um teste esquisito (provavelmente acerto isso tudo agora se o repetir) e o pessoal teve quase todo negativa. Inclusive eu, que tinha um 17 a subir para um 18 cheguei lá e tive 8,8 😂. Conclusão:grande parte dos pais caiu-lhe em cima e foram muito pouco corretos com ele; houve confusão e reuniões, abaixo-assinados, etc. Talvez também goste dele porque chegámos a ter umas conversas interessantes, mas acho que é provavelmente o melhor prof que já tive, embor não o tenha reconhecido na altura. O pessoal odiava-o, eu gostava porque era porreiro e nos respeitava como pessoas, mantendo-se um pouco distanciado. E, obviamente, percebia muito daquilo. A minha prof de FQ do ano a seguir foi exatamente o oposto do que descrevi. Mãe de 45 anos, ávida utilizadora de FB, obcecada pelo Benfica sem perceber de bola ( e por algum motivo falava disso nas aulas) e com um domínio frágil da matéria, levava a mal quando eu queria participar e se eu a corrigia (sempre de forma correta) ficava afetada. Eventualmente, lá nos entendemos e até nem foi mau mas nunca percebi porque gostaram tanto dela.
Por acaso o meu professor de FQ do 9º explicava bem a matéria e era brincalhão, fora que a maneira dele explicar aquela coisa toda dos movimentos por exemplo de uma bola era literalmente atirá-la para um aluno no outro canto da sala (por vezes atirava aos alunos que estavam distraídos 😅 ) mas esse no geral todos gostavam dele.

Mas depois existem casos como os do meu professor de PT do 10º e 11º, ele percebia um monte daquilo, literatura, grego, latim fora que entendia bastante de outras coisas fora do ramo das línguas nomeadamente umas coisas de biologia, matemática, etc.. num geral um homem muito culto, mas para explicar a matéria aos alunos..epa, não aprendi grande coisa nesses 2 anos, fora que ele divagava bastante. Tivemos uma aula em que ele do nada começou a falar de algo sobre raízes quadradas e perdeu um bom tempo nisso (sim..aula de PT xD)

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Por acaso o meu professor de FQ do 9º explicava bem a matéria e era brincalhão, fora que a maneira dele explicar aquela coisa toda dos movimentos por exemplo de uma bola era literalmente atirá-la para um aluno no outro canto da sala (por vezes atirava aos alunos que estavam distraídos 😅 ) mas esse no geral todos gostavam dele.

Mas depois existem casos como os do meu professor de PT do 10º e 11º, ele percebia um monte daquilo, literatura, grego, latim fora que entendia bastante de outras coisas fora do ramo das línguas nomeadamente umas coisas de biologia, matemática, etc.. num geral um homem muito culto, mas para explicar a matéria aos alunos..epa, não aprendi grande coisa nesses 2 anos, fora que ele divagava bastante. Tivemos uma aula em que ele do nada começou a falar de algo sobre raízes quadradas e perdeu um bom tempo nisso (sim..aula de PT xD)
Parece o meu prof de Filosofia/Psicologia que já mencionei aqui. Inteligência cinestésico corporal? Pimba, vídeo de compilação de fintas e golos do Eusébio com um dubstep manhsoso editado lá no meio no youtube a bombar durante 10 mins

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Blasty Geral 16
davis Geral 46056
Gonçalo Santos Silva Arquivo 3
Alfa Geral 55156
blackuro Geral 19630