Diário do Estudante 2018/2019

MARIANA-A

Membro Dux
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Por acaso ia agora começar a fazer um texto para te perguntar coisas sobre Enfermagem xD
Como é parte prática do curso?E a parte teórica, é muito puxada? Qual a cadeira que achaste mais fácil? E a mais difícil? Como é o ambiente, o que costumam fazer (não sei se já estás a trabalhar ou não mas se estiveres, o que costumas fazer no teu dia a dia?)
Depende dos Politécnicos, por exemplo o de Leiria (onde fiz o meu curso) tem muita componente prática, o que é muito bom! A parte teórica opah a que eu achei mais ''puxada'' é a Anatomia e a Bioquímica, mas achei muito muito interessante! A cadeira mais fácil, há imensas, mas provavelmente diria a Educação para a Saúde (há politécnicos que esta cadeira não existe). O ambiente, depende de hospital para hospital, há ambientes muito porreiros entre médicos, enfermeiros, auxiliares, e restante equipa. Há outros hospitais, em que já estive a estagiar, que o ambiente não é o melhor, infelizmente...
Mensagem fundida automaticamente:

Depende dos Politécnicos, por exemplo o de Leiria (onde fiz o meu curso) tem muita componente prática, o que é muito bom! A parte teórica opah a que eu achei mais ''puxada'' é a Anatomia e a Bioquímica, mas achei muito muito interessante! A cadeira mais fácil, há imensas, mas provavelmente diria a Educação para a Saúde (há politécnicos que esta cadeira não existe). O ambiente, depende de hospital para hospital, há ambientes muito porreiros entre médicos, enfermeiros, auxiliares, e restante equipa. Há outros hospitais, em que já estive a estagiar, que o ambiente não é o melhor, infelizmente...
Sim, licenciei-me o ano passado e já estou a trabalhar. Estou a trabalhar neste momento num hospital privado, o que eu faço mais no dia-a-dia é preparação de medicação, ver Tensão Arterial e Temperaturas (por vezes avaliamos saturação), fazemos muitos pensos, quando necessário colocamos cateteres aos doentes para fazer medicação Endovenosa, algaliamos quando necessário, uma panóplia de coisas!

Obrigado. Foi um curso que decidi seguir nos últimos tempos após uma grande indecisão. Ainda devo meter medicina como 3a opção ou assim para fazer a vontade à mãe, (as primeiras 2 devem ser E. Bio no IST e na Nova). É a engenharia biomédica que, ao combinar a biologia, química, física e matemática que me atrai mais. Finalmente, tenho certezas acerca do meu futuro e do que quero fazer e estou satisfeito.
Acho que fazes muito bem! Mas não te esqueças que és TU que tens de decidir o teu futuro e realmente escolheres algo que gostes 😜

MARIANA-A

Membro Dux
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Achei mesmo acessível, como já previa. Podia ter tirado 20, vou tirar 17,6. Precisava de um 18,5 p ter uma nota de candidatura confortável p Medicina. Já estou meia que resignada que não vou entrar.
Na UBI as médias têm descido, deves conseguir lá 🤗

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Na UBI as médias têm descido, deves conseguir lá 🤗
Dependendo da média final de que estamos a falar, até entrar em Lisboa (mostly FML) não é nada difícil, comparado com há uns tempos atrás...
eu só me vou candidatar a Coimbra, mas ainda não está nada perdido! já passei a fase do choque e drama por não ter corrido tão bem e agora vou deitar mãos ao trabalho que amanhã tenho exame de bg
Good luck, girl! You can do it! 🤗

Porque não te candidatas a mais nenhuma faculdade? Ganhas sempre mais hipótese de entrar em Medicina. (se for uma questão muito pessoal que não queiras partilhar, não precisas de responder, obviamente 🙂). Eu, no meu caso, entraria fosse onde fosse, queria era mesmo entrar no curso. Claro que entrar, p ex. na Madeira, não seria o que tinha inicialmente idealizado, porque sempre quis a FML, mas olha, no final somos todos médicos. E penso que a maioria se orgulha da sua faculdade e do percurso que fez até lá. Sei que nem todos os casos são iguais, daí ter colocado os parêntesis acima.

