Diário do Estudante 2018/2019

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu estou mentalmente a preparar-me para negar esse pagamento da ficha ENES. Admira-me se a minha escola não tentar cobrar, ainda por mais o pessoal da secretaria acha-se sempre cheio de razão xD
É um direito que tu tens, usa-o, para ver se se acaba com este problema Eu não sou adivinho, mas para o ano estamos cá outra vez.

• Like
Reactions: davis

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Aguardando pacientemente por colocação
Instituição
Numa das margens
Bem e eu aqui bem tranquilo por ter pago 21 cêntimos pela ficha ENES 😲

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Numa das margens
Não devias, mas se fosse só esse o preço, o problema não era tão grande. Os casos que cá aparecem costumam ser 30 vezes mais caros.
Exato, meteu as coisas um bocado em perspetiva. 21 cêntimos parece pouco com alguns dos casos relatados no fórum.

• Like
Reactions: Edgar H

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Exato, meteu as coisas um bocado em perspetiva. 21 cêntimos parece pouco com alguns dos casos relatados no fórum.
Paguei 0. A minha escola tinha muitas falhas, mas pelo menos nas fichas ENES quando lá chegamos disseram "a ficha não é paga". Oficialmente, o único momento em que me senti proud das senhoras da secretaria 🤭

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Numa das margens
No meu sítio vendem na papelaria, preenchemos e entregamos na secretaria . Nas vossas escolas vendem/dão na secretaria?

Joshua26a

Membro
Matrícula
9 Abril 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária da Amadora
Olá! Espero que tenham tido umas boas férias.
Bem, fui pedir a fotocópia da meu exame de Filosofia e vejo que a professora corretora só não me deu os 20 valores porque não quis 🤔. Isto porque numa das questões mais abertas, a de Rawls, que valia 16 pontos, ela atribuiu-me 12 pontos, descendo me 1 nível nos parâmetros dos critérios de correção. Eu comparei a minha resposta com a de colegas meus e um deles teve a cotação máxima nessa questão, com o mesmo stor corretor. Mas, a sua resposta não estava nem mais completa, nem mais precisa do que a minha. Além disso, abarcava conteúdos que não estavam na informação prova e não estavam em causa no texto. Outro colega meu, ao qual foram atribuídos também 12 pontos à mesma pergunta, fez um grande desvio inicial à questão, apesar de ter respondido relativamente bem nos últimos momentos da sua redação.
Eu não sou muito de comparações (pelo contrário), só acho que a professora que me corrigiu o exame foi demasiadamente influenciada pela nota que eu viria a ter, um exame com 200 pontos certinhos, e acabou por retirar me pontos numa resposta mais aberta e subjetiva. Acabei com 19.6, mas estou a ponderar a reapreciação (mesmo sabendo que poderei ser prejudicado, sobretudo com este tipo de classificação), pois acho que fui alvo de uma injustiça. Ainda que possa parecer que não faz diferença, considero que todos os alunos devem ser avaliados segundo os mesmos critérios, independentemente das suas notas, sobretudo no que concerne a exames nacionais. Não quero parecer insensível, eu sei que os professores são humanos, que a minha nota já é boa, e que quanto melhor se mostra um aluno, maior será o grau de exigência da aplicação dos critérios, algo que ocorre de modo involuntário e psicológico.
Acham que estou a ser pouco razoável?
A reapreciação seria algo arriscado, ousado ou simplesmente "abusiva"?
O problema é que eu só consigo sentir que fui tratado de modo injusto, e não consigo parar de pensar nesse assunto, ainda que pretenda parar. Odeio sentir me assim 😣 e também não gosto de atribuir a culpa aos professores e aos outros em geral...

• Like
Reactions: Ariana_

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Na minha escola não paguei a ficha enes e tavam lá na receção junto com a de outros alunos.

• Like
Reactions: Edgar H

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bem, fui pedir a fotocópia da meu exame de Filosofia e vejo que a professora corretora só não me deu os 20 valores porque não quis 🤔. Isto porque numa das questões mais abertas, a de Rawls, que valia 16 pontos, ela atribuiu-me 12 pontos, descendo me 1 nível nos parâmetros dos critérios de correção. Eu comparei a minha resposta com a de colegas meus e um deles teve a cotação máxima nessa questão, com o mesmo stor corretor. Mas, a sua resposta não estava nem mais completa, nem mais precisa do que a minha. Além disso, abarcava conteúdos que não estavam na informação prova e não estavam em causa no texto. Outro colega meu, ao qual foram atribuídos também 12 pontos à mesma pergunta, fez um grande desvio inicial à questão, apesar de ter respondido relativamente bem nos últimos momentos da sua redação.
Eu não sou muito de comparações (pelo contrário), só acho que a professora que me corrigiu o exame foi demasiadamente influenciada pela nota que eu viria a ter, um exame com 200 pontos certinhos, e acabou por retirar me pontos numa resposta mais aberta e subjetiva. Acabei com 19.6, mas estou a ponderar a reapreciação (mesmo sabendo que poderei ser prejudicado, sobretudo com este tipo de classificação), pois acho que fui alvo de uma injustiça. Ainda que possa parecer que não faz diferença, considero que todos os alunos devem ser avaliados segundo os mesmos critérios, independentemente das suas notas, sobretudo no que concerne a exames nacionais. Não quero parecer insensível, eu sei que os professores são humanos, que a minha nota já é boa, e que quanto melhor se mostra um aluno, maior será o grau de exigência da aplicação dos critérios, algo que ocorre de modo involuntário e psicológico.
O problema é que eu só consigo sentir que fui tratado de modo injusto, e não consigo parar de pensar nesse assunto, ainda que pretenda parar. Odeio sentir me assim 😣 e também não gosto de atribuir a culpa aos professores e aos outros em geral...
Não deverias comparar com os teus colegas, relê bem os critérios e tenta entender se há lógica em ter existido um pequeno desconto. Falaste com algum prof da tua escola para te avaliar a questão?
Alguma coisa, dispõe!