Olha, por exemplo, Lisboa é pertinho até. Sei que tens um amor gigante pela tua cidade, como todos temos pela nossa terra natal, mas é sempre possível desenvolver um carinho enorme por uma outra cidade, uma 2ª casa. Lisbonita é a minha 2ª casa e adoro-a.
A minha mãe foi estudar para o Algarve (ela é do norte) e já não saiu de lá mais. xD Ainda bem, porque senão não estaria aqui hoje ahahahaha

----
Boa tardeee! So far, o estágio está a ser super giro. Acompanhamos mais os enfermeiros do que propriamente os médicos, para tentar compreender o seu papel na equipa multidisciplinar do serviço onde estou a estagiar. O trabalho da equipa de enfermagem é incrível!!! Amanhã vou fazer punções venosas pela primeira vez aaaa

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Achei mesmo acessível, como já previa. Podia ter tirado 20, vou tirar 17,6. Precisava de um 18,5 p ter uma nota de candidatura confortável p Medicina. Já estou meia que resignada que não vou entrar.
eu só me vou candidatar a Coimbra, mas ainda não está nada perdido! já passei a fase do choque e drama por não ter corrido tão bem e agora vou deitar mãos ao trabalho que amanhã tenho exame de bg
Ainda não está tudo perdido! Podes sempre tentar para o ano, ou procurar subir a tua média interna em segunda fase. De qualquer modo, não estás longe da nota que precisas.
E olha que o que se disse da UBI pode ser verdade! Quem quer mesmo Medicina pode perfeitamente estudar na UBI 😂 e a Covilhã é um sítio memso fantástico!

MARIANA-A

Membro Dux
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Ainda não está tudo perdido! Podes sempre tentar para o ano, ou procurar subir a tua média interna em segunda fase. De qualquer modo, não estás longe da nota que precisas.
E olha que o que se disse da UBI pode ser verdade! Quem quer mesmo Medicina pode perfeitamente estudar na UBI 😂 e a Covilhã é um sítio memso fantástico!
Ai mesmo! Eu por exemplo sempre quis Medicina! A ver se é este ano!

Dependendo da média final de que estamos a falar, até entrar em Lisboa (mostly FML) não é nada difícil, comparado com há uns tempos atrás...

Good luck, girl! You can do it! 🤗

Porque não te candidatas a mais nenhuma faculdade? Ganhas sempre mais hipótese de entrar em Medicina. (se for uma questão muito pessoal que não queiras partilhar, não precisas de responder, obviamente 🙂). Eu, no meu caso, entraria fosse onde fosse, queria era mesmo entrar no curso. Claro que entrar, p ex. na Madeira, não seria o que tinha inicialmente idealizado, porque sempre quis a FML, mas olha, no final somos todos médicos. E penso que a maioria se orgulha da sua faculdade e do percurso que fez até lá. Sei que nem todos os casos são iguais, daí ter colocado os parêntesis acima.

Olha, por exemplo, Lisboa é pertinho até. Sei que tens um amor gigante pela tua cidade, como todos temos pela nossa terra natal, mas é sempre possível desenvolver um carinho enorme por uma outra cidade, uma 2ª casa. Lisbonita é a minha 2ª casa e adoro-a.
A minha mãe foi estudar para o Algarve (ela é do norte) e já não saiu de lá mais. xD Ainda bem, porque senão não estaria aqui hoje ahahahaha

----
Boa tardeee! So far, o estágio está a ser super giro. Acompanhamos mais os enfermeiros do que propriamente os médicos, para tentar compreender o seu papel na equipa multidisciplinar do serviço onde estou a estagiar. O trabalho da equipa de enfermagem é incrível!!! Amanhã vou fazer punções venosas pela primeira vez aaaa
Boa sorte! As minhas primeiras punções foi numa colega e deixei-lhe o braço com uma equimose ahahah coitada, mas vai correr bem! Depois o jeito apanha-se com a prática! 😜

• Haha
Reactions: Sofia C. and amarga

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Ai mesmo! Eu por exemplo sempre quis Medicina! A ver se é este ano!

Boa sorte! As minhas primeiras punções foi numa colega e deixei-lhe o braço com uma equimose ahahah coitada, mas vai correr bem! Depois o jeito apanha-se com a prática! 😜
Compreendo! Desejo-te a melhor sorte! Fizeste exames, então, certo?

• Love
Reactions: MARIANA-A

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Já ahahah acabei o ano passado... mas também ainda sou super nova, todos os doentes pensam que ainda estou a estagiar ahahah mas orgulho-me de ter acabado o curso com 21 anos
Eu acabo na transição dos 22 para os 23. Licenciatura de 4 anos e reingressei aos 19. 😂

• Fabulous

Jovem_estudante123

Membro Veterano
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Futuro Mestre em Engenharia Biomédica
Instituição
Num sítio à volta de Lisboa
Acho que fazes muito bem! Mas não te esqueças que és TU que tens de decidir o teu futuro e realmente escolheres algo que gostes 😜
Ah, não te precisas de preocupar com isso 😂. De certeza que entro em biomédica antes de medicina e de qualquer forma até não dizia que não a medicina, parece me interessante e durante grande parte da minha vida escolar considerei medicina como a única opção. Mas sabes que medicina ainda é provavelmente o curso "fetiche" do pessoal mais velho e nada ia deixaria a minha mãe mais feliz do que ter um filho "doutor". Ao fim de algum tempo lá lhe meti na cabeça que hoje em dia existem mais profissões boas que não a de médico e ela, como mãe que é, compreendeu que não vou propriamente entrar num curso de enologia com média de entrada negativa e apoia as minhas decisões. A medicina Dentária e a medicina lá no fundo da lista de opções é só mesmo valor simbólico 😜

• Like

MARIANA-A

Membro Dux
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Ah, não te precisas de preocupar com isso 😂. De certeza que entro em biomédica antes de medicina e de qualquer forma até não dizia que não a medicina, parece me interessante e durante grande parte da minha vida escolar considerei medicina como a única opção. Mas sabes que medicina ainda é provavelmente o curso "fetiche" do pessoal mais velho e nada ia deixaria a minha mãe mais feliz do que ter um filho "doutor". Ao fim de algum tempo lá lhe meti na cabeça que hoje em dia existem mais profissões boas que não a de médico e ela, como mãe que é, compreendeu que não vou propriamente entrar num curso de enologia com média de entrada negativa e apoia as minhas decisões. A medicina Dentária e a medicina lá no fundo da lista de opções é só mesmo valor simbólico 😜
Fazes bem 😜

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Obrigadaaa! 😅
Pois, acredito que sim. Este tipo de procedimentos também não se aprendem só a ver, mas sim a fazer :)
É pena é ser cara 🥺
I know... Acho que já está a melhorar ligeiramente... Em setembro, devem voltar preços ridículos de novo.. Eu tive muita sorte, no meu caso, estou numa casa com uma amiga, sendo a casa de familiares dela, portanto, e já devido à amizade e confiança, consegui um preço e condições ótimos.

• Fabulous

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Claro que entrar, p ex. na Madeira, não seria o que tinha inicialmente idealizado
A Madeira é fixe. 😜

On a side note: Véspera do exame de Matemática A e o fórum está a aguentar? Muito bem! :P
Os servidores estão a portar-se muito bem. 😇 Btw, o tal recorde de utilizadores ativos no fórum que tinha sido batido na 2ª feira, com o exame de filosofia (3.421), foi novamente batido, como seria de esperar, no dia seguinte com o exame de português (3.626):

8365

O próximo pico será o exame de português da 2ª fase.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Blasty Geral 20
davis Geral 46056
Gonçalo Santos Silva Arquivo 3
Alfa Geral 55156
blackuro Geral 19630