• Like
Reactions: Joshua26a

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Numa das margens
Contacta um professor de filosofia e tenta obter a sua opinião-ajuda bastante se for um prof com experiência a corrigir exames- e pede-lhe a opinião.

• Like

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Contacta um professor de filosofia e tenta obter a sua opinião-ajuda bastante se for um prof com experiência a corrigir exames- e pede-lhe a opinião.
Isto. @Joshua26a Se possível, tenta pedir a um prof que não o teu, por vezes os nossos profs como nos conhecem bem tendem a ser um bocadinho mais biased. Se for um prof que não é teu, é mais fácil corrigir a resposta sem olhar para a nota, que pode ser tentador.

• Like

Joshua26a

Membro
Matrícula
9 Abril 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária da Amadora
Não deverias comparar com os teus colegas, relê bem os critérios e tenta entender se há lógica em ter existido um pequeno desconto. Falaste com algum prof da tua escola para te avaliar a questão?
Alguma coisa, dispõe!
Eu sei que nunca devia comparar me com os outros. Mas isso acontece sem eu querer e também não gosto quando estas comparações ocorrem na minha mente. Já li os critérios bem várias vezes e entendi a lógica por trás do exercício. A minha resposta está, até, em certos aspectos, muito semelhante à dos critérios, numa pergunta onde o espectro de respostas aceitáveis é maior, dada a subjetividade da pergunta.
Sim essa é uma excelente ideia. Se calhar eu estou demasiado envolvido para julgar aquilo que mereço, embora esteja convicto da minha opinião. Vou tentar fazer isso, o único problema é que tenho exame de Geografia logo na sexta, pelo que o tempo é escasso.
Muito obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade!

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
Instituição
Numa das margens
Sim essa é uma excelente ideia. Se calhar eu estou demasiado envolvido para julgar aquilo que mereço, embora esteja convicto da minha opinião. Vou tentar fazer isso, o único problema é que tenho exame de Geografia logo na sexta, pelo que o tempo é escasso.
É o melhor que tens a fazer. Então se apanhares um professor "raposa velha" que perceba de exames, ainda melhor. De qualquer das formas, é sempre o melhor método. Um professor estará sempre melhor qualificado para te dar a luz verde ou não num recurso.

Quanto ao meu recurso de PT, o meu prof diz que conseguia subir de 15 para 16 e pouco. O 17,5 para manter o 19 era impossível, pelos que oficialmente aguardo agora a candidatura. Estou finalmente livre do IAVE.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Eu sei que nunca devia comparar me com os outros. Mas isso acontece sem eu querer e também não gosto quando estas comparações ocorrem na minha mente. Já li os critérios bem várias vezes e entendi a lógica por trás do exercício. A minha resposta está, até, em certos aspectos, muito semelhante à dos critérios, numa pergunta onde o espectro de respostas aceitáveis é maior, dada a subjetividade da pergunta.

Acho que nessa situação deves ler o parâmetro que o corretor te atribuiu e tentar perceber se se enquadra e porquê. Tendo tu uma nota tão alta, é melhor que tu e o prof que te ajudar se certifiquem que dá para justificar muito bem a reapreciação, para garantir que sobes nessa pergunta. Porque podes correr o risco de baixar, o que seria bastante frustrante quando se tem uma nota boa.

Com isto, não quero dizer que existam poucas possibilidades de subir. Há profs que corrigem mal um exame por um motivo ou outro. Eu apanhei um corretor em Português, no ano passado que conseguiu espantar qualquer prof que pegasse no meu exame. Pelo que percebemos, o prof corretor deve corrigir os exames pela ordem com que fizemos as perguntas. Eu fiz pela ordem inversa. O prof não hesitou em dar-me cotação máxima na composição, que não é muito muito comum. Mas chegou aos últimos 2 grupos e reparou que os escrevi à pressa, fazendo respostas muito mais curtas. Ora, o prof corretor atribuiu-me nível 1 na maioria das perguntas. Mas se lesses os critérios de nível 1, não se enquadravam sequer com o que escrevi. Apesar de ter escrito pouco, ainda era perceptível entender quantos aspetos tinha desenvolvido. Subi 3 valores. Do mesmo modo, o prof que te corrigiu o exame pode ter dado demasiada ênfase num aspeto para te tentar descontar. Não compreendo como é que há profs que corrigem assim, mas okay 😂 😂

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Blasty Geral 23
davis Geral 46056
Gonçalo Santos Silva Arquivo 3
Alfa Geral 55156
blackuro Geral 19